A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hungria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hungria."— Transcrição da apresentação:

1 Hungria

2 Trabalho realizado por:
- Barbara Batista, nº4 - Joana Moreira, nº12 - Tatiana Brito, nº22 Docente: Salomé Cordeiro Ano Lectivo: 2010/2011

3 Localização geográfica
A Hungria localiza-se no centro da Europa, no vale dos Kárpatos. Esta faz fronteira com inúmeros países tais como: a Áustria, Eslováquia, Roménia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e a Eslovénia. Hungria divide-se em duas partes pela sua via fluvial principal, o Danúbio. Existem outros rios importantes tais como: o Tisza e o Drava, enquanto que a metade ocidental contém o grande lago Balaton.

4 Símbolos do País O Brasão é conhecido por pequeno brasão histórico com coroa. Com a chegada do séc. XII, o brasão real era também o brasão do país. Os dois brasões começaram a diferenciar-se a partir do séc. XV, quando o pequeno brasão adquiriu a sua forma definitiva.

5 Continuação… As cores da bandeira da Hungria tiveram origem na história do país e é composta por três faixas de largura igual, com as cores: vermelho, branco e verde. Cujo o significado é: vermelho – liberdade; verde – fraternidade; branco - igualdade

6 Personalidades Béla Bartók ( ) - Compositor, pianista, folclorista e professor húngaro A influência húngara está bem patente nas suas famosas obras. Iniciou muito cedo os seus estudos na música, começou pelo piano e com nove anos compôs pequenas peças para dança. Arpad Szenes ( ) - Pintor de origem húngara, viveu em França, tendo conhecido em Paris a sua futura mulher, a pintora portuguesa Vieira da Silva. No início da sua carreira produz pinturas figurativas de tendência surrealista mas após Segunda Guerra Mundial envereda pela linguagem abstracta que, sem esconder as suas raízes surrealistas, se cruza com o culto da serena pintura oriental, produzindo um vasto conjunto de pinturas de grande subtileza cromática e sugestão lumínica.

7 Personalidades Franz Liszt: ( ) - Compositor e pianista húngaro , foi um dos mais geniais criadores do poema sinfónico. Cornelius Lanczos ( ) - Matemático húngaro, de origem judaica, dedicou-se à análise numérica e a questões de física teórica, em particular a teoria da relatividade, tendo sido assistente de Einstein em Após o ascenso do Nazismo, abandonou a Alemanha (onde ensinava desde 1921, devido às leis anti-semitas na Hungria), dirigindo-se para os Estados Unidos da América. Aqui chegou a trabalhar nos laboratórios de aeronáutica da Boeing, bem como no Institute for Numerical Analysis do National Bureau of Standards de Los Angeles, onde participou no desenvolvimento dos computadores digitais. Incomodado com o maccartismo, aceitou em 1952 um convite de Schrödinger para dirigir o Departamento de Física Teórica do Institute for Advance Study de Dublin, Irlanda.

8 Aspecto Económicos A Hungria tem uma economia de porte médio e está integrada desde 2004 na União Europeia. Tal como outras economias do Leste Europeu, a Hungria também fez uma transição de uma economia centralizada e planificada para uma economia de mercado. Hoje o sector privado responde a 80% do produto interno bruto do país. Os investimentos estrangeiros e a posse de empresas húngaras acumulam mais de 60 bilhões de dólares (corresponde a 42 bilhões de euros) desde 1989.

9 clima O clima da Hungria é temperado continental com temperaturas muito frias no inverno (-29ºC) e no verão as temperaturas são muito altas (42ºC). As suas chuvas são mais irregulares na zona a oeste do Danúbio do que na zona leste.

10 Curiosidades Euro: 1 euro = 254 Forint.
Paprica: É um pó que é utilizado como tempero, obtém-se através da mistura de uma subtil e aromática variedade de pimentos secos. A sua produção é particularmente produzida na Hungria. Cubo de Rubik: Nome dado à invenção do húngaro Erno Rubik, também conhecida por Cubo Mágico, criada em 1974 e lançada internacionalmente em A expectativa criada pela sua difícil solução fez deste invento um sucesso universal, principalmente entre os jovens que organizaram clubes e concursos especialmente dedicados ao Cubo de Rubik.

11 Continuação… Esferográfica BIC: A caneta foi originalmente apresentada pelo húngaro Lasdilau Biro, mas as suas experiências tiveram de ser interrompidas pelo rebentar da Segunda Guerra Mundial. Finalmente, em 1953, o francês Marcel Bich (um dos donos de uma fábrica de produção de canetas situada nos arredores de Paris) criou a esferográfica BIC: caneta económica feita de plástico, de forma hexagonal e de ponta esférica. Esta sua criação deu origem a um novo conceito na filosofia do consumo: a ideia de "usar e deitar fora".  Aqueduto das Águas Livres: Carlos Mardel, arquitecto e engenheiro húngaro ( ), veio para Portugal em O primeiro trabalho a que se dedicou foi o Aqueduto das Águas Livres. Foi o responsável pelo projecto do reservatório das Amoreiras, conhecido por Casa das Águas, e pelo traçado do aqueduto desde o vale de Alcântara até à Mãe d'Água. Foi um dos principais arquitectos da reconstrução capital após o terramoto de Teve também responsabilidade em outras obras, nomeadamente no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

12


Carregar ppt "Hungria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google