A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. MS. REGINALDA MACIEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. MS. REGINALDA MACIEL"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. MS. REGINALDA MACIEL
ANATOMIA HUMANA Prof. MS. REGINALDA MACIEL

2 Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia
Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano. O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados de células.

3 Estudando a anatomia humana
Certas profissões, especialmente a medicina, fisioterapia, enfermagem, requerem um estudo aprofundado da anatomia humana. A anatomia humana pode ser dividida em duas principais subdisciplinas: anatomia humana regional e anatomia humana sistemática normal (descritiva).

4 Anatomia ? Ana = em partes Tomia = cortar No português= dissecação é a ciência que estuda a organização e estrutura do corpo humano.

5 Ramos da Anatomia - Citologia – estudo das células,
Histologia – estudo dos tecidos, Embriologia – estudo do desenvolvimento do indivíduo, Anatomia radiológica – estuda os órgãos por meio de Raios X, Anatomia Antropológica – tipos de raciais.

6 Conceito de variação Anatômica e Normal
Uma vez que a Anatomia utiliza como material de estudo o corpo humano, torna-se necessário fazer alguns comentários. A simples observação de um grupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre elementos que compõem o grupo. Estas diferenças morfológicas são denominadas variações anatômicas e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para indivíduo.

7

8 Anomalia e Monstruosidade
Na variação anatômica não há prejuízo da função. Entretanto, podem ocorrer variações morfológicas que determinam perturbação funcional. Ex. o indivíduo pode nascer com um dedo a menos na mão. Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, diz-se que se trata de uma anormalidade e não uma variação. Se a normalidade for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo em geral, Incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade. Ex. agenesia ( não formação) do encéfalo.

9 Anomalia Monstruosidade

10 Fatores Gerais de Variação
Às variações anatômicas ditas individuais, devem-se acrescentar aquelas decorrentes da idade, sexo, raça, do tipo constitucional e da evolução. Fase intra-uterina Ovo – quinze primeiros dias, Embrião – até o fim do 2º mês feto – até o 9º mês. Fase extra-uterina Recém nascido – até 1 mês após o nascimento Infante – até o fim do 2º ano Menino – até o fim do 10º ano Pré-púbere – até a puberdade Púbere – dos 12 aos 14 anos Jovem – até 21 anos Adulto – até 60 anos idoso ou velho – além do 60 anos.

11 Nomenclatura Anatômica
Como toda ciência, a Anatomia tem sua linguagem própria. Ao conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes dá-se o nome de Nomenclatura Anatômica. Foram abolidos os epônimos (nome de pessoas para designar coisas) e os termos indicam a forma, a sua posição ou situação ou seu trajeto. Abreviaturas para os termos gerais de Anatomia – artéria aa. – artérias gl. – glândula lig. – ligamento ligg. – ligamentos m. – músculo mm. – músculos n. – nervo nn. – nervos r. – ramo rr. – ramos v. – veia vv. – veias

12 Divisão do Corpo Humano
O corpo humano divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A cabeça corresponde à extremidade superior do corpo entendo unida ao tronco por uma porção estreitada, o pescoço. O tronco compreende o tórax e o abdome. Dos membros, dois são superiores e dois inferiores. Cada membro apresenta uma raiz, pela qual está ligado ao tronco, e uma parte livre. Na transição entre o braço e o antebraço há o cotovelo; entre o antebraço e a mão, o punho; entre a coxa e a perna, o joelho, entre a perna e o pé, o tornozelo.

13 Crânio Face Cabeça Pescoço Tórax Abdome Tronco Corpo Humano Raiz Ombro Superior Braço Antebraço Mão Parte livre Membros Raiz Quadril Inferior Coxa Perna Parte livre

14 Posição Anatômica Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômica, optou-se por uma posição padrão, denominada posição de descrição anatômica. O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.

15 Planos de delimitação e secção do corpo humano
Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos. Assim, temos os seguintes planos correspondentes: Delimitação do Corpo Humano Plano Ventral ou Anterior Plano Dorsal ou Posterior Plano Lateral Direito e Esquerdo Plano Cranial ou Superior Plano Podálico ou Inferior Plano de secção Plano Mediano – divide o corpo humano em metade direita e esquerdo. Plano Frontal – divide o corpo humano em anterior e posterior. Plano Transverso – divide o corpo em superior e inferior.

16 Eixos do Corpo Humano São linhas imaginárias traçadas no individuo. Eixo Ântero-posterior – unindo o centro do Plano ventral ao centro do Plano Dorsal. Eixo Longitudinal – unindo o centro do Plano cranial ao centro do Plano podálico. Eixo Transversal – unindo o centro do Plano lateral direito ao Plano lateral esquerdo.

17 Frontal Mediano Transverso

18 DECÚBITO DORSAL DECÚBITO LATERAL DECÚBITO VENTRAL POSIÇÃO DE TRENDELEMBURG POSIÇÃO DE LITOTOMIA

19 Termos de Relação:   Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo. Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.

20

21 Termos de Movimento Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

22 Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano coronal.
Abdução: afastar-se do plano mediano no plano coronal. Rotação Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano. Rotação Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano.

23 Retrusão: movimento de retração (para trás) como ocorre na retrusão da mandíbula e no ombro.
Protrusão: movimento dianteiro (para frente) como ocorre na protrusão da mandíbula e no ombro. Pronação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha posteriormente. e no ombro. Supinação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha anteriormente. e no ombro.

24 Inversão: movimento da sola do pé em direção ao plano mediano
Inversão: movimento da sola do pé em direção ao plano mediano. Quando o pé está totalmente invertido, ele também está plantifletido. Eversão: movimento da sola do pé para longe do plano mediano. Quando o pé está totalmente evertido, ele também está dorsifletido. Dorsi-flexão (flexão dorsal): movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo. Planti-flexão (flexão plantar): dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos.

25 Descrição da Posição Anatômica:
Em pé, com a face para frente e olhar dirigido para o horizonte Membros superiores estendidos aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente Membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente

26 Planos de delimitação:
Cranial ou superior Caixa Dorsal ou posterior Ventral ou anterior Lateral esquerdo e direito Inferior ou podálico (de podos = pé)

27 Planos e secções: Caixa Serra Ventral Dorsal
Laterais Superior ou Cranial Inferior ou podálico Planos que delimitam o corpo (Tangenciais), superfícies planas imaginárias. Caixa Sagital Mediana e ou sagital Coronal ou Frontal Transversal ou Horizontal Secções (cortes) que atravessam o corpo Serra

28 Secções (cortes) que atravessam o corpo:
Plano de secção mediana que divide o corpo em duas metades – direita e esquerda (Secção sagital) Serra Crânio de um feto em vista superior para localizar a sagitta

29 Serra Plano de secção frontal: São paralelos aos planos ventral e dorsal, é tangente a fronte do indivíduo.

30 Serra Plano de secção transversal: São paralelos aos planos cranial, podálico e ou caudal são horizontais, a secção é transversal.

31 Serra Secções: Plano sagital – plano vertical que divide o corpo em
direito e esquerdo Plano sagital mediano – idem, porém divide em partes iguais Plano parassagital –idem, porém divide em partes diferentes

32 Grupos regionais Os livros de anatomia humana geralmente dividem o corpo nos seguintes grupos regionais: Cabeça e Pescoço — inclui tudo que está acima da abertura torácica superior Membro superior — inclui a mão, antebraço, braço, ombro, axila, região peitoral e região escapular. Tórax — é a região do peito compreendida entre a abertura torácica superior e o diafragma torácico

33 Abdômen — Costas — a coluna vertebral e seus componentes, as vértebras e os discos intervertebrais Pelve e Períneo — Membro inferior — geralmente é tudo que está abaixo do ligamento inguinal, incluindo a coxa, articulação do quadril, perna e pé.

34 Sistemas do corpo humano
Sistema circulatório: circulação do sangue como coração e vasos sanguíneos. Sistema digestivo: processamento do alimento com a boca, estômago e intestinos. Sistema endócrino: comunicação interna do corpo através de hormônios. Sistema imunológico: defesa do corpo contra os agentes patogênicos. Sistema tegumentar: pele, cabelo e unhas.

35 Sistema linfático: estruturas envolvidas na transferência de linfa entre tecidos e o fluxo sanguíneo. Sistema muscular: proporciona o movimento ao corpo. Sistema nervoso: coleta, transfere e processa informação com o cérebro e nervos. Sistema reprodutor: os órgãos sexuais. Sistema respiratório: os órgão usados para inspiração e o pulmão. Sistema ósseo: suporte estrutural e proteção através dos ossos. Sistema excretor: os rins e estruturas envolvidas na produção e excreção da urina.

36 Introdução As células são componentes fundamentais de todos os organismos vivos do planeta Terra. Cada célula dá estrutura e funcionamento ao ser vivo do qual a célula faz parte, ou seja, a célula é a unidade morfofisiológica dos seres vivos. Todas as células apresentam uma mesma estrutura formada de membrana plasmática, citoplasma e núcleo (ou nucleóide).

37                                                                                                                                                                                                                          CÉLULA CORPO HUMANO

38 A membrana plasmática A membrana plasmática é um delgadíssimo envoltório que delimita a célula e lhe dá individualidade. Quimicamente, a membrana plasmática é composta de lipídios e proteínas atraídos uns aos outros. Como resultado, a membrana é uma estrutura flexível, embora resistente, que permite à célula mudanças de forma e tamanho. A membrana consegue controlar a passagem das substâncias polares para dentro e para fora da célula.

39 O citoplasma Denomina-se citoplasma todo o conteúdo celular compreendido pela membrana plasmática. O citoplasma é composto de um colóide aquoso chamado citossol. Encontram-se, dissolvidas no citossol, enzimas, moléculas de ARN-mensageiro, açúcares pequenos, íons, aminoácidos, nucleotídeos, e estruturas onde ocorre a síntese de proteínas, os ribossomos.

40 O núcleo Com poucas exceções, as células vivas possuem um núcleo ou um nucleóide, onde o genoma é armazenado. As moléculas de ADN (ácido desoxirribonucléico) são muito longas e ficam compactadas dentro do núcleo ou nucleóide como complexos de ADN associado a proteínas específicas. Nos organismos de células mais complexas o material genético (ADN) é envolvido por uma dupla membrana lipoprotéica, a carioteca ou envelope nuclear. O núcleo dos eucariontes é uma organela, pois é composto de estrutura membranosa.

41 Núcleo, o cérebro da célula
Núcleo, o cérebro da célula. É ele que possui todas as informações genéticas, comanda e gerencia toda a célula. O DNA é responsável por toda e qualquer característica do ser vivo. É ele que manda fazer as proteínas, determina a forma da célula etc. No homem, o DNA é que diz de que cor será os olhos, o tamanho dos pés etc. As células possuem funções e formas diferentes e sua disposição resulta em vários tipos de tecidos:

42 Tecido Conjuntivo Os tecidos conjuntivos apresentam elevada quantidade de substância intercelular. As células que constituem esse tecidos possuem formas e funções bastante variadas. Trata-se, portanto, de um tecido com diversas especializações.

43 Tecido Muscular O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas fibras musculares. A capacidade de contração das fibras é que proporciona os movimentos dos membros, das vísceras e de outras estruturas do organismo. As células musculares têm nomes específicos para as suas estruturas.

44 Tecido Epitelial Os epitélios são basicamente tecidos de revestimento e proteção do organismo. Além de recobrirem todo o corpo do animal, revestem internamente órgãos, cavidades e canais, desempenhando inúmeras funções e tendo os mais variados aspectos.

45 Tecido Nervoso O Tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal. Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

46 Os nossos sistemas


Carregar ppt "Prof. MS. REGINALDA MACIEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google