A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder."— Transcrição da apresentação:

1 Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder

2 Propagação do Calor O calor pode se propagar de três modos: condução, convecção e irradiação.

3 Condução Térmica

4 Condução *A condução é um processo pelo qual o calor se transmite ao longo de um meio material por meio da transmissão de vibração de suas moléculas. *As moléculas mais energéticas (de maior temperatura) transmitem energia para as menos energéticas (menor temperatura).

5 Segurando uma barra de metal que tem uma extremidade sobre uma chama, rapidamente o calor é transmitido para nossa mão.

6 Propagação do Calor O calor passa de molécula a molécula; É próprio para os sólidos; Não ocorre no vácuo.

7 Condução Térmica Aplicações

8 Propagação do Calor Condução
Os esquimós fazem suas casas ,com blocos de gelo porque o gelo é um bom isolante térmico.

9 A condução no churrasco !!!
Propagação do Calor Condução A condução no churrasco !!!

10 As roupas de lã que os beduínos usam isolam seu corpo , de modo a minimizar as trocas de calor.

11 Um objeto com uma superfície exterior preta usualmente se aquece mais
que um com uma superfície branca quando ambos estão sob a luz do Sol. Isso é verdade para as roupas usadas pelos beduínos no deserto do Sinai: roupas pretas aquecem-se mais que roupas brancas, com uma diferença de temperatura entre as duas de até 6°C. Por que então um beduíno usa roupa preta? Ele não estaria diminuindo sua chance de sobrevivência nas duras condições do ambiente do deserto?

12 Os pássaros costumam eriçar suas penas de modo a acumular ar entre elas . Assim , o ar diminui as trocas de calor .

13 Convecção Térmica

14 Propagação do Calor A convecção térmica é a propagação que ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores) em virtude de uma diferença de densidades entre partes do sistema .

15 Propagação do Calor * A convecção consiste no transporte de energia térmica de uma região para outra por meio do transporte de matéria em ciclo .

16 Convecção do Calor Aplicações

17 Brisa Terrestre * A brisa terrestre é resultante da inversão na posição dos centros de pressão em direção ao oceano. * À noite o resfriamento do continente é mais intenso do que o do oceano, estabelecendo assim um centro relativo de alta pressão sobre o continente e um de baixa pressão sobre o oceano.

18 Inversão Térmica

19 O ar Quente SOBE e o ar Frio Desce .
Propagação do Calor O ar Quente SOBE e o ar Frio Desce .

20 Propagação do Calor * Um aparelho de refrigeração de ar deve ser instalado em local alto ou baixo num escritório? E um aquecedor de ar?

21 Com base na propagação de calor, explique por que, para gelar o chope de um barril, é mais eficiente colocar gelo na parte superior do que colocar o barril sobre uma pedra de gelo.                                                                                       Por que, em um refrigerador, o congelador é colocado na parte superior e não na inferior?

22 Propagação do Calor Irradiação

23 Propagação do Calor Irradiação
Todos os corpos emitem continuamente ondas eletromagnéticas, devido à agitação térmica de suas moléculas. Essa emissão é que chamamos de irradiação térmica.

24 Irradiação O calor do Sol percorre milhões de quilômetros até chegar à Terra. Essa propagação não se dá por condução nem por convecção. Nesse trajeto, o calor se propaga no vazio por irradiação, isto é, através de ondas.

25 Energia Radiante

26 Irradiação Podemos perceber a irradiação em outras situações. Você sente o calor que vem de um forno aceso, mesmo não encostando nele. A rigor, todos os objetos irradiam calor o tempo todo. Seu corpo mesmo está irradiando neste exato momento.

27 Irradiação A estufa de plantas é um interessante exemplo de irradiação de calor. O vidro permite que o calor do Sol entre e atinja as plantas. Esse calor é absorvido pelas plantas e pelos demais objetos da estufa e irradiado em forma de outras ondas, que não conseguem atravessar o vidro. O calor permanece então dentro da estufa, favorecendo o crescimento das plantas.  

28 Irradiação Esse calor é absorvido pelas plantas e pelos demais objetos da estufa e irradiado em forma de outras ondas, que não conseguem atravessar o vidro. O calor permanece então dentro da estufa, favorecendo o crescimento das plantas.

29 Estufa Artificial

30 Garrafa Térmica

31 Aquecedor Solar

32 Temperatura

33

34 Propagação do Calor Revisão em vídeo

35

36 -Exercícios -

37 Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher é chamada: a)agitação; b)condução; c)irradiação; d) convecção.

38 A blusa de lã é um bom isolante térmico porque: a) é muito espessa; b) retém bastante ar no seu interior; c) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; d) impede a transpiração e a conseqüente diminuição de temperatura do corpo.

39 3. Nas geladeiras, a fonte fria (o congelador) deve ser colocada: a) na parte inferior, pois o ar quente é resfriado lá; b) na parte superior, pois o ar quente tende a se elevar; c) na parte inferior, pois o ar frio é mais denso e desce para o fundo; d) no meio do refrigerador.

40 4. O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo (onde não tem ar) é: a) condução; b) convecção; c) absorção; d) irradiação

41 Para servir uma feijoada na mesa, é melhor colocá-la numa panela de: a) alumínio; b) ferro; c) cobre; d) barro.

42 Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebê-la, devemos: a) misturar de qualquer modo; b) colocar a água quente sobre a água fria; c) colocar primeiro a água fria e depois a quente; d) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma melhor mistura..

43 No processo de condicionamento de ar de um recinto fechado: a) no inverno o ar quente deve entrar pela parte inferior da sala; b) no verão o ar frio deve entrar pela parte inferior da sala; c) tanto no verão quanto no inverno a entrada do ar deve ser pela parte inferior ; d) tanto no verão quanto no inverno a entrada do ar deve ser pela parte superior.

44 A transmissão de calor ocorre sempre: a) no vácuo; b) entre dois sólidos; c) no sentido dos corpos de menor temperatura; d) no sentido dos corpos de maior temperatura.

45 9. Entre os aparelhos abaixo assinale aquele que não tenha funcionamento diretamente ligado à transmissão de calor: a) chuveiro elétrico; b) utensílios para cozinhar alimentos; c) liquidificador; d) geladeira.

46 Colocando-se a mão para fora da janela de um automóvel em movimento, ela esfria rapidamente. Isto se deve a: a) estar mais frio fora do que dentro do carro; b) à convecção que acelera a troca de calor; c) irradiação que é acelerada pelo movimento; d) condução de calor da mão para o ar.

47 11. Nos líquidos, o calor se propaga por: a) condução interna; b) convecção; c) condução externa; d) irradiação.

48 12. Um cobertor de lã tem por função: a) dar calor ao corpo; b) impedir a entrada do frio; c) reduzir a transferência de calor do corpo para o exterior; d) comunicar sua temperatura ao corpo.

49 Uma lareira aquece uma sala: a) por irradiação e convecção; b) exclusivamente por convecção; c) principalmente por condução; d) exclusivamente por condução.


Carregar ppt "Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google