A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 11 Programação Orientada a Eventos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 11 Programação Orientada a Eventos"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 11 Programação Orientada a Eventos
aula-11-programação-orietada-a-eventos.pdf

2 O que é? A programação orientada a eventos, também conhecida como programação baseada em eventos, é um paradigma de programação, isto é, um estilo de se programar, no qual a execução do programa é afetada por eventos. Os eventos são guiados por sinais externos ao programa. Nesse paradigma os programas são pequenos trechos de código que executam ações em respostas a determinados eventos.

3 O que é? Programas orientados a eventos geralmente consistem em tratadores de eventos que são códigos que processam os eventos para produzir respostas. O código que realiza uma tarefa em resposta a um evento é chamado de handler do evento. O handler é uma ação (método) que está associada a esse evento, no sentido de que seja realizada alguma ação quando esse evento ocorre.

4 O que é? Após um evento ser processado o sistema espera o outro evento ser disparado. Os eventos estão na sua maioria associados a formulários e componentes de tela. Esse paradigma é amplamente utilizado em desenvolvimento de sistemas que possuem interface com usuários, o funcionamento ocorre por um loop de eventos que ao ser disparado reage de acordo uma função vinculada a um evento.

5 O que é? Por exemplo, ao abrir uma janela ao clicar em um item do menu, é disparado um evento da seguinte forma: “Detectado o click do botão esquerdo do mouse na posição x, y”, o programa recebe essa notificação e dispara o evento.

6 O que é? Os eventos são funções executadas em um determinado momento, dependendo de seu tipo. Por exemplo no Delphi, o evento FormShow de um formulário é acionado quando o formulário é apresentado; o evento MouseDown é executado quanto o cursor do mouse entre em contato uma determinada área da tela; MouseUp quando o botão do mouse é liberado de uma determinada área da tela. Cada componente tem seus eventos, embora haja eventos que possuem nome e funcionalidades semelhantes em componentes distintos.

7 Exemplo em JavaScript

8 O que é? Os paradigmas de programação não são mutuamente exclusivos, isto é, uma linguagem, e por consequência um programa, pode suportar múltiplos paradigmas. Pode -se, portanto, criar programas combinado os paradigmas orientado a objetos/procedurais, orientado a eventos/objetos.

9

10 JavaScript O JavaScript é uma linguagem multiparadigma utilizada em vários tipo de software. Nos próximos exemplos vamos praticar a manipulação de evento com o JavaScript. Os eventos estão diretamente ligados a componentes de tela do HTML. Para cada exemplo abra o bloco de notas ou qualquer outro editor e utiliza o template de código disponível em: O código JavaScript será digitado dentro da tag script.

11 JavaScript Primeiro exemplo

12 JavaScript Variáveis

13 JavaScript Estruturas de Decisão

14 JavaScript Estruturas de Decisão

15 JavaScript Funções sem vinculo

16 JavaScript Funções sem vinculo

17 JavaScript Operações matemáticas

18 JavaScript Repetições

19 JavaScript Repetições

20 JavaScript Repetições

21 JavaScript Botões - OnClick

22 JavaScript Botões - OnClick

23 JavaScript Caixas de texto - OnClick

24 JavaScript Caixas de texto - OnClick

25 JavaScript Caixas de texto com saída de valor

26 Exercícios


Carregar ppt "Aula 11 Programação Orientada a Eventos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google