A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni."— Transcrição da apresentação:

1 MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni

2 Objetivos Conhecer os principais instrumentos de medidas elétricas e não elétricas: Utilização Constituição básica Princípio de funcionamento, etc. Conhecer os principais métodos de medição de grandezas elétricas e não elétricas. Objetivos da instrução e resultados esperados e/ou habilidades desenvolvidas com o aprendizado.

3 Ementa Sistema Internacional de Unidades Teoria dos Erros
Generalidade dos instrumentos elétricos de medição Instrumentos de bobina móvel Instrumentos de ferro móvel Instrumentos eletrodinâmicos Frequencímetros e fasímetros Lista de vocabulário relacionado.

4 Ementa Medição de resistência elétrica Medição de impedância
Transformadores para instrumentos elétricos de medição Medição de potência em circuitos trifásicos Medição de energia elétrica Medição de resistência de terra Medidas magnéticas Lista de vocabulário relacionado.

5 Critérios de Avaliação
1ª Avaliação: 60 ptos 40 ptos – 2 provas teóricas ( 20 ptos cada uma) 20 ptos – Trabalhos 2ª Avaliação: 40 ptos 40 ptos – prova final

6 Bibliografia – Básica Filho, Solon de Medeiros; “Fundamentos de Medidas Elétricas”; Editora Universitária - UFPE; 1979. Uma lista de procedimentos e etapas, ou um slide da palestra com mídia.

7 Bibliografia – Básica Roldan, José; “Manual de Medidas Elétricas”; Hemus; 2002.

8 Bibliografia – Básica Filho, Solon de Medeiros; “Medição de Energia Elétrica”; Editora Universitária – UFPE; 1976.

9 Bibliografia – Complementar
Torreira, Raul P.; “Instrumentos de Medição Elétrica”; Hemus; 1978.

10 Bibliografia – Complementar
Rizzi, Álvaro Pereira; “Medidas Elétricas - Potência, Energia, Fator de Potência e Demanda”; LTC; 1980.

11 Introdução Técnicas de Medição têm importância desde o começo da civilização humana: Comércio baseado na troca de mercadorias A revolução industrial, durante o século XIX, trouxe um avanço grande na área de medição.

12 Introdução Um sistema de medição fornece informação sobre o valor físico de alguma variável a ser medida. Casos simples de sistemas de medição consiste de uma única unidade que fornece a saída de uma variável aplicada.

13 Introdução Entretanto, existem sistemas de medição mais complexos, nos quais o sistema consiste de vários elementos:

14 Introdução Sistemas de Medição “Tradicional”

15 Introdução Sistema de Medição Computacional

16 Sistema Internacional de Unidades
As primeiras unidades de medidas usadas no passado, eram baseadas no corpo humano; Essas unidades eram definidas de maneira arbitrária;

17 Sistema Internacional de Unidades

18 Sistema Internacional de Unidades
Era necessário ter unidades de medida mais precisas; A primeira unidade de medida a ser “melhorada” foi a unidade de comprimento (o metro); Originalmente, o metro foi definido como vezes o comprimento de um quadrante da circunferência da Terra.

19 Sistema Internacional de Unidades
Uma barra de platina foi utilizada para representar o metro padrão, no começo do século XIX; Em 1889, uma barra formada por uma liga de platina e irídio foi utilizada para representar o metro padrão;

20 Sistema Internacional de Unidades
Pesquisas tecnológicas alavancaram o desenvolvimento de novos padrões para o metro; Em 1960, o metro padrão foi definido em termos de 1, x 106 comprimentos de onda da radiação espectral do criptônio no vácuo; Recentemente, 1983, o metro padrão foi definido como o comprimento percorrido pela luz no vácuo em (1/ ) segundos.

21 Sistema Internacional de Unidades
A Agência Internacional de Pesos e Medidas, situada na França, tem sediado a Conferência Geral de Pesos e Medidas, recebendo representantes de todas as nações do mundo. Em 1960, a Conferência Geral adotou um sistema chamado Sistema Internacional de Unidades, cuja abreviação internacional é SI.

22 Sistema Internacional de Unidades
Atualmente, o SI é dividido em três classes: Unidades de Base Unidades Suplementares Unidades Derivadas

23 Sistema Internacional de Unidades

24 Sistema Internacional de Unidades
Sistema de Unidades Básicas

25 Sistema Internacional de Unidades
No S.I. existem também duas unidades suplementares: Unidade Símbolo Grandeza Radiano rad Ângulo plano Esterradiano sr Ângulo sólido

26 Sistema Internacional de Unidades
Sistema de Unidades Derivadas

27 S.I. Sistema de Unidades Derivadas

28 Sistema Internacional de Unidades
Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

29 Sistema Internacional de Unidades
Grafia dos Nomes das Unidades Unidades escritas por extenso são em letra minúscula Ex: ampère, kelvin, newton, etc… A exceção é o grau Celsius. Não é permitida combinar partes escritas com símbolos das unidades Ex: quilovolts ou kV; metro por segundo ou m/s; etc…

30 Sistema Internacional de Unidades
Plural dos Nomes de Unidades Na escrita dos nomes de unidades, o plural obedece às seguintes regras: Prefixos do SI são invariáveis; Os nomes recebem o “s”: quando são palavras simples (Ex: ampères) ; quando são palavras compostas sem hífen (Ex: metros quadrados); quando são termos compostos por multiplicação (Ex: newtons-metros);

31 Sistema Internacional de Unidades
Plural dos Nomes de Unidades Na escrita dos nomes de unidades, o plural obedece às seguintes regras: Não recebem o “s” : quando os nomes terminam em s, x ou z (Ex: siemens, hertz); quando se referem a termo de uma divisão (Ex: quilômetros por hora); quando em palavras compostas ligados por hífen ou preposição (Ex: elétron-volts).

32 Sistema Internacional de Unidades
Grafia dos Símbolos de Unidades Os símbolos são invariáveis; Ex: W, V. Os prefixos do SI nunca devem ser justapostos num mesmo símbolo; Os prefixos do SI podem ficar juntos em uma unidade que represente multiplicação ou divisão; Ex: kV/mm. Os símbolos de uma unidade composta por multiplicação pode ser formado pela justaposição dos símbolos ou mediante a colocação de um ponto.

33 Sistema Internacional de Unidades
Grafia dos Símbolos de Unidades As unidades de tempo aceitas com o SI são o dia (d), a hora (h) e o minuto (min). Quando um símbolo com prefixo tem expoente, todo o conjunto é afetado pelo expoente.

34 Algarismo Significativo
Revisão…

35 Algarismo Significativo
O resultado de uma medição é expressado por números que dão a “dimensão” da grandeza do fenômeno físico estudado. Entretanto, esse número sempre está associado a uma incerteza intrínseca devido ao próprio fenômeno físico, ao erro do experimentador, erro do instrumento, etc.

36 Algarismo Significativo
Exemplos 16,3 m 8 kg 9,0 0,004 1001x10-3 3 algarismos significativos e 1 algarismo duvidoso 1 algarismo significativo e 1 algarismo duvidoso 2 algarismos significativos e 1 algarismo duvidoso 1 algarismo significativo e 1 algarismo duvidoso 4 algarismos significativos e 1 algarismo duvidoso

37 Algarismo Significativo
Arredondamento Se o algarismo à direita do último dígito que se pretende representar for menor do que 5, apenas despreza-se os demais dígitos à direita. Ex: Representar o número abaixo com 4 algarismos significativos 11,3215 11,32

38 Algarismo Significativo
Arredondamento Se o algarismo à direita do último dígito que se pretende representar for maior do que 5, adiciona uma unidade ao último dígito e despreza-se os demais dígitos à direita. Ex: Representar o número abaixo com 5 algarismos significativos 11,3216 11,322

39 Algarismo Significativo
Manipulação de Números O resultado de uma operação deverá ter o mesmo número de algarismos significativos do dado “menos exato” que estiver presente na operação. Exemplo Duas pilhas A e B foram medidas com dois voltímetros diferentes V1 e V2 respectivamente. Qual é a diferença entre as duas tensões, se A = 1,495 V e B = 1,49439? A – B = 1,495 – 1,49439 = 0,00061 V Logo, A – B = 0,001V


Carregar ppt "MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google