A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crescimento Bacteriano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crescimento Bacteriano"— Transcrição da apresentação:

1 Crescimento Bacteriano
Kecia Andrade

2 Considerações Gerais Em laboratório o crescimento de microrganismo é estimulado. Enfermarias,UTIs e salas de cirurgias é necessário inibir o crescimento.

3 Fatores que afetam o crescimento
Disponibilidade de nutrientes Umidade Temperatura PH Pressão osmótica Atmosfera Gasosa Controle importante em laboratórios,industrias e hospitais.

4 Fatores que afetam o crescimento
Nutrientes: fontes de energia,carbono,oxigênio,hidrogênio,nitrogênio,fósforo ,enxofre e eletrólitos. Umidade: água e essencial (esporos) Temperatura: a faixa é determinada pela enzima.(Termófilos,mesófilos e psicrófilos). Ph: alcalino ou neutro (7,0 a 7,4)

5 Fatores que afetam o crescimento
Pressão osmótica:inibe o crescimento e multiplicação de célula bacteriana. Atmosfera gasosa: aeroboiose (microaerófilos) e anaerobiose.

6 Estimulando o crescimento
Devemos cultivar os microrganismos de modo que possamos aprender mais sobre eles,obter antibióticos e outros produtos microbianos.

7 Estimulando o crescimento
Crescimento Bacteriano: aumento no numero de microrganismos e não ao tamanho. Célula bacteriana - divisão binária – células filhas – Colonias Tempo de Geração: E.coli,Staphylococcus e Streptococcus – 20 minutos Pseudomonas e Clostridium – 10 minutos Mycobacterium tuberculosis – 18 a 24 hs

8 Estimulando o crescimento
Microrganismos fastidiosos: possuem exigencias nutricionais complexas,são adicionados vitaminas e aminoácidos ao meio de cultura. Patógenos intracelulares obrigatorios:inoculos em animais vivos. Ex: Clamidias e riquetsias

9 Cultura bacteriana O ponto inicial de qualquer estudo eficaz acerca da morfologia e comportamento das bactérias é a cultura bacteriana. Esse procedimento é importante por vários motivos, mas o mais latente é a produção de conhecimento minucioso que não se obteria de outra forma.

10 Cultura bacteriana É através deste procedimento que se torna possível observar o comportamento de crescimento de uma ou de várias espécies de bactérias. Também é o principal instrumento de trabalho de laboratórios quando empenhados em realizar exames de rotina (sangue, urina) para identificar se o paciente tem ou não uma infecção bacteriana.

11 Cultura bacteriana

12 Classificação dos Meios de Cultura
De acordo com seu conteúdo químico, os meios de cultura podem ser sintéticos, com composição química definida, ou complexos, cujos componetes são primariamente extratos ou infusões de tecidos e substancias de origem biológica (peptona, extrato de carne, extrato de leveduras).

13 Classificação dos Meios de Cultura Função:
Meio de Enriquecimento: geralmente liquido, de composição rica em nutrientes, com a finalidade de permitir que as bactérias contidas em uma amostra clinica aumentam em numero. Pode também possuir propriedades seletivas, conferidas com substancias que inibam o desenvolvimento das espécies sem importância clinica e favoreçam o crescimento de patógenos. Ex: Caldo Tetrationato e Caldo BHI.

14 Classificação dos Meios de Cultura Função:
Meio de Transporte: consiste em um meio isento de nutrientes, contendo um agente redutor (Cisteina) e uma substancia com poder de tamponamento (Fosfatos), Geralmente mantém o pH favorável, previne a desidratação de secreções durante o transporte e evita a oxidação e auto-destruição enzimática dos patógenos presentes.Ex: Meio de Stuart. Meio de Cary-Blair.

15 Classificação dos Meios de Cultura Função:
Meio Seletivo: a finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros germes. Isso é conseguido geralmente pela adição de componentes químicos específicos, como corantes, antibióticos e outras substancias com capacidades inibitórias para alguns germes.Ex: Agar Manitol Salgado, Agar SS

16 Classificação dos Meios de Cultura Função:
Meio Diferencial: Possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir, em sua composição, substancias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias. A maioria dos meios diferencias é também seletiva,possuindo,desse modo,vários tipos de agentes inibidores de crescimento.Ex:Agar Eosina azul de metileno(EMB),Agar MacConkey,Agar Hektoen.

17 Classificação dos Meios de Cultura Função:
Meio Indicador:É utilizado no estudo das propriedades bioquímicas das bactérias,auxiliando,assim,sua identificação.O tipo mais simples de meio indicador é aquele usado no estudo das reações de fermentação ou na utilização de certos compostos.Incorporam-se ao meio básico um carboidrato e uma substancia indicadora.A partir da mudança de coloração,detecta-se a positividade da reação pela produção de compostos finais de pH definido.Ex: Agar Citrato de Simmons.

18 Classificação dos Meios de Cultura Quanto ao estado físico:
Líquidos ou Caldos: permitem o crescimento indiscriminados de todas as bactérias existentes na amostra, produzindo turvação característica. Sólidos: possibilitam o crescimento de colônias isoladas,com obtenção de crescimento de amostras de bactérias puras. Semi-sólidos: é obtido pela adição de menor quantidade de Agar (0,5%),sendo usado principalmente para demonstrar a mobilidade bacteriana.

19 MEIOS DE CULTURA DE ROTINA
Ágar Sangue: meio altamente nutriente, é útil no isolamento e identificação de patogenos exigentes e para a determinação da atividade hemolítica de algumas bactérias. Ágar Salmonella-Shigella: meio seletivo, inibe o crescimento da maneira dos coliformes fecais, permitindo o desenvolvimento de Salmonella e Shigella,a partir de amostras clinicas,d e alimentos e do ambiente.

20 MEIOS DE CULTURA DE ROTINA
Ágar MacConkey: meio diferencial para o isolamento de enterobacterias e outros bacilos Gram negativos entéricos. Ágar Eosina Azul de Metileno (EMB): meio diferencial, utilizado no isolamento de enterobacterias e bacilos coliformes, a partir de fezes, água e outros materiais.

21 MEIOS DE CULTURA DE ROTINA
Ágar Manitol Salgado: meio seletivo para o isolamento e identificação presuntiva de Staphylococcus patogênicos. Isso é devido pela elevada concetração de NaCl, suprindo o crescimento de outras bactérias. Ágar Brolacin (Cled): meio de cultura não seletivo, idealizado para utilização em uroculturas.As bactérias fermentadoras de lactose provoca uma viragem do meio azul esverdeado para o amarelo.

22 MEIOS DE CULTURA DE ROTINA
Ágar Mueller-Hinton: meio utilizado nos testes de sensibilidade aos antimicrobianos, é utilizado também como base no preparo de Ágar Sangue. Caldo Tioglicolato: meio nutriente, recomendado para o crescimento.

23 SELEÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA
A escolha dos meios de cultura para o processamento inicial das amostras provenientes de uma determinada área do organismo, é muito importante e está primariamente condicionada á microbiota deste local.Em geral é usado mais de um tipo de meio,no sentido de fornecer condições de crescimento a todos os patógenos possíveis de estarem presentes, sendo isso determinado, via de regra, pela origem das amostras e pelo tipo de agente infeccioso,suspeito de estar causando a infecção.

24 SELEÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA
Para cada caso em particular existem os meios utilizados rotineiramente na semeadura primaria, substituídos, em algumas ocasiões, de acordo com esquema adotado por cada profissional ou serviço de microbiologia. Atualmente, o procedimento mais utilizado é aquisição de meios pré-fabricados e fornecidos de forma desidratada, onde é necessário apenas a pesagem criteriosa da quantidade necessária ao volume desejado, seguido de dissolução e esterilização.

25 Referências bibliográficas
MURRAY, Patrick R; Microbiologia Medica Ed. Rio de Janeiro TRABULSI, L. R.; Microbiologia Ed. São Paulo


Carregar ppt "Crescimento Bacteriano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google