A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novo Testamento 1 Os Evangelhos. Introdução Generalidades Bíblia Vários livros, uma coletânea! 66 livros 40 autores diferentes uns dos outros 1500-1600.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novo Testamento 1 Os Evangelhos. Introdução Generalidades Bíblia Vários livros, uma coletânea! 66 livros 40 autores diferentes uns dos outros 1500-1600."— Transcrição da apresentação:

1 Novo Testamento 1 Os Evangelhos

2 Introdução Generalidades Bíblia Vários livros, uma coletânea! 66 livros 40 autores diferentes uns dos outros 1500-1600 anos para ser escrita Um período de 40 gerações Escrita em 3 línguas – hebraico, aramaico e grego

3 Antigo Testamento Escrito em hebraico e quatro passagens no dialeto aramaico As 4 passagens – Esdras 4.8 a 6.18, Esdras 7.12-26, Jeremias 10.11 e Daniel 2.4 a 7.28 Israel falava hebraico ou judaico: 2 Reis 18.26

4 Então, disseram Eliaquim, filho de Hilquias, Sebna e Joá a Rabsaqué: Rogamos-te que fales em aramaico aos teus servos, porque o entendemos, e não nos fales em judaico, aos ouvidos do povo que está sobre as muralhas. 2 Reis 18.26

5 Novo Testamento Escrito originalmente em grego Grego Koiné (Coiné) Conhecida também como helênica Língua de uso comum, dos hebreus, nas colônias de Alexandria Textos:

6 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Atos 6.1

7 Falava e discutia com os helenistas; mas eles procuravam tirar-lhe a vida. Atos 19.29 E, quando Paulo ia sendo recolhido à fortaleza, disse ao comandante: É-me permitido dizer-te alguma coisa? Respondeu ele: Sabes o grego? Atos 21.37

8 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; Romanos 1.16

9 Antigo Testamento Começa com a criação do universo e termina aproximadamente 400 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Depois do término do Antigo Testamento houve um período de 400 anos de silêncio

10 Novo Testamento Registra o restante da história desde o nascimento de Jesus Cristo até o final de toda a história e o estado eterno final....os dois testamentos vão desde a criação até a consumação – da eternidade passada até a eternidade futura.

11 ...quando o plano e o propósito redentor de Deus vão sendo revelados nas Escrituras, cinco temas recorrentes são constantemente enfatizados: 1)A natureza de Deus; 2)A maldição do pecado e da desobediência; 3)A bênção sobre a fé e a obediência; 4)O Senhor Salvador e o sacrifício pelo pecado e; 5)O reino vindouro e sua glória.

12 As Divisões da Bíblia Antigo Testamento e o Novo Testamento

13 Antigo Testamento – 4 Divisões: Livros da Lei – 5 livros (Gênesis a Deuteronômio) Livros Históricos – 12 livros (Josué a Ester) Livros de Sabedoria/Poesia – 5 livros (Jó a Cântico dos Cânticos) Livros Proféticos (1) Profetas Maiores (Isaías a Daniel) (2) Profetas Menores ( Oséias a Malaquias )

14 Novo Testamento – 4 divisões: Os Evangelhos: Mateus a João Livro histórico: Atos dos Apóstolos Epístolas (cartas): Paulinas: Romanos a Filemom Hebreus Gerais (universais ou católicas)Tiago a Judas Livro profético: Apocalipse

15 O Cânon Termo que usamos para designar o conjunto de livros que formam as Escrituras Sagradas Os livros que são a revelação de Deus aos homens, inspirados pelo Espírito de Deus. Começou a se formar assim que as primeiras escrituras inspiradas foram colocadas nas mãos do povo de Deus

16 “A palavra cânon vem do termo grego kanon, que significa vara ou barra, regra de medir, padrão ou limite. Esse termo tem sua raiz em outro termo que significava caniço. Nos tempos bíblicos, o caniço era usado pelos hebreus como unidade de medida. Assim, de uma forma metafórica a palavra começou a significar vara de medir ou um padrão”.

17 Antigo Testamento: Duas perguntas básicas? 1ª) Foi esse escrito inspirado por Deus, escrito por um homem que possui ou possuía poderes ou dons proféticos – profeta - ou por alguém com o dom da profecia? 2ª) Foi esse escrito aceito, lido e preservado pelo povo de Deus, os israelitas?

18 “A tradição judaica afirma que os compiladores finais do cânon do Antigo Testamento faziam parte da Grande Sinagoga, a escola de escribas fundada por Esdras depois que os judeus retornaram do cativeiro na Babilônia”.

19 Novo Testamento Os livros do NT foram escritos entre os anos 45 e 95 d.C. aproximadamente. Com muita rapidez, os textos inspirados foram reconhecidos e apreciados pelas igrejas. Pedro, em sua segunda epístola (2Pe 3:15- 16), fala de “todas as cartas” de Paulo, colocando-as ao mesmo nível das “outras Escrituras”.

20 Paulo, em 1Tm 5:18, introduz com “a Escritura declara...” uma citação de Deuteronômio (25:4) e uma outra de Lucas (10:7), pondo-as em condição de igualdade. Clemente de Roma, por volta de 96 d.C., cita por nome a primeira epístola aos Coríntios e mostra que outras partes do Novo Testamento são de seu conhecimento.

21 Policárpio, em 115, chama os escritos apostólicos de “Escritura” e cita ao mesmo tempo como tal os Salmos e a carta aos Efésios. Papias, (por volta de 140), discípulo de João, relata como a palavra dos anciãos foi substituída pela autoridade da Palavra escrita.

22 Márcio, um herético da mesma época, utiliza em seus escritos o Evangelho de Lucas e dez das epístolas de Paulo. Ele também conhecia o Apocalipse. Justo Mártir (por volta de 148) fala das assembleias dos cristãos: “Liam-se as Memórias dos apóstolos ou os Evangelhos... com os livros dos profetas: e em cada assembléia, depois que elas haviam sido lidas, o presidente fazia delas o assunto de suas exortações”.

23 “Atanásio, bispo de Alexandria, referiu-se ao Novo Testamento completo no ano 350 d.C. como o cânon. Em outras palavras, ele classificou a coleção de 27 livros usados nas igrejas do Novo Testamento como parte final da revelação divina, a qual tinha começado com os livros do Antigo Testamento”. (MacArthur, p. 92)

24 A Igreja primitiva utilizava certos critérios para aceitar os livros como parte do cânon: A inspiração, a origem apostólica (escrito por um apóstolo ou tendo o apoio ou a aprovação dele) e o acordo quase unânime das igrejas.

25 Os Tempos de Jesus A vida e os ensinos de Jesus Cristo mudaram a história da humanidade.

26 O momento da vinda de Jesus Cristo não foi ao acaso, mas cuidadosamente preparado por Deus: “... vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho...” (Gl 4.4). Para essa preparação Deus usou de forma especial três povos: “os hebreus e sua religião, os gregos e sua língua e os romanos e sua organização político-social”.

27 A Preparação Hebraica Deus chamou Abraão e estabeleceu a nação de Israel – Genesis 12.1-2 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

28 Israel falhou em sua missão. Ela deixou de adorar a Deus e de servi-lo, não mais servindo de exemplo às outras nações. Josué 24.14, 15 Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses......escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses... Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

29 Através dos seus profetas Deus havia prometido ao povo um Messias... Isaías 9.6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz...

30 ... para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. Isaías 9.7

31 Judeus que viviam em Alexandria, no Egito, traduziram entre 250 e 150 a.C. o Antigo Testamento para a língua grega, a mais falada no mundo civilizado da época. Esta tradução ficou conhecida como a Septuaginta. Isto facilitou o conhecimento das Escrituras por outros povos não judeus.

32 A Preparação Grega As conquistas de Alexandre o Grande A utilização de uma língua internacional

33 A Preparação Romana O império romano conquistou a maior parte dos territórios... “O sistema viário romano contribuiu grandemente para tornar as viagens mais fáceis e seguras por todo o império”.

34 O Poderio Romano Permitiu uma dominação completa de todo mundo... Desconfiava de todo novo movimento... Função de um governador – manter a paz... Roma permitia grande liberdade... todo o Império Romano uma mesma civilização...... todos tinham exposição à mesma língua (grego), à mesma literatura... Isso facilitou uma expansão rápida do Evangelho.

35 Os judeus e a Dispersão Do ponto de vista romano, a Judéia era uma província agitada. O povo não aceitava colaborar com o império romano...... os romanos confiaram o governo da Judéia a um rei em quem podiam confiar, Herodes o Grande...... ele morreu em 4 a.C. seu reino foi dividido entre seus filhos:

36 Herodes Arquelau, o mais velho... A Judéia passou então sob a autoridade direta de procuradores romanos... Herodes Antipas foi tetrarca da Galiléia e Peréia até 39 d.C. Herodes Filipe... Lisânias...

37 Em 41 d.C. uma tempestade política irrompeu... O imperador Cláudio voltou a estabelecer um rei na Judéia e Samaria – Rei Herodes Agripa I... Herodes Agripa II... Província da Judéia...... Cesaréia – Félix e Festo...... práticas religiosas dos judeus, Sinédrio uma autoridade religiosa Os Herodes tinham até certo apoio do Sinédrio...

38 Os Zelotes... oposição ao poderio romano.... fariseus, grupo religioso legalista... Nas sinagogas o povo ouvia a leitura e a interpretação da Lei e dos Profetas... A Palestina era o país de origem de muitos judeus que viviam fora de suas fronteiras. O governo imperial reconhecia os judeus como uma comunidade religiosa... As sinagogas nos países de língua grega eram visitadas por muitos simpatizantes.


Carregar ppt "Novo Testamento 1 Os Evangelhos. Introdução Generalidades Bíblia Vários livros, uma coletânea! 66 livros 40 autores diferentes uns dos outros 1500-1600."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google