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Prof. Amaro Henrique Pessoa Lins, Reitor. A UFPE EM NÚMEROS INDICADOR1990199520002003 1. Alunos matriculados 1.1. Graduação15.91614.58121.51223.297 1.2.

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1 Prof. Amaro Henrique Pessoa Lins, Reitor

2 A UFPE EM NÚMEROS INDICADOR1990199520002003 1. Alunos matriculados 1.1. Graduação15.91614.58121.51223.297 1.2. Pós-graduação stricto sensu8301.3642.7113.770 1.3. Pós-graduação lato sensu3126984.1822.484 2. Alunos diplomados 2.1. Graduação1.5721.7332.1952.581 2.2. Mestrado135245820... 2.3. Doutorado31166151 3. Ingressantes2.1553.3604.1604.430 4. Corpo docente (efetivos)1.8651.6001.6531.610 4.1. Doutores387486721905 4.2. Mestres744630592478 5. Pessoal técnico administrativo 5.1. Total3.7313.4363.2403.364 5.2. HU1.1801.1891.1091.290 6. Área física construida (1.000 m 2 )254330350372 7. Orçamento (R$ 1.000)...502.284424.626364.916 7.1. Tesouro...409.737361.215317.354 7.2. Convênio 15.71654.76043.271 7.3. Próprios...76.6018.6504.290

3 Universidade Federal de Pernambuco A UFPE caracteriza-se por ter gestão colegiada, em seus departamentos e centros e na administração central. Tem seu órgão máximo no Conselho Universitário, composto por representantes da sua comunidade acadêmica, por membros da administração e por representantes da sociedade civil.. A UFPE caracteriza-se por ter gestão colegiada, em seus departamentos e centros e na administração central. Tem seu órgão máximo no Conselho Universitário, composto por representantes da sua comunidade acadêmica, por membros da administração e por representantes da sociedade civil.. Em 2003 nossos docentes publicaram 110 livros, 293 capítulos de livros, 1.275 artigos, dos quais 643 em veículos internacionais, e quase 2.000 artigos em anais de eventos. Em 2003 nossos docentes publicaram 110 livros, 293 capítulos de livros, 1.275 artigos, dos quais 643 em veículos internacionais, e quase 2.000 artigos em anais de eventos. Tem uma área construída com mais de 370 mil metros quadrados, distribuídos em 150 hectares. Possui 400 salas de aula e 670 laboratórios. Tem uma área construída com mais de 370 mil metros quadrados, distribuídos em 150 hectares. Possui 400 salas de aula e 670 laboratórios. Suas bibliotecas, em número de dez, possuem em seu acervo mais de 400.000 livros e cerca de 13.000 periódicos nacionais e estrangeiros. Suas bibliotecas, em número de dez, possuem em seu acervo mais de 400.000 livros e cerca de 13.000 periódicos nacionais e estrangeiros. Sua infra-estrutura de informática compreende 24.000 metros de fibra ótica, 3.000 pontos de rede e cerca de 3.500 computadores. Sua infra-estrutura de informática compreende 24.000 metros de fibra ótica, 3.000 pontos de rede e cerca de 3.500 computadores.

4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ÓRGÃOS DELIBERATIVOS SUPERIORES REITORIA UNIDADES UNIVERSITÁRIAS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS

5 ÓRGÃOS DELIBERATIVOS SUPERIORES CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUN) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (CADM) CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CCEPE) CONSELHO DE CURADORES (CC)

6 ÓRGÃOS DELIBERATIVOS SUPERIORES Conselho Universitário (CONSUN): constituído pelos membros do CADM e do CCEPE, é o órgão máximo da Universidade; Conselho Universitário (CONSUN): constituído pelos membros do CADM e do CCEPE, é o órgão máximo da Universidade; Conselho de Administração (CADM): constituído pelo Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Diretores e Vice-Diretores de Centro, representantes das classes de magistério superior e dos estudantes e, também, por representação da Associação Comercial, da FIEPE e dos órgãos estaduais dos profissionais liberais. Órgão máximo em matéria administrativa da Universidade; Conselho de Administração (CADM): constituído pelo Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Diretores e Vice-Diretores de Centro, representantes das classes de magistério superior e dos estudantes e, também, por representação da Associação Comercial, da FIEPE e dos órgãos estaduais dos profissionais liberais. Órgão máximo em matéria administrativa da Universidade; Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE): integrado pelo Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, representantes do corpo docente de cada Centro, dos coordenadores de cursos de graduação e pós- graduação stricto sensu e dos estudantes. Órgão superior em assuntos de ensino, pesquisa e extensão; Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE): integrado pelo Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, representantes do corpo docente de cada Centro, dos coordenadores de cursos de graduação e pós- graduação stricto sensu e dos estudantes. Órgão superior em assuntos de ensino, pesquisa e extensão; Conselho de Curadores (CC): constituído por representantes do CADM e do CCEPE, do corpo docente, do MEC, dos órgãos de classe dos profissionais liberais e dos estudantes. Órgão de fiscalização econômico-financeira da Universidade. Conselho de Curadores (CC): constituído por representantes do CADM e do CCEPE, do corpo docente, do MEC, dos órgãos de classe dos profissionais liberais e dos estudantes. Órgão de fiscalização econômico-financeira da Universidade.

7 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CADM CÂMARA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS CÂMARA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMARA DE ASSUNTOS FINANCEIROS

8 CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CCEPE CÂMARA DE GRADUAÇÃO CÂMARA DE ADMISSÃO E ENSINO BÁSICO CÂMARA DE PESQUISA CÂMARA DE PÓS- GRADUAÇÃO CÂMARA DE EXTENSÃO

9 REITORIA GABINETE DO REITOR PROPESQPROEXTPROGEPEPROPLANPROACAD

10 REITORIA GABINETE DO REITOR REITOR CHEFE DE GABINETE ASSESSORIA E COMISSÕES PERMANENTES VICE-REITOR ÓRGÃOS SUPLEMENTARES AUDITORIA INTERNA PROCURADORIA GERAL ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

11 REITORIA ÓRGÃOS SUPLEMENTARES REITOR HOSPITAL DAS CLÍNICAS NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO PREFEITURA DA CIDADE UNIVERSITÁRIA NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIO UNIVERSITÁRIAS LABORATÓRIO DE IMUNOPATOLOGIA KEISO ASAMI EDITORA UNIVERSITÁRIA BIBLIOTECA CENTRAL

12 Sugestões para Mellhoria do Controle de Gastos  O TCU pode atuar fortalecendo as instâncias internas de controle dos entes jurisdicionados propiciando condições para que o auto- controle seja exercido com maior eficácia.  Para tanto seria salutar a transferência de tecnologias desenvolvidas no âmbito do tribunal de forma a ampliar-se o processo de auto-controle por meio de:  Softwares  Manuais  Acompanhamento de processos  A edição e divulgação de cartilhas, jornais, boletins, que orientem os gestores quanto aos procedimentos que devem ser utilizados são outras ações importantes e eficazes;  O TCU pode organizar seminários, mesas-redondas, programas de treinamento, palestras que comunicassem aos entes jurisdicionados as melhores práticas adotadas do sistema.

13 Sugestões para Implementar e Aprimorar o Controle Social sobre as ações das IFES Sugestões para Implementar e Aprimorar o Controle Social sobre as ações das IFES  A UFPE reconhece que o conhecimento / julgamento da sociedade quanto ao valor dos serviços produzidos e distribuídos é limitado;  A efetiva evidenciação do esforço destas entidades é importante para ela, para o governo e para a sociedade;  A universidade reconhece a importância do controle social e vê neste processo uma forma de legitimação de suas ações;  Percebe-se a existência de oportunidade de atuação conjunta do Controle Interno x Controle Externo cujo produto da parceria seria o desenvolvimento de Caderno de Indicadores da Gestão, base para efetivação do Controle Social;

14 Sugestões para Implementar e Aprimorar o Controle Social sobre as ações das IFES Sugestões para Implementar e Aprimorar o Controle Social sobre as ações das IFES  Tais indicadores estarão disponíveis no sítio de cada entidade, da ANDIFES, do Tribunal, e através de outras mídias, facilitando o acesso da sociedade civil organizada ou mesmo do cidadão comum.  Adicionalmente, divulgar os Planos e as Realizações a um conselho da sociedade civil local por ocasião do seu aniversário ou em outra data qualquer que sirva de referência para caracterizar uma gestão responsável e uma participação cidadã da sociedade.  Envio do Relatório Anual de Gestão para a Comissão de Educação da Câmara Federal  Sugere-se a criação de um GT nacional (ANDIFES X TCU) para avaliar e desenvolver a idéia.

15 Caderno de Indicadores de Gestão: Base para o Exercício do Controle Social Caderno de Indicadores de Gestão: Base para o Exercício do Controle Social Controle InternoControle Externo Controle Social Caderno de Indicadores


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