A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social."— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social

2 Espécie Humana, mais uma em Extinção?

3

4 74% dos Latinos-americanos vivem em cidades A população mundial cresce em 70 milhões de habitantes todo ano. 40% dos mais pobres do planeta vivem com uma renda de menos de dois U$ dia. 1,1 bilhão de pessoas com fome e 2 bilhões de pessoas em condições deploráveis. Onu prevê que em 2025 mais de 5 bilhões de pessoas estarão vivendo em cidades. Metabolismo Urbano- Abel Wolman - 1965

5 Economia global quintuplicou nos últimos 45 anos. O consumo de água, carne,grãos triplicou Papel sextuplicou. Combustíveis fósseis, quadriplicaram.

6 Queda do paradigma: a natureza tem que ser dominada pelo homem. Em 25 anos prevê escassez de água para 5,4 bilhões de pessoas. A placa de gelo na Groenlândia está perdendo 51 km3 a cada ano. Consumo de recursos naturais pelos seres humanos representa 125% do que o planeta é capaz de suportar. 2040 chegará a 170%.

7

8 Uma equação para pensar... Colisão ? Crescimento dos ecossistemas urbanos = Crescimento populacional + Consumismo +

9 As temperat uras podem chegar até 52,9ºC em algumas regiões do mundo até 2100 LÚCIA JARDIM DIRETO DE PARIS Holanda Estudo: temperaturas chegarão a 52ºC até 2100 Um novo estudo climático realizado por um instituto holandês com mais de 150 anos de tradição em pesquisa de meio ambiente aponta que as temperaturas em determinadas regiões do globo poderão passar dos 50ºC nos próximos 90 anos. Até então, os estudos mais recentes determinavam que o aumento das temperaturas variariam entre 1,1ºC a 6,4ºC, o que torna o estudo holandês alarmante. Fonte: Andreas Sterl foram publicadas no último número da Geophysical Research Letters-2008.

10 Impacto As temperat uras podem chegar até 52,9ºC em algumas regiões do mundo até 2100 LÚCIA JARDIM DIRETO DE PARIS Holanda Aumento da Temperatura na Terra Alterações prováveis no meio ambiente de acordo com as projeções do relatório do IPCC/ONU, 2007 1° CEncolhimento das geleiras: ameaça de suprimento de água para 50 milhões de pessoas; morte de 80% dos recifes de coral 2 ° CRedução de até 10% na produção de cereais na África tropical; ameaça de extinção para 15% e 40% das espécies 3° CFalta de água para 1 a 4 bilhões de pessoas; 1 a 3 milhões a mais morrerão de desnutrição; colapso da floresta amazônica 4° CRedução na safra agrícola da África entre 15% e 35% e até 80 milhões de pessoas a mais estarão expostas à malária 5° CDesaparecimento das geleiras do Himalaia e elevação do nível dos oceanos ameaçará Nova York, Londres, entre outros locais Fonte: adaptado de IPCC/ONU, 2007 apud Amorin & Netto.

11 Impacto As temperat uras podem chegar até 52,9ºC em algumas regiões do mundo até 2100 "Nós não podemos fazer nada para impedir as mudanças climáticas sozinhos, então nós temos que comprar terra em outro lugar. É uma apólice de seguros para o pior quadro possível“. Mohamed Nasheed Ilhas Maldivas

12 Pegada Ecológica A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel.

13 Pegada Ecológica

14

15

16

17

18

19 O estudo analisa os recursos florestais de 229 países e territórios de 1990 a 2005, e representa o trabalho "mais exaustivo de que se dispõe atualmente", segundo a FAO. As florestas ocupam hoje em dia cerca de 4 bilhões de hectares, ou 30% da superfície habitável do planeta, o que equivale a uma média de 0,64 hectare por habitante. "O desmatamento, principalmente a conversão de florestas em terras agrícolas, prossegue em um ritmo alarmante, e faz cerca de 13 milhões de hectares desaparecerem por ano", destaca o relatório. "Ao mesmo tempo, a plantação de árvores, a reabilitação de paisagens e a extensão natural das florestas reduziram de forma significativa a perda líquida de superfície florestal", dizem os autores do estudo. A diferença entre destruição e reflorestamento traduziu-se no período 2000-2005 na perda "líquida" de 7,3 milhões de hectares por ano de superfície florestal. Essa cifra é inferior à registrada na década 1990-2000, quando as perdas líquidas médias eram de 8,9 milhões de hectares por ano, lembra a FAO. Entre 2000 e 2005, a superfície florestal aumentou em cerca de 2,8 milhões de hectares por ano, embora represente menos de 5% do conjunto de florestas. Um total de 140 milhões de hectares são destruídos por ano devido aos incêndios ou "agentes destrutivos", como insetos e doenças. ONU: Desmatamento mundial é Alarmante

20 Dois terços das florestas estão concentrados em 10 países: Rússia (809 milhões de hectares), Brasil (576), Canadá (310), Estados Unidos (303), China (197), Austrália (164), República Democrática do Congo (134), Indonésia (88), Peru (69) e Índia (68). As duas regiões que registraram a maior destruição de florestas entre 2000 e 2005 foram América do Sul e África, onde foram perdidos 4,3 milhões e 4 milhões de hectares por ano, respectivamente. A Ásia foi a única grande região onde essa tendência se reverteu. O continente registrou "um aumento líquido de florestas nesse período, principalmente devido ao reflorestamento em larga escala na China", destaca o relatório. Em nível mundial, mais de um terço (37%) das florestas são do tipo primário, ou seja, sem sinal visível de atividade humana e onde os processos ecológicos não foram sensivelmente perturbados. Mas essas florestas primárias "sofrem um declínio em massa, devido à intervenção humana", e essa rápida destruição continuou nos últimos cinco anos, apesar dos esforços de países como Japão e Malásia, lamenta a FAO.

21 Desflorestação Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Hoje, o país detém 28,3%. Dos 64 milhões de km2 de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas primárias já desapareceram. Com exceção de parte das Américas, todos continentes desmataram, e muito, conforme estudo da Embrapa sobre a evolução das florestas mundiais. O estudo indica que, apesar do desmatamento dos últimos 30 anos, o Brasil é um dos países que mais mantém sua cobertura florestal. Dos 100% de suas florestas originais, a África mantém hoje 7,8%, a Ásia 5,6%, a América Central 9,7% e a Europa – o pior caso do mundo – apenas 0,3%. Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -2007

22 O primeiro Satélite - 1957 Segundo a ESA, entre o primeiro lançamento, em 1957, e janeiro de 2008, 6 mil satélites já foram enviados para a órbita terrestre Apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre. Além dos satélites desativados, as fotos de satélite mostram resíduos espaciais como fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram, explodiram ou foram abandonados.

23 “É tarde demais, e as coisas estão ruins demais, para ser pessimista”. Dee Hock – fundador da Visa.

24 Muito Obrigado pela Atenção! Ézio Rezende- Jul. 2011


Carregar ppt "Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google