A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 27 – A agricultura brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 27 – A agricultura brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 27 – A agricultura brasileira
UNIDADE VIII – O ESPAÇO RURAL E A PRODUÇÃO AGRÍCOLA Capítulo 27 – A agricultura brasileira 1 – A dupla face da modernização agrícola. 2 – O Estatuto da Terra e a reforma agrária. 3 – Desempenho da agricultura familiar e patronal. 4 – Produção agropecuária brasileira. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

2 A agricultura brasileira
A agricultura brasileira atual é responsável por 9% do PIB atual. Se considerarmos a cadeia produtiva completa envolvida nos agronegócios, a participação é de 40%. O Brasil apresenta grandes possibilidades de aumentar sua participação no comércio mundial de produtos agrícolas. Para tanto, é preciso que as pequenas e as médias propriedades tenham acesso a assistência técnica e financiamentos para a formação de cooperativas que possam ingressar na arena dos agronegócios.

3 A agricultura brasileira
Canavial Castanha

4 1 – A dupla face da modernização agrícola
Apesar da modernização verificada nas técnicas de produção em várias regiões, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo. Cerca de 80% da força de trabalho agrícola é encontrada em pequenas e médias propriedades que utilizam mão-de-obra familiar, mas, nem todos vivem nas mesmas condições. Outra consequência da modernização das técnicas é a completa subordinação da agropecuária ao capital industrial.

5 1 – A dupla face da modernização agrícola

6 2 – O Estatuto da Terra e a reforma agrária
Em 1964 foi criado o Estatuto da Terra, um conjunto de leis que possibilitam a realização de um censo agropecuário que fornecesse os dados estatísticos necessários à elaboração de uma política de reforma agrária. O artigo 185 do capítulo da Constituição Federal de 1988 sobre reforma agrária proíbe a desapropriação de pequenas e médias propriedades, assim como as grandes propriedades produtivas, para fins de assentamentos rurais.

7 2 – O Estatuto da Terra e a reforma agrária
Tamanho das propriedades: Pequenas – até 4 módulos rurais; Médias – de 4 a 15 módulos; Grandes – maiores de 15 módulos;

8 3 – Desempenho da agricultura familiar e patronal
Uma política de desenvolvimento do espaço rural brasileiro deve conter: A reforma agrária; O fortalecimento da agricultura familiar; O aumento nas exportações; O incentivo a todas as demais atividades que possam gerar emprego e aumento de renda, como o turismo; No Brasil, 85,2% dos estabelecimentos agrícolas praticam agricultura familiar, o que ocupa 30,5% da área utilizada pela agropecuária.

9 4 – Produção agropecuária brasileira
O Brasil tem uma posição importante no mercado mundial como exportador de alguns produtos agrícolas, como café, açúcar, soja e suco de laranja. Entretanto, para abastecer o mercado interno, o país necessita importar alguns produtos, como o trigo, por exemplo. Ao longo da história, a política agrícola brasileira tem oferecido mais subsídios aos produtos agrícolas de exportação, especialmente nos grandes latifúndios. Porém, em 1995, houve uma inversão, e os produtos que receberam mais incentivos foram o feijão, a mandioca e o milho.

10 4 – Produção agropecuária brasileira
Na pecuária predominam os bovinos, em sua maioria criados de maneira semi-extensiva.

11 4 – Produção agropecuária brasileira

12

13 Principais rebanhos brasileiros

14

15 QUESTÕES PG 544 1 – Cite alguns fatores que podem contribuir para o aumento das exportações brasileiras de produtos agrícolas. Cite outros que dificultam. 2 – Explique o que é o Estatuto da Terra e qual o objetivo da sua criação. 4 – Qual foi a importância do “rito sumário de desapropriação” e do aumento do Imposto Territorial Rural (ITR) para a realização da reforma agrária no Brasil?


Carregar ppt "Capítulo 27 – A agricultura brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google