A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA LASSALISTA COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA LASSALISTA COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA LASSALISTA COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS

2 IMPLANTAR O REINO DO PAI
1. SABER BEM ONDE IR, O QUE ALCANÇAR É preciso, sempre, ter um bom Projeto Com meta a atingir Método a seguir Passos a dar E recursos de qualidade a utilizar... Isso é fundamental para: Determinar prioridades; Pre-ver decisões; Escolher os melhores recursos Jesus Cristo em sua missão educativa desenvolveu um Projeto que tinha como meta: IMPLANTAR O REINO DO PAI Era o eixo de sua vida e missão, a finalidade (telos) para a qual ordenava todas as suas palavras, ações, seu estar com..., seu testemunho, sua oração...

3 APRESENTADO NA SINAGOGA DE NAZARÉ
2. O PROJETO DE JESUS APRESENTADO NA SINAGOGA DE NAZARÉ “Conforme seu costume, Jesus entrou num sábado, em uma Sinagoga. Levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do Profeta Isaías. Abrindo-o, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.

4 “Devo anunciar também a outras cidades.
Em seguida Jesus fechou o livro, entregou-o na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então Jesus começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que vocês acabam de ouvir” (Lc 4, 16-21). “Devo anunciar também a outras cidades. A Boa Nova do Reino de Deus, pois para isso é que fui enviado” (Lc 4, 43). “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

5 E, nele, todos nós, mutuamente nos educamos.
SÃO JOÃO BATISTA LA SALLE ( ), o Padroeiro dos Educadores e sua proposta de Escola Cristã (École Chrétienne) a. Jesus é o MESTRE. b. O aluno é o DISCÍPULO. c. O professor é o MINISTRO, EMBAIXADOR e REPRESENTANTE DE JESUS. d. A escola é a COMUNIDADE DE JESUS (ekklesía). e. Ação educativa. É o todo do PROCESSO ESCOLAR DA AMORIZAÇÃO que educa. E, nele, todos nós, mutuamente nos educamos.

6 ou simplesmente transferi-la.
4. PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DE JESUS “Menino ainda, jovem depois, homem afinal, em quem, contudo, o menino continuou vivo, me fascinava e me fascina nos Evangelhos, a indivisibilidade entre o conteúdo e o método com que o Cristo os comunicava. O Ensino de Cristo não era e nem poderia ser o de quem, como muitos de nós, julgando-se possuidor de uma verdade, buscava impô-la ou simplesmente transferi-la.

7 que denunciava e que anunciava.
Verdade Ele mesmo, Verbo que se fez carne, História viva, sua pedagogia era a do testemunho de uma Presença que contradizia, que denunciava e que anunciava. Verbo encarnado, Verdade Ele mesmo, a Palavra que d’Ele emanava não poderia ser uma Palavra que, dita, dela se disse que foi, mas uma Palavra que sempre estaria sendo. Essa Palavra jamais poderia ser aprendida se não fosse apreendida, e não seria apreendida se não fosse igualmente por nós “encarnada”(...).

8 Sua Palavra não é som que voa: é PALAVRAÇÃO” PAULO FREIRE:
Conhecer, praticar, ensinar os Evangelhos – in Tempo e Presença, Rio, CEDI, 154, 1979, p. 7

9 AS PILASTRAS DA EDUCAÇÃO
Preocupada com uma educação utilitarista, técnica, presa a esquemas desatualizados em relação ao mundo em mudança, conteúdos e metodologia que não levam em conta os valores humanos a UNESCO pesquisou e publicou as bases para uma revolução escolar. O Relatório da UNESCO, coordenado por Jacques Delors: “Educação, um Tesouro a Descobrir” (Ed. Cortez) é para as escolas no mundo todo.Providencialmente é de grande valor para a Escola Católica.

10 tem todo o campo aberto para a educação humana e cristã dos alunos
9. AS PILASTRAS DA EDUCAÇÃO A ESCOLA CATÓLICA e, nela, a EDUCAÇÃO RELIGIOSA, levando em conta as orientações da UNESCO para a Educação, particularmente quanto às “quatro pilastras para a Educação”, tem todo o campo aberto para a educação humana e cristã dos alunos A NOVA EDUCAÇÃO SEGUNDO A UNESCO: 1. APRENDER A APRENDER 2. APRENDER A FAZER 3. APRENDER A CONVIVER 4. APRENDER A SER

11 o REINO DO PAI, o REINO DE DEUS: o Amor que liberta, promove e salva.
A QUINTA PILASTRA Pe João Batista Libânio, sj “A arte de formar-se” (Ed. Loyola), faz uma leitura cristã das QUATRO PILASTRAS propostas pela UNESCO e acrescenta uma, mas específica, para os cristãos. 5. APRENDER A FAZER A VONTADE DO PAI Jesus veio para “Fazer a vontade do Pai” (cf Hb 10, 7) e ele afirma que as pessoas que fazem a vontade do Pai, passam a ser seus irmãos, suas irmãs, e sua mãe (cf Mc 3, 32-35). E fazer a Vontade do Pai, é implantar no coração das pessoas e no mundo o REINO DO PAI, o REINO DE DEUS: o Amor que liberta, promove e salva.


Carregar ppt "ESCOLA LASSALISTA COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google