A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODERNISMO – 2º GERAÇÃO – POESIA DE 30

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODERNISMO – 2º GERAÇÃO – POESIA DE 30"— Transcrição da apresentação:

1 MODERNISMO – 2º GERAÇÃO – POESIA DE 30
Professora Vivian Trombini

2 Exposto ao horror de duas grandes guerras, o ser humano vive tempos sombrios em meados do século XX. O que significa estar no mundo? A esperança deve ser depositada nos indivíduos ou projetada na espiritualidade? Confrontada com questões como essas, a literatura precisa encontrar novos caminhos, abandonando a relativa leveza que a marcou no inicio do século XX.

3 CONTEXTO HISTÓRICO A quebra da bolsa de Nova York, em 1929;
A Revolução de 1930; Estado Novo; Quebra da bolsa de Nova York; Segunda Guerra ;

4 Estava criado o contexto para que a arte assumisse uma perspectiva mais intimista e procurasse respostas para as muitas dúvidas existenciais desencadeadas por todo esse cenário de horror e de destruição.

5 Em 1930, a vitória da primeira geração modernista na luta travada contra o academicismo já estava consolidada. Muitas de suas propostas, como o verso livre, a afirmação de uma língua brasileira, a priorização de uma paisagem nacional e a abordagem de temas ligados ao cotidiano, estavam definitivamente consolidados em nossa literatura.

6 A segunda geração, livre do compromisso de combater o passado, manteve muitas das conquistas da geração anterior, mas também se sentia inteiramente à vontade para voltar a cultivar certos recursos poéticos que o radicalismo da primeira geração tornara objeto de desprezo, tais como os versos regulares (metrificados), a estrofação criteriosa e as formas fixas, como o soneto, a balada, o rondó e o madrigal.

7 A publicação, em 1930, do livro Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, é considerada a referencia do inicio da poesia da segunda geração modernista. Os críticos adotam o ano de 1945 como data para o fim da poesia dessa geração, embora os escritores pertencentes a ela continuem a produzir.

8 PROJETO LITERÁRIO Diferentes modos de interpretar a realidade e de responder às grandes questões humanas; Refletir sobre o sentido de estar no mundo; Resgatar a crença de que a nossa espécie pode ser realmente “humana”; A análise do ser humano e de suas angustias, o desejo de compreender a relação entre o individuo e a sociedade; Produção com forte dimensão social.

9 PROJETO LITERÁRIO DA SEGUNDA GERAÇAO MODERNISTA
* Reflexão sobre o sentido de estar no mundo *Renovação da linguagem *Foco no contexto sociopolítico *Versos com estruturas sintáticas mais elaboradas

10

11 “Escritor da modernidade amorosa” “Celebrou a sensualidade”
1. VINICIUS DE MORAES ( ) “Escritor da modernidade amorosa” “Celebrou a sensualidade”

12 SONETO DE FIDELIDADE – VINICIUS DE MORAES
De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.

13 CARACTERÍSTICAS DA OBRA Poesia: Temática:
- da transcendência espiritual ao amor sensual - canto ao amor e à mulher o amor em suas múltiplas manifestações: saudade, carência, desejo, paixão, espanto 1ª fase transcendental e mística; angústia existencial (solicitação da alma e do corpo – até 1936). 2ª fase concepção mais realista da vida e do amor (mundo material, impressões sensoriais, erotismo); inovações de forma e conteúdo.

14 Prosa: crônica do cotidiano;
- literatura extraída do cotidiano e das experiências concretas da vida.

15 “Verdadeiro mito da poesia brasileira de todos os tempos”
2. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE ( ) “Verdadeiro mito da poesia brasileira de todos os tempos”

16 MÃOS DADAS – CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

17 CARACTERÍSTICAS DA OBRA
Vasta obra em poesia e prosa a) Estilo - linguagem seca, exata, direta, precisa; - poesia artesanal: trabalhada, elaborada e não fruto apenas da inspiração momentânea; - Anti-lirismo intencional (poemas isentos de sentimentalismo ou expressões enfáticas); - predomínio de versos livres; - valorização de aspectos sonoros e visuais (a partir do movimento concretista); - humor e poema-piada (mais no início da carreira); - acentuada ironia.

18 b) Temas 1. Temática do Eu (autobiografia): - o passado (lembranças da infância, da família, da terra natal, de fatos marcantes em sua existência); - o amor (questionamento, desencontro, dúvida). 2. Temática do Mundo: - visão pessimista, desencantada do mundo; - a solidariedade, o compromisso com a humanidade sofredora; - a destruição (indagação metafísica, a solidão humana, a perda, o nada). 3. Temática da Metapoesia (a metalinguagem): - Indagação sobre a função da poesia, ou mesmo de como fazê-la.

19 4. Temática do questionamento existencial:
- a angústia do poeta e do homem; - a tentativa de entender o mundo, integrar-se nele. 5. Temática da retratação da realidade: - compromisso com o presente; - retrato da realidade brasileira de diferentes épocas. 6. Temática do tempo: - o compromisso de não afastar-se do presente; - o passado que o persegue

20 c) Fases 1. “Gauche” (anos 30) – Dimensão humana: - ser às avessas, o deslocado, o torto, o que não consegue estabelecer comunicação com a realidade circundante; - o pessimismo, o individualismo, a reflexão existencial. 2. Poesia Social ( ): - sentimento de solidariedade; - consciência da debilidade do mundo; - poesia engajada a uma causa política. Obras: Alguma Poesia (1930); Brejo das Almas (1934) Obras: Sentimento do Mundo (1940); José (1942), A Rosa do Povo (1945).

21 3. O Signo do Não (anos 50-60): - poesia reflexiva, filosófica e metafísica; - emprego de recursos visuais e gráficos. 4. Fase da Memória (anos 70-80): - temas universais, a infância, a família, a terra natal (Itabira); - síntese de vários aspectos de fases diferentes (humor, pessimismo, existencialismo). Obras: Claro Enigma (1951); Viola de Bolso (1952); Fazendeiro do Ar e Poesia até Agora (1953) etc. Obras: Boitempo (1968); Menino Antigo (1973); As Impurezas do Branco (1973); Discurso da Primavera (1978); A Paixão Medida (1980); Corpo (1984); Amar se Aprende Amando (1985), Amor Natural (1992) e outros.

22 “Príncipe dos poetas alagoanos”
3. JORGE DE LIMA ( ) “Príncipe dos poetas alagoanos” “O católico engajado”

23 O ACENDEDOR DE LAMPIÕES – JORGE DE LIMA
Lá vem o acendedor de lampiões da rua! Este mesmo que vem, infatigavelmente, Parodiar o sol e associar-se à lua Quando a sombra da noite enegrece o poente! Um, dois, três lampiões, acende e continua Outros mais a acender imperturbavelmente, À medida que a noite, aos poucos, se acentua E a palidez da lua apenas se pressente. Triste ironia atroz que o senso humano irrita: Ele, que doira a noite e ilumina a cidade, Talvez não tenha luz na choupana em que habita. Tanta gente também nos outros insinua Crenças, religiões, amor, felicidade Como este acendedor de lampiões da rua!

24 CARACTERÍSTICAS DA OBRA
Poesia 1. Fase Nordestina (Regionalismo): - caráter memorialista; - reencontro com a infância (recordações da infância de menino de engenho); - o folclore africano; - a miséria do povo, a consciência social; - presença marcante do negro. 2. Fase Mística e Católica: - conversão do poeta ao catolicismo; - simbologia bíblica; - pessimismo frente ao destino do mundo; - sentimento de fraternidade; - visão paradisíaca e painéis apocalípticos; - Neo-barroquismo (conciliação dos contrários).

25 3. Poesia Surrealista (Obra: Invenção de Orfeu – 1952):
- biografia épica do próprio homem, em busca de sua plenitude espiritual; - misto de invenção e memória, passado e presente, sonho e realidade, história e futuro; - virtuosismo técnico e hermetismo. b) Prosa - cristianismo, surrealismo, regionalismo, urbanidade, crítica social, reflexão filosófica Obras: Salomão e as Mulheres (1927); Calunga (1935); A Mulher Obscura (1939); Guerra Dentro do Beco (1950); O Anjo (novela ).

26 4. CECÍLIA MEIRELES ( ) “O efêmero e o eterno”

27 RETRATO – CECÍLIA MEIRELES
Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?

28 CARACTERÍSTICAS DA OBRA
- poesia delicada, intimista, subjetiva, compassiva, reflexiva, filosófica; - imagens naturais (mar, ar, areia, espuma, lua, vento); - forte herança simbolista (neo simbolismo); - estados de ânimo vagos e quase incorpóreos; - atmosfera de dor existencial; - caráter passadista e pouco inovador; - linguagem limpa e bem comportada; - versos curtos; - tom melancólico e sereno.

29 - a precariedade da existência humana;
Temáticas: - a precariedade da existência humana; - a fugacidade do tempo e dos bens materiais; - a falta de sentido da vida; - a solidão a que o indivíduo está condenado; - a distância, a perda, a falta; - a criação artística; - a natureza.

30 “O católico visionário”
5. MURILO MENDES ( ) “O católico visionário”

31 O RENEGADO – MURILO MENDES
Cortina que vela a face de Deus, O céu fecha-se violentamente sobre mim [...] Que tenho eu com a sociedade dos meus irmãos? Acaso serei responsável pela sua vida? Sou o membro destacado de um vasto corpo. Sou um na confusão da massa insaciável: Entretanto vejo por todos, penso por todos, sofro por todos. [...]

32 CARACTERÍSTICAS DA OBRA
- retrato da realidade sem artificialismo; - crítica à sociedade massacrada pela técnica e pela mecanização; - paródia; - influência surrealista (exploração do inconsciente); - temática voltada para desmistificação do cotidiano; - sensualidade na figura da mulher, projetada através de suas formas amplificadas, simbolizando a seiva da vida, o lugar do encontro com o mistério da existência; - o senso de humanidade e a consciência social associados à dimensão espiritual; - metalinguagem.

33


Carregar ppt "MODERNISMO – 2º GERAÇÃO – POESIA DE 30"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google