A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A oração é a manifestação da relação com Deus: é expressar de algum modo a Deus a admiração, a queixa, o agradecimento, a confiança e todos os sentimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A oração é a manifestação da relação com Deus: é expressar de algum modo a Deus a admiração, a queixa, o agradecimento, a confiança e todos os sentimentos."— Transcrição da apresentação:

1 A oração é a manifestação da relação com Deus: é expressar de algum modo a Deus a admiração, a queixa, o agradecimento, a confiança e todos os sentimentos. É estar atento à voz silenciosa de Deus. É submergir-se na presença bendita e oculta de Deus. É “estar” sem mais com Deus ou em Deus... Jesus converteu toda a sua vida em oração. A oração de Jesus consistia em viver “perante Deus e com Deus” tudo o que vivia. Nisso deveria consistir a nossa oração. José Arregi Lucas 9, 28b-36 - Quaresma 2 domingo –C- / Transfiguração de Jesus – 28 fevereiro 2010. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Grieg – La Mañana.

2 Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Tabor Lucas é o único evangelista que assinala o detalhe de que Jesus subiu à montanha para orar; e que “enquanto orava” Se Lhe transformou o rosto. A oração serenou o espírito de Jesus, dissipou toda a sombra e encheu de luz o seu interior e o horizonte do seu caminho. A oração produz esses mesmos efeitos em mim? Jesus convida-nos para o Tabor, para uma experiência gozosa de Deus. Subir à montanha, símbolo do imenso e magestoso, supõe elevação, retiro, anseio de limpeza e beleza, silêncio gratificante, oração, paz, esforço, tensão e sacrifício na subida, luta contra o comodismo, superação Sempre mais.

3 Basílica da Transfiguração
Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. Basílica da Transfiguração “Éxodo” é uma palavra carregada de sentido: é a libertação de toda a escravidão, o início de uma saída e de um caminho que conduz à Páscoa, um caminho até à libertação e à liberdade, é alcançar a Terra Prometida. Para Jesus é a sua paixão, morte, ressurreição, a sua passagem definitiva para os braços do Pai. A morte aparece a Jesus, e a nós, como um sinal transfigurado e começa a ser vista por Ele como libertação e caminho para a “glória”. O final não é o Calvário, mas o Tabor.

4 Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Ao iniciar o caminho da cruz Jesus mostra-nos o que nos espera: a sua glória e a nossa. A cruz e a morte não têm a última palavra, mas sim a glorificação, a vida plena. A se nos oferecem momentos, experiências luminosas e pessoas que são luz no nosso caminho. Hoje temos a oportunidade de as valorizar, de as reviver, de as saborear, de as agradecer...

5 Não é possível deter-se no caminho do seguimento de Jesus.
Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: – Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias. Não sabia o que estava a dizer. A visão termina depressa e deixa os discípulos perante a realidade quotidiana. O encontro com Deus não só não impede, mas que leva ao encontro com os irmãos. As experiências espirituais não são para nos separar da realidade mas para nos dar luz e força para enfrentar em toda a sua profundidade, a mensagem, o caminho e a causa de Jesus. Para isso há que superar a tentação de nos conformarmos com o que fazemos, de nos instalarmos, como queria Pedro, nas nossas pequenas quintas do egoísmo, do comodismo, da falta de solidariedade... Não é possível deter-se no caminho do seguimento de Jesus.

6 Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. Da nuvem saíu uma voz que dizia: – Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O “Nuvem” para os povos do deserto significa sombra, chuva, vida, alegria, bênção. Está sempre relacionada com a proximidade de Deus luminoso, envolvente e maternal. A voz já não se dirige só a Jesus –”Tu és...”-, mas a todos nós –”Este é...- É nossa missão contemplar Jesus e escutá-l’O, aprender o seu estilo e o seu Evangelho, vivê-lo e comunicá-lo. Que faço para conhecer melhor e fazer vida a mensagem de Jesus?. Escuto a sua voz em cada pessoa e nos acontecimentos de cada dia? Sinto-me filho amado em todas as circunstâncias da minha vida?

7 Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho
Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto. A lei (Moisés) e os profetas (Elias), representam toda a história bíblica. No final do relato Lucas diz que “Jesus ficou sozinho”. Nem sempre é fácil assumir e aceitar que “só Jesus basta”. Há pessoas que dão mais importância na sua vida à lei, ao templo, ao culto, às imagens, aos santos, a quem consideram representações de Deus... O determinante é que seja Jesus, só Jesus, a luz e o motor da nossa vida.

8 Resplandece em mim Senhor, ajuda-me a espalhar a tua fragrância onde quer que seja. Resplandece através de mim e sê em mim, para que todas as almas que se aproximarem de mim sintam a tua presença na minha alma. Deixa que levantem o olhar e já não me vejam a mim, mas a Ti, Senhor. Fica-Te comigo e começarei a brilhar como Tu brilhas, com um brilho que iluminará os outros. E essa luz, Senhor, sairá de Ti, não será minha: serás Tu, iluminando os outros através de mim. (...) Deixa que pregue sem pregar, não através da palavra, mas do meu exemplo, de uma força arrebatadora, a marca da compaixão naquilo que faço, a manifesta plenitude que o amor do meu coração Te professa. J.H.Newman


Carregar ppt "A oração é a manifestação da relação com Deus: é expressar de algum modo a Deus a admiração, a queixa, o agradecimento, a confiança e todos os sentimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google