A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia – Professor Romildo Tavares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia – Professor Romildo Tavares"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia – Professor Romildo Tavares
Grupos Sociais Sociologia – Professor Romildo Tavares

2 Conceito de Grupo Social
O grupo social designa conjunto de seres humanos que se relacionam de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas, interesses e valores com vista à prossecução de objetivos comuns. Os grupos variam bastante, tanto podem ser tão diminutos quanto uma pequena associação ou tão vastos quanto uma instituição de larga escala.

3 Conceito de Grupo Social
Resumindo: Forma básica da associação humana. È constituído por pessoas que mantém um laço de afinidade por possuíram objetivos comuns e realizarem ações conjuntas. É toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pela integração.

4 Grupos Sociais Os grupos sociais são formas estáveis de integração social.

5 Grupos Sociais Devido à interação social, os grupos mantém uma organização e são capazes de ações conjuntas para alcançar objetivos comuns a todos os seus membros.

6 Grupos Sociais Contatos sociais duradouros mantém a estabilidade e a integração do grupo.

7 Nos Grupos sociais há: Normas, Hábitos, Costumes próprios,
Divisão de funções, Posições sociais definidas.

8 Principais Grupos Sociais
Grupo Familiar, Grupo Vicinal : representado pela vizinhança. Grupo Educativo, Grupo Religioso, Grupo Profissional, Grupo Político, Grupo de Lazer.

9 Principais Características dos Grupos Sociais.
Pluralidade de indivíduos, Interação social, Organização, Objetividade e exterioridade, Objetivo comum, Sentimento de “nós” ou consciência grupal, Continuidade.

10 Tipos de Grupos Sociais:
Grupo Primário: Predomina o contato direto, com intimidade. (Exemplo: família, vizinhança, grupos de lazer) Grupos Secundário: Contato de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade ou de maneira indireta. (Exemplo: igrejas, empresas) Grupo Intermediário: Alternam-se as duas formas de contato social, primários e secundários.

11 Agregados Sociais Reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, mas mesmo assim, mantém entre si um mínimo de comunicação e de relações sociais. Não são organizados e as pessoas que deles participam são relativamente anônimas.

12 Tipos de agregados sociais
Multidão

13 Multidão Características: Falta de organização; Anonimato;
Objetivos comuns; Proximidade Física.

14 Multidão Pode assumir forma pacífica ou tumultuosa,
A integração das pessoas é ocasional. Sepultamento de Airton Senna

15 Público Não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida pelos diversos meios de comunicação. É espontâneo; Todos recebem o mesmo estímulo que vem do jogo, da peça de teatro, etc...

16 Público

17 Público A integração dos indivíduos é mais ou menos intencional – decidiram ir assistir ao jogo, ou ao show. Estão sujeitos a certos regulamentos – compra de ingressos, horários. Os modos de pensar, agir e sentir do público compõem a opinião pública.

18 Massa Pessoas que assistem ao mesmo programa de televisão, vêem o mesmo anúncio em cartaz ou lêem em casa o mesmo jornal; Recebem opiniões veiculadas pelos meios de comunicação.

19 Massa Agrupamento de pessoas separadas e desconhecidas umas das outras, A formação da massa é espontânea. As pessoas estão unidas por um estímulo, mas não exprimem suas opiniões

20 Mecanismo de sustentação
Liderança: Institucional; pessoal. Normas e sanções sociais: Aprovativa ; reprovativa. Símbolos sociais. Valores sociais.


Carregar ppt "Sociologia – Professor Romildo Tavares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google