A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Maria de Fátima, adaptado por Profª Enfº Débora Rinaldi Nogueira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Maria de Fátima, adaptado por Profª Enfº Débora Rinaldi Nogueira"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Maria de Fátima, adaptado por Profª Enfº Débora Rinaldi Nogueira
Assistência de enfermagem à pacientes em cirurgias do sistema neurológico Profª Maria de Fátima, adaptado por Profª Enfº Débora Rinaldi Nogueira

2 O traumatismo craniencefálico pode acarretar incapacidades e disfunções como:
Concussão cerebral: uma lesão resultante de um golpe sobre a cabeça que abala o encéfalo ou por queda, ou seja por uma lesão grave no tecido encefálico. O paciente pode apresentar perda breve da consciência acompanhada por desorientação temporária, visão borrada ou diplopia, irritabilidade e tontura.

3 Contusão cerebral:carreta lesão estrutural no encéfalo , podendo provocar equimose, e, por vezes hemorragia; Hematomas:sangramento no interior do crânio podem causar Hipertensão intracraniana (HIC), não controlada e pode ser indicado uma cirurgia de emergência; Fraturas.

4 Métodos Cirúrgicos Trepanação: orifícios no crânio feito com uso de um perfurador para aliviar a pressão e remover o coágulo e interromper o sangramento. Trépanos

5 Drill cirúrgico

6

7 Caso essa fonte de sangramento não puder ser localizada será indicado uma cirurgia intracraniana. A cirurgia intracraniana consiste em três procedimentos possíveis: Craniotomia – É a abertura do crânio que permite o acesso as estruturas localizadas abaixo dos ossos do crânio, com o objetivo de remover tumores, aliviar a hipertensão intracaniana.

8 Linha de craniotomia e orifícios de trépano

9

10

11 Craniectomia – É a remoção de parte de um osso do crânio
Cranioplastia – é a reparação do defeito de um osso do crânio onde uma placa de metal ou de plástico ou uma malha metálica é usada para substituir a área do osso removido ou para reforçar o local do defeito de um osso do crânio .

12 Cranioplastia

13

14 http://www. sistemanervoso. com/pagina. php

15 Cuidados pré-operatórios de Enfermagem

16 Cuidados Pré-operatórios de Enfermagem
Preparo emocional do paciente; Inspecionar couro cabeludo; Tricotomia conforme prescrição; Sinais vitais; Controle neurológico conforme prescrição médica (nível de consciência, paralisias, parestesias, alteração de personalidade, distúrbios da fala e motores); Administrar medicações prescritas (anticonvulsivante, diurético, corticosteróides);

17 Prevenção de traumas; Restrição de líquidos (redução do edema); Passar sonda vesical de demora (se prescrito); Cuidados especiais quanto a parte do corpo paralisada. OBS: não verificar pressão e não fazer procedimentos na parte paralisada, pois, a circulação está diminuída e a sensibilidade deficiente.

18

19

20

21

22 Cuidados Pós Operatório
Avaliar sinais vitais, nível de consciência, resposta verbal e compreensão da comunicação verbal; Determinar o tipo e o nível de desconforto; Avaliar nível de tolerância à dor; Observar possíveis náuseas; Avaliar a orientação pessoal, espacial e temporal; Verificar função cognitiva; Verificar reação das pupilas; Avaliar assimetria facial;

23 Testar a mobilidade e a força das extremidades;
Observar possível agitação; Cuidados com a sonda vesical; Monitorar débito urinário (balanço hídrico); Cuidados com drenos cranianos; Prevenir traumas; Cuidados com posicionamento.

24 CRANIECTOMIA TRANSESFENOIDAL POR VIA TRANSNASAL

25

26

27 Tenham todos um ótimo final de semana...


Carregar ppt "Profª Maria de Fátima, adaptado por Profª Enfº Débora Rinaldi Nogueira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google