A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POSSIBILIDADES DO USO DA CALCULADORA DO WINDOWS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POSSIBILIDADES DO USO DA CALCULADORA DO WINDOWS"— Transcrição da apresentação:

1 POSSIBILIDADES DO USO DA CALCULADORA DO WINDOWS

2

3 OBJETIVO Explorar as possibilidades de uso da Calculadora do Sistema Operacional Windows como recurso didático-pedagógico, utilizando situações-problema com as quatro operações fundamentais.

4 JUSTIFICATIVA O trabalho com algoritmos ainda se reduz à repetição mecânica de cálculos com lápis e papel, dificultando o desenvolvimento de habilidades do uso da calculadora e da resolução de alguns cálculos mais complexos com rapidez e eficiência.

5 JUSTIFICATIVA Investigação das possibilidades como recurso didático, ressaltando a sua utilidade na aprendizagem de conceitos, verificação de resultados, correção de erros e como instrumento de auto-avaliação.

6 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Fazer aparecer o número 3875 no visor da calculadora sem digitá-lo diretamente.

7 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

8 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

9 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
FAZER APARECER O NÚMERO 3621 NO VISOR DA CALCULADORA UTILIZANDO APENAS AS TECLAS 0 E 1.

10 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

11 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

12 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
FAZER APARECER O NÚMERO 25,08 NO VISOR DA CALCULADORA UTILIZANDO APENAS AS TECLAS 0 E 1.

13 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

14 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Dado o número Como obter o número , considerando as quatro operações fundamentais estudadas?

15 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

16 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Como obter o número ?

17 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Dado o número 403,7. Como obter o número 540,63, considerando as quatro operações fundamentais estudadas?

18 EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

19 PÚBLICO ALVO Professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação − GRE Arcoverde - PE e Núcleo de Tecnologia Educacional.

20 ENVOLVIDOS NO PROCESSO
Prof° Adriano Pedrosa – UFPE; Secretaria de Educação e gestor da Escola Senador Vitorino Freire – formações do Programa SAEPE ano 2002 que visavam capacitar professores de Português e Matemática acerca de conteúdos e metodologias relevantes para o Ensino Fundamental e Médio.

21 ENVOLVIDOS NO PROCESSO
Gestores e coordenadores das Centrais de Tecnologias das escolas participantes – articulação eficiente com o NTE quanto aos horários, organização dos espaços escolares, das tecnologias e mídias, dos lanches e almoços.

22 ENVOLVIDOS NO PROCESSO
Gestor da Gerência Regional de Educação – GRE Arcoverde – disponibilizou transporte para deslocamento para as cidades jurisdicionadas ao NTE.

23 RESULTADOS ALCANÇADOS
Reflexão sobre as novas possibilidades de formulação de situações-problema que envolvem as quatro operações fundamentais e o uso das calculadoras nas aulas de Matemática

24 PROFESSORES PARTICIPANTES
ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍ0DO CRISTO REI – PESQUEIRA – PE 46 AGO/2007 CÍCERO AUGUSTO – IBIMIRIM – PE 11 FEV/2008

25 PRÓXIMOS PASSOS Diante da receptividade dos professores das escolas capacitadas pretendemos dar continuidade ao processo de formação em outras unidades de ensino;

26 PRÓXIMOS PASSOS Reorganizar e ampliar as atividades mediante a inclusão de análises do software Calcule, que também trabalha com calculadora, o qual foi projetado pela equipe do professor Luciano Meira do Departamento de Psicologia Cognitiva da UFPE.

27 SOFTWARE CALCULE

28 SOFTWARE CALCULE


Carregar ppt "POSSIBILIDADES DO USO DA CALCULADORA DO WINDOWS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google