Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
POSSIBILIDADES DO USO DA CALCULADORA DO WINDOWS
3
OBJETIVO Explorar as possibilidades de uso da Calculadora do Sistema Operacional Windows como recurso didático-pedagógico, utilizando situações-problema com as quatro operações fundamentais.
4
JUSTIFICATIVA O trabalho com algoritmos ainda se reduz à repetição mecânica de cálculos com lápis e papel, dificultando o desenvolvimento de habilidades do uso da calculadora e da resolução de alguns cálculos mais complexos com rapidez e eficiência.
5
JUSTIFICATIVA Investigação das possibilidades como recurso didático, ressaltando a sua utilidade na aprendizagem de conceitos, verificação de resultados, correção de erros e como instrumento de auto-avaliação.
6
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Fazer aparecer o número 3875 no visor da calculadora sem digitá-lo diretamente.
7
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
8
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
9
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
FAZER APARECER O NÚMERO 3621 NO VISOR DA CALCULADORA UTILIZANDO APENAS AS TECLAS 0 E 1.
10
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
11
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
12
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
FAZER APARECER O NÚMERO 25,08 NO VISOR DA CALCULADORA UTILIZANDO APENAS AS TECLAS 0 E 1.
13
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
14
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Dado o número Como obter o número , considerando as quatro operações fundamentais estudadas?
15
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
16
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Como obter o número ?
17
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Dado o número 403,7. Como obter o número 540,63, considerando as quatro operações fundamentais estudadas?
18
EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
19
PÚBLICO ALVO Professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação − GRE Arcoverde - PE e Núcleo de Tecnologia Educacional.
20
ENVOLVIDOS NO PROCESSO
Prof° Adriano Pedrosa – UFPE; Secretaria de Educação e gestor da Escola Senador Vitorino Freire – formações do Programa SAEPE ano 2002 que visavam capacitar professores de Português e Matemática acerca de conteúdos e metodologias relevantes para o Ensino Fundamental e Médio.
21
ENVOLVIDOS NO PROCESSO
Gestores e coordenadores das Centrais de Tecnologias das escolas participantes – articulação eficiente com o NTE quanto aos horários, organização dos espaços escolares, das tecnologias e mídias, dos lanches e almoços.
22
ENVOLVIDOS NO PROCESSO
Gestor da Gerência Regional de Educação – GRE Arcoverde – disponibilizou transporte para deslocamento para as cidades jurisdicionadas ao NTE.
23
RESULTADOS ALCANÇADOS
Reflexão sobre as novas possibilidades de formulação de situações-problema que envolvem as quatro operações fundamentais e o uso das calculadoras nas aulas de Matemática
24
PROFESSORES PARTICIPANTES
ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍ0DO CRISTO REI – PESQUEIRA – PE 46 AGO/2007 CÍCERO AUGUSTO – IBIMIRIM – PE 11 FEV/2008
25
PRÓXIMOS PASSOS Diante da receptividade dos professores das escolas capacitadas pretendemos dar continuidade ao processo de formação em outras unidades de ensino;
26
PRÓXIMOS PASSOS Reorganizar e ampliar as atividades mediante a inclusão de análises do software Calcule, que também trabalha com calculadora, o qual foi projetado pela equipe do professor Luciano Meira do Departamento de Psicologia Cognitiva da UFPE.
27
SOFTWARE CALCULE
28
SOFTWARE CALCULE
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.