A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daiana Pauli Giovana Kroetz Jaqueline Bamberg

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daiana Pauli Giovana Kroetz Jaqueline Bamberg"— Transcrição da apresentação:

1 Daiana Pauli Giovana Kroetz Jaqueline Bamberg
SISTEMA ENDÓCRINO Daiana Pauli Giovana Kroetz Jaqueline Bamberg

2 Sistema endócrino - formação

3 INTRODUÇÃO O sistema endócrino é constituído por um grupo de órgãos, algumas vezes referidos como glândulas endócrinas ou de secreção interna. Essenciais para a vida, estas glândulas tem como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, com a função de controlar ou auxiliar o controle de sua função.

4 Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são:
A Hipófise; O Hipotálamo; A Tireóide; Paratireóide; As Supra-renais; O Pâncreas; As Gônadas - Ovários e Testículos.

5 O que são Hormônios São substâncias liberadas na corrente sangüínea por uma glândula ou órgão; Afetam a atividade de células de um outro local; Em sua maioria, são proteínas compostas de cadeias de aminoácidos de comprimento variável; Quantidades muito pequenas de hormônios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Podem controlar a função de órgãos inteiros (eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reprodução e as características sexuais). Tem influência na maneira como o organismo utiliza e armazena a energia. Controlam o volume de líquido e as concentrações de sal e de açúcar no sangue. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos, enquanto outros afetam todo o organismo.

6 Hipotálamo

7 hipotálamo O hipotálamo desempenha um importante papel no controle do sistema endócrino, porque regula a secreção hormonal da hipófise, que influencia funções tão diversas como o metabolismo, a reprodução, as respostas aos estímulos agressivos e a produção de urina. O hipotálamo está também associado a funções relacionadas com emoções e humor. Sensações como prazer sexual, sentir-se relaxado e “bem” após uma refeição, a raiva e o medo estão relacionados com o funcionamento do hipotálamo.

8 Função do Hipotálamo A função endócrina do hipotálamo está a cargo das células neurossecretoras, que são neurônios especializados na produção e na liberação de hormônios.

9 HIPÓFISE

10 Hipófise A hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas. Glândula pequena, pesa 0,5 g em um adulto; Localiza-se numa cavidade do osso esfenóide; Divide-se em duas partes: o lobo anterior (adenohipófise) : possui origem de células epiteliais; o lobo posterior (neurohipófise): possui origem nervosa.

11 Hormônios produzidos pela adenoipófise
Samatotropico (STH): hormônio do crescimento Hormônio tireotrófico (TSH): estimula glândula tireóide Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH): age sobre o córtex da glândula adrenal; Hormônio Folículo estimulante (FSH): age sobre a maturação dos folículos ovarianos e dos espermatozóides;

12 Hormônio Luteinizante (LH): hormônio que produz o rompimento do folículo para a liberação do óvulo (ovulação) Hormônio Lactogênico (LTH) ou prolactina: interfere no desenvolvimento das mamas, na mulher e na produção de leite ; Hormônio melanotrófico (MSH): relacionado com a distribuição da melanina na pele;

13 HORMÔNIOS PRODUZIDOS PELA NEUROIPÓFISE
Armazena hormônios produzidos no hipotálamo ( sistema nervoso central): Oxitocina: age particularmente na musculatura lisa da parede do útero, facilitando, assim, a expulsão do feto e da placenta; Vasopressina (ADH) regula a absorção de água nos túbulos renais (antidiurético).

14

15 Glândulas cefálicas Corpo pineal:
Situada no epitálamo (sistema nervoso central) , produz melatonina e regula o ritmo circadiano. Tem ação inibidora sobre as glândulas do corpo e é inibida pela presença de luz. Órgão sub-comissural:Situada no epitálamo (sistema nervoso centra l), produz um hormônio que age na camada cortical da glândula supra-renal (adrenal) que, por sua vez, produz aldosterona, hormônio regulador do metabolismo de sais minerais no corpo.

16 Glândulas cervicais Tireóide: é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo. Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

17 HIPERTIREOIDISMO Quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo. Caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireóide. Sintomas: • taquicardia, • perda de apetite, • perda de peso importante, • nervosismo, ansiedade e inquietação, • intolerância ao calor, • sudorese aumentada, • fadiga e cãibras musculares, • evacuações freqüentes, • irregularidades menstruais,

18 Hipotireoidismo No hipotireoidismo ocorre a deficiência dos hormônios da tireóide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo. A taxa de funcionamento normal do corpo diminui causando lentidão mental e física. Sintomas: • fraqueza e cansaço, • intolerância ao frio, • intestino preso, • ganho de peso, • depressão, • dor muscular e nas articulações, • unhas finas e quebradiças, • enfraquecimento do cabelo, • palidez.

19 paratireóide

20 O que são estas glândulas, e qual a sua função
São quatro massas de tecidos do tamanho de uma ervilha pequena, espalhadas na parte anterior e posterior da tireóide. A função das glândulas paratireóides é a regulação dos níveis de cálcio em nosso corpo, mantendo a concentração sangüínea do cálcio dentro de valores que permitam o bom funcionamento dos sistemas muscular e nervoso.

21 Hormônio Paratormônio
Paratormônio ou PTH, como é conhecido, é um hormônio secretado pela glândula paratireóide, cuja função principal é de regular o teor de cálcio e fósforo no organismo. A insuficiência desse hormônio causa contrações musculares. O excesso pode provocar descalcificação acentuada nos dentes e ossos.

22 Supra - Renais

23 Supra - Renais As glândulas supra-renais têm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. As supra-renais são glândulas vitais para o ser humano pois: regulam o metabolismo do sódio, do potássio e da água; regulam o metabolismo dos carboidratos; e regulam as reações do corpo humano ao stress. Resumindo: Sua função básica está relacionada à manutenção do equilíbrio do meio interno.

24 Hormônios produzidos Cortisol: É o chamado hormônio do estresse. Uma das suas principais ações é garantir glicose (açúcar = energia) para as células, seja antagonizando a insulina ou estimulando a transformação de gorduras e proteínas em glicose. Também age modulando nosso sistema imune (sistema de defesa contra infecções). É o hormônio que prepara nosso corpo para lutar contra estresses. Adrogênios e estrogênios : São respectivamente os hormônios masculinos e femininos.

25 Aldosterona: Age no rim controlando os níveis de sódio e potássio na urina e no sangue. É um dos principais hormônios no controle da pressão arterial ; Adrenalina: É mais um hormônio do estresse. É chamado o hormônio de fuga ou luta. Quando liberado promove aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, do aporte de sangue para os músculos, aumenta a glicose disponível para as células e dilata as pupilas. Se o cortisol prepara o corpo para aguentar o estresse, a adrenalina promove os meios para o corpo atacar ou fugir do mesmo.

26 Pâncreas

27 Pâncreas É uma glândula mista ou anfícrina – apresenta determinadas regiões endócrinas e determinadas regiões exócrinas (da porção secretora partem dutos que lançam as secreções para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans são a porção endócrina, onde estão as células que secretam os dois hormônios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.  O pâncreas é um órgão do sistema digestivo com aproximadamente 15 cm. Ele é composto por dois órgãos, chamados de pâncreas exócrino e o endócrino. O pâncreas exócrino fabrica uma série de enzimas digestivas como a amilase, a tripsina e a lípase que facilitam a digestão de determinados alimentos.  O pâncreas endócrino fabrica o glucagon e a insulina que controla a quantidade de glicose do corpo. Se o pâncreas estiver com algum problema que impossibilite a produção de insulina, é muito provável que a pessoa desenvolva uma doença chamada diabete.

28 Insulina e glucagon A insulina é responsável pela regulagem da glicemia (nível de glicose no sangue). Para que as células das diversas partes do corpo humano possam realizar o processo de respiração aeróbica (utilizar glicose como fonte de energia), é necessário que a glicose esteja presente na célula. Portanto, as células possuem receptores de insulina que, quando acionados "abrem" a membrana celular para a entrada da glicose presente na circulação sanguínea. Uma falha na produção de insulina resulta em altos níveis de glicose no sangue, já que esta última não é devidamente dirigida ao interior das células. Visando manter a glicemia constante, o pâncreas também produz outro hormônio antagônico à insulina, denominado glucagon. Ou seja, quando a glicemia cai, mais glucagon é secretado visando reestabelecer o nível de glicose na circulação.

29 Doenças A deficiência de produção e/ou da ação da insulina provoca uma doença chamada Diabetes Mellitus. Esse distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências, tanto quando surge rapidamente, como quando se instala lentamente. Outras doenças do Pâncreas: A pancreatite aguda; Pancreatite crônica; Pancreatite hereditária; Tumores benignos; Fibrose cística...

30 GÔNADAS TESTÍCULOS OVÁRIOS

31 Testículos Testículos: são as gônadas masculinas. Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos. Esses ductos são formados pelas células de Sértoli (ou de sustento) e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Em meio aos ductos seminíferos, as células intersticiais ou de Leydig produzem os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários.

32 GÔNADAS As gônadas são glândulas reprodutivas: os testículos e os ovários. Os hormônios secretados são geralmente anabólicos, isto significa que promovem anabolismo, a fase construtiva do metabolismo.

33 estrogênio O estrogênio é produzido pelas células do folículo ovariano em desenvolvimento. Esse hormônio determina o aparecimento das características sexuais secundárias da mulher, tais como o desenvolvimento das mamas, o alargamento dos quadris e o acúmulo de gordura em determinados locais do corpo (que arredondam as formas). O estrogênio também induz o amadurecimento dos órgãos genitais e promove o impulso sexual.

34 Progesterona A progesterona é produzida principalmente pelo corpo amarelo ovariano, que se origina do folículo rompido durante a ovulação. Esse hormônio tem importância fundamental no processo reprodutivo, pois, juntamente com o estrogênio, atua na preparação da parede uterina para receber o embrião.

35 testosterona O principal hormonio sexual masculino é a testosterona, produzida pelas celulas intersticiais do testiculo. A testosterona é responsavel pelo aparecimento das caracteristicas sexuais secundárias masculinas, tais como barba, espessamento das cordas vocais (que torna a voz mais grave) e um maior desenvolvimento da musculatura em relação as mulheres. A testosterona também induz o amadurecimento dos órgãos genitais, e provome o impulso sexual.

36

37 O MECANISMO DO FEEDBACK
A regulação hormonal obedece a um equilíbrio dinâmico que se estabelece por meio da retroalimentação ou do feedback, ou seja, do mecanismo através do qual o efeito controla a causa. Quando a taxa de um determinado hormônio no sangue está alta, a glândula que produz esse hormônio é inibida e pára de produzi-lo. Da mesma maneira, quando a tava está abaixo do nível normal, a glândula recebe estímulo para produzir esse hormônio.

38 Graças à retroalimentação, o funcionamento é ajustado às necessidades do organismo e, assim, um hormônio não é produzido em quantidade excessiva, não havendo desperdício de energia.

39 Distúrbios na tireóide alteram o metabolismo e influenciam no peso
Nódulos na glândula mudam a produção de hormônios e fazem ponteiro da balança subir ou descer sem motivo aparente. ----

40 “A tireóide produz os hormônios T3 e T4, que são responsáveis pelo controle do peso. Quando eles são produzidos em quantidade muito menor ou bem maior que a normal, surgem doenças. "O principal alvo são as mulheres, que engordam ou emagrecem demais sem qualquer motivo aparente", afirma a endocrinologista Zuleika Halpern Hipotireoidismo Quando a glândula produz hormônios em quantidade menor do que a necessária, o organismo funciona mais lentamente, e os quilinhos extras se acumulam. O mal atinge dez vezes mais as mulheres do que os homens. Hipertireoidismo A doença se manifesta quando a tireóide fica “acelerada” e produz hormônios em excesso. Com isso , o metabolismo fica muito rápido e a pessoa perde peso de maneira muito rápida — o que não é nada saudável.

41 melatonina A Melatonina é um neuro-hormônio produzido pelas glândula pineal e, acredita-se, apresenta como principal função regular o sono. Esse hormônio é produzido a partir do momento em que fechamos os olhos. Na presença de luz, entretanto, é enviada uma mensagem neuro-endócrina bloqueando a sua formação, portanto, a secreção dessa substância é quase exclusivamente determinada por estruturas fotossensíveis, principalmente a noite. A Melatonina é uma substância classificada como indolamina e tem como precursora a serotonina, um importante neurotransmissor. Especula-se que a as estruturas fotoreceptivas, da retina e da glândula pineal, produzem a Melatonina, modificando a via de síntese da serotonina através de uma enzima, a serotonina-N- acetiltransferase. A Melatonina circulante atuaria nos diversos sistemas do organismo preparando e induzindo o sono. Este aparato de produção da Melatonina esta presente nos vertebrados em geral.

42 'Ilhotas' de Langerhans Hoje em dia já existe transplante de ilhotas pancreáticas. As ilhotas do doador são colocadas através de um cateter na veia porta, atingindo o fígado e ali se instalando, fazendo as mesmas funções que exercia no pâncreas sadio.

43 Melatonina O declínio da produção de Melatonina pode ter várias causas, entre elas: desnutrição, interação de drogas e medicamentos, stress e o envelhecimento. Uma pessoa sob stress produz normalmente mais adrenalina e cortisol.Sabemos que para cada molécula de adrenalina formada, quatro moléculas de Radicais Livres irão ser produzidas e com isto a probabilidade de lesão nas células aumenta.

44 Tumores na hipófise Tumores na hipófise podem levar à produção excessiva de somatotropina. Quando isso acontece na infância ou na adolescência, produz-se o gigantismo. Quando ocorre no adulto, como as cartilagens epifisárias não existem mais, há um crescimento das extremidades (pés, mãos, mandíbula, nariz). Esta condição é chamada acromegalia. A secreção deficiente do hormônio do crescimento na infância produz o nanismo hipofisário, que é uma situação em que o indivíduo apresenta baixa estatura principalmente devido ao pequeno crescimento dos ossos longos.

45 Sensação de tontura Quando uma pessoa bebe demais e coloca a cabeça para trás, aumenta a sensação de tontura, porque afeta a hipófise e o hipotálamo. Hipotálamo e hipófise: coordenam as funções automáticas do cérebro e a liberação de hormônios. O álcool deprime os centros nervosos do hipotálamo, que controla os estímulos e a performance sexual. Embora o desejo sexual possa aumentar, a performance sexual piora.

46 Tonturas e o álcool

47 TESTE DO Pezinho, OU TRIAGEM NEO-NATAL
Com este teste é possível detectar (além de outras doenças) diminuição ou baixa produção dos hormônios T3 (triodotironina) e T4 (levotiroxina). No recém-nascido, deve ser realizada a triagem neonatal através da dosagem de T4 ou TSH em papel filtro. Se essas dosagens forem alteradas, o exame deve ser confirmado com os mesmos procedimentos no sangue e, se alterados, iniciar de imediato o tratamento. O ideal é que o teste seja feito até o sétimo dia de vida.

48 Referências http://endocrinosist.blogspot.com/
_endocrino.htm o-humano-sistema-endocrino/sistema-endocrino- 12.php ....

49 FIM


Carregar ppt "Daiana Pauli Giovana Kroetz Jaqueline Bamberg"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google