A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME

2 1. Cacófato Consiste em um som desagradável pela junção de duas ou mais palavras. EX: A comida fica ruim por causa da má mão dela.

3 2. Pleonasmo vicioso Consiste em repetir desnecessariamente uma informação. Ex: Subiu lá em cima no terceiro andar.

4 3. Hiato Consiste no emprego de uma sequência de vogais que provoca dissonância. EX: Eu o avisei disso.

5 4.Eco Consiste no emprego de palavras com terminações iguais ou semelhantes na frase. EX: Estavam conscientes de que as elegantes não conseguiam ser convincentes.

6 5.Colisão Consiste no emprego de uma dissonância provocada pela repetição de consoantes iguais ou semelhantes. EX: O Papa Paulo pediu paz.

7 6. Ambiguidade Consiste numa duplicidade de sentido da frase, por falta de clareza. EX: Ele me tratou como um irmão.

8 7.Solecismo Consiste em desvio de sintaxe quanto à concordância, regência ou colocação. A. Concordância: EX: Sobrou muitos vestidos na vitrine.

9 7.Solecismo B. Regência: EX: Eu assisti o programa. C. Colocação pronominal: EX: Ele bebeu tanto que não mantinha-se em pé.

10 8. Barbarismo C. na grafia: EX: excessão/ pesquiza/ análize. D. na morfologia: EX: Não vou ponha isso aí.

11 Exercícios 1. Faremos o serviço ou eu ou o outro. 2.Eu tenho o monopólio exclusivo das terras. 3.Sua saia sujou. 4.Pagou vinte por cada. 5.Caiu todos no buraco. 6.O avião sobrevoou sobre a floresta amazônica. 7.Fui ao shopping. 8.Desde a adolescência que ela tem consciência desta inconveniência. 9. Eles tem o que querem.

12 Pontuação Regras Básicas

13 VÍRGULA SEPARA ENUMERAÇÕES
“ Eu, você, nós dois, girando na vitrola sem parar. “ SEPARA VOCATIVOS Prezados Senhores, encaminho os documentos...

14 VÍRGULA SEPARA APOSTO OU TERMO NO VALOR EXPLICATIVO.
Os olhos, dois enormes lagos verdes, fitaram-me. AS ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS. Os garotos chegaram à festa, conversaram com os amigos, riram, dançaram e divertiram-se. APARECE ANTES DAS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS. Chegamos atrasados, no entanto conseguimos ver a apresentação.

15 Vírgula SEPARA AS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS.
Minha irmã, que dormia no berço, acordou assustada. SEPARA OS ADJETIVOS QUE EXERCEM FUNÇÃO PREDICATIVA. Alegre e feliz, ele andou pela praia. SEPARA O ADJUNTO ADVERBIAL OU ADVÉRBIO LONGO. Ontem, ela falou comigo. Na casa do amigo Antônio, ela conversou comigo.

16 Elementos da textualidade

17 COESÃO TEXTUAL Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.

18 CLAREZA TEXTUAL Organizar o texto para que o receptor possa compreender a mensagem dentro do contexto estabelecido pelo emissor. - Encadeamento de ideias. - A objetividade. - A pontuação. Um texto mal escrito gera falta de clareza.

19 COERÊNCIA TEXTUAL 1. É a organização do texto de forma harmônica. começo, meio e fim. 2. Sem contradição de ideias e sem dupla interpretação. adequação da linguagem Um texto mal escrito gera incoerência.

20 TÍTULO, TEMA E PARÁGRAFO
REDAÇÃO

21 TEMA É o assunto proposto para a discussão.
Possui uma característica mais abrangente, pois é visto de uma maneira global. Deve-se ter o tema como um elemento abstrato.Nunca se refira a ele como parte da dissertação. EXEMPLO: Violência: Este tema engloba vários tipos de violência: física,verbal, violência racial, infantil e outras.

22 TÍTULO Indica o assunto tratado e individualiza o texto.
O título deve ser bem pensado, para chamar a atenção do leitor. É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes do texto. Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha depois do título. A colocação de letras maiúsculas em todas as palavras, menos artigos, preposições e conjunções, é facultativa. EXEMPLO: A Violência no Bairro

23 PARÁGRAFO Tamanho variável. Unidade de sentido completo
o parágrafo é de fundamental importância na construção textual. sua principal função é de articular as ideias, fazendo com que as mesmas fiquem distribuídas de maneira clara, precisa e objetiva. cada parágrafo deve ser organizado e ordenado em torno de uma idéia principal. A necessidade de sequência lógica e coerência leva a ideias secundárias que, por fim, constroem o todo do texto. recursos que facilitam o iniciar de parágrafos são: recorrer a alusões históricas, apresentar perguntas e dados. Tamanho variável. Unidade de sentido completo

24 DESCRIÇÃO/ NARRAÇÃO/ DISSERTAÇÃO
Tipos Textuais DESCRIÇÃO/ NARRAÇÃO/ DISSERTAÇÃO

25 TIPOS TEXTUAIS DESCRIÇÃO: Produzir uma imagem que o leitor não vê, permitindo-lhe imaginar: espaços; seres reais ou imaginários, estáticos ou evolutivos.

26 Texto Descritivo Frases Nominais Períodos curtos Orações coordenadas.
Verbos de ligação. Predomínio do pretérito imperfeito do indicativo ou do presente. Uso de adjetivos e substantivos Dificilmente haverá em texto exclusivamente descritivo. Estão inseridos em textos dissertativos e narrativos. Pode haver verbos de ação mas não há movimento, não progridem numa ordem. Quanto mais se analisa melhor se apreende a imagem

27 NARRAÇÃO Ato e contar fatos no tempo e no espaço.
Predomina-se verbos que indiquem ação Figuras de linguagem Pretérito imperfeito perfeito e mais-que-perfeito. Expressões temporais Elementos narrativos: enredo, personagens, narrador, tempo, espaço.

28 DISSERTAÇÃO Procurar convencer. Transmitir conhecimentos.
Analisar um fenômeno ou uma teoria. Predomínio do presente do indicativo e/ou pretérito. Desenvolve ideias ou argumentos. Uso de oposições, antíteses. Uso da impessoalidade

29 ESTRUTURA-DISSERTAÇÃO
Introdução Desenvolvimento Conclusão

30 ESTRUTURA Introdução Desenvolvimento Conclusão


Carregar ppt "PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google