A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Calor e Temperatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Calor e Temperatura."— Transcrição da apresentação:

1 Calor e Temperatura

2 Calor Energia transferida entre sistemas a temperaturas diferentes. O calor como forma de energia é medido no Sistema Internacional de Unidades em joule (J).  O calor é transferido por condução, convecção ou radiação e sempre do sistema  a temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa. O seu efeito sobre um sistema  pode ser simplesmente o de elevar a  sua temperatura, causar a sua expansão, aumentar a sua pressão (se for um gás confinado) ou provocar uma mudança de estado físico. O calor é energia em trânsito- os sistemas não têm calor!

3 A condução -  mecanismo de transferência de energia sob a forma de calor através de um meio para a sua vizinhança, típico dos materiais sólidos. A convecção  - mecanismo de transferência de energia sob a forma de calor através de uma corrente de fluido (líquido ou gás), como, por exemplo, quando o ar de um quarto é aquecido por um aparelho de ar condicionado.  A radiação - mecanismo de transferência de energia sob a forma de calor por radiação electromagnética; não necessita de um meio para se propagar.  Por exemplo, o calor emitido pelo sol chega à Terra por radiação.

4 Condutividade Térmica
A condutividade térmica mede a velocidade de transferência de energia por condução através de uma parede de espessura de 1m, quando a diferença de temperatura entre a zona que está a temperatura mais elevada e a zona que está a temperatura mais baixa é de 1ºC. Não confundir!!!! Capacidade Térmica Mássica Representa a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de uma substância.  No SI é medida em J/(kg K). Quando dizemos que a Capacidade Térmica Mássica da água é 4186 J kg^-1K^-1, significa que é necessário fornecer a energia de 4186 J para elevar a temperatura de 1 kg de água em 1 K.


Carregar ppt "Calor e Temperatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google