A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09 Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09 Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do."— Transcrição da apresentação:

1 Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09
Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza ESTORIL Tel.: | |

2 Gálatas 1, 11-24 por quê? Por quê?

3 Jesus Cristo revela-se a Paulo
“O Evangelho que por mim foi anunciado, não o conheci à maneira humana, pois eu não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo.”

4 Excesso de Paulo no zelo pela Lei
“Com que excesso perseguia a Igreja de Deus e procurava devastá-la; e no judaísmo ultrapassava a muitos compatriotas da minha idade, tão zeloso eu era pelas tradições de meus pais”

5 «Deus escolheu-me desde o seio
de minha mãe»

6 "Quando aprouve a Deus revelar o seu Filho em mim, para que o anuncie
entre os gentios, não fui consultar criatura humana alguma"

7 Depois da revelação partiu para a Arábia
“nem subi a Jerusalém para ir ter com os que se se haviam tornado Apóstolos antes de mim. Parti, sim, para a Arábia e voltei outra vez a Damasco.”

8 Pedro e Paulo “A seguir, passados três anos, subi a Jerusalém, para
conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias.”

9 Síria * Cilícia * Judeia
“Seguidamente, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. mas não era pessoalmente conhecido das Igrejas de Cristo que estão na Judeia.

10 Paulo anuncia o Evangelho
Na Judeia, os cristãos apenas tinham ouvido dizer: “Aquele que antes nos perseguia, anuncia agora como Evangelho a fé que outrora devastava.” E, por causa de mim, glorificavam a Deus.

11 pelas tradições dos antepassados? A observância da Lei ou Pentateuco,
Que zelo era esse pelas tradições dos antepassados? A observância da Lei ou Pentateuco, sempre a ser actualizada = tradições orais e escritas tão importantes quanto a Lei Por ela, como fariseu, Paulo estava disposto a tudo em defesa da fidelidade a Deus, tão fundamental para a vida do seu Povo. Como é que os cristãos estavam a desprezar a Lei e as respectivas tradições? Em Jerusalém, havia dois grupos de cristãos: os Helenistas e os Hebreus. Ambos eram Judeus convertidos a Cristo mas oriundos de lugares diferentes. Os Helenistas (como Estêvão) defendiam que o culto, praticado no templo e regulamentado pela Lei, já não fazia sentido depois da morte redentora de Cristo.

12 Para eles, o perdão dos pecados, que se procurava obter pelos sacrifícios
oferecidos no templo, tinha sido alcançado, definitivamente e para toda a humanidade, por Jesus C., na sua morte e ressurreição. Para a salvação bastava a fé em Jesus Messias. E baseavam-se nas próprias palavras de Jesus (Mc 14,58; Jo 2, 21s). Assim foi Estêvão acusado de “falar contra este Lugar Santo e contra a Lei”. E por isso o mataram (Act 7). Foi quando os outros helenistas cristãos tiveram de fugir de Jerusalém. Mas não abandonaram as suas convicções. Saulo saíra em perseguição deles mas acabou por chegar a Damasco como cristão… Razão tinham os cristãos da Judeia para glorificar a Deus: não só pela vitória sobre o fanatismo de Paulo mas por tantas outras maravilhas, entretanto operadas por meio dele no anúncio da fé…até hoje…

13 Vamos rezar o Salmo 30 - de confiança em Deus, no meio das provações, como aquelas por que passaram Jesus e Estêvão. Em Vós, Senhor, me refugio, jamais serei confundido, pela vossa justiça salvai-me. Inclinai para mim os vossos ouvidos, apressai - Vos em libertar-me. Sede a rocha do meu refúgio e a fortaleza da minha salvação, porque Vós sois a minha força e o meu refúgio, por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me. Livrai-me da armadilha que me prepararam, porque Vós sois o meu refúgio. Em vossas mãos entrego o meu espírito, Senhor, Deus fiel, salvai-me.


Carregar ppt "Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09 Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google