A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO

2 APRESENTAÇÃO VOCÊ SABE A LETRA DO HINO NACIONAL COMPLETA? • TENTE CANTAR A PARTIR DA SEGUNDA PARTE DO HINO… • AGORA TENTE EXPLICAR O SEU SIGNIFICADO… Assim como você, a grande maioria da população não consegue cantá-lo por inteiro com tranquilidade, devido principalmente à dificuldade de compreendê-lo. 2

3 INTRODUÇÃO Por uma série de motivos e por sua própria complexidade gramatical e poética, a aprendizagem do Hino Nacional Brasileiro apresenta uma série de dificuldades para uma parcela significativa de nossa população. Símbolo nacional e expressão de brasilidade e patriotismo, a divulgação do Hino nos meios de comunicação de massa ficou praticamente restrita aos eventos esportivos, quando é exibido de forma reduzida ou mutilada. Mesmo nos meios mais intelectualizados, é raro encontrar pessoas que saibam cantar o Hino Nacional integral e corretamente, com suas nuances sonoras, pausas e detalhes interpretativos. Mais difícil ainda é encontrar quem compreenda a totalidade da letra e faça as corretas analogias com o contexto histórico do momento em que ele foi concebido. A Importância do Civismo O Projeto Incentivos Fiscais Investimento Contato 3

4 A IMPORTÂNCIA DO CIVISMO
“Civismo” é um termo que remete às atitudes e comportamentos que manifestamos no dia-a-dia para defender certos valores e práticas que consideramos fundamentais para proporcionar bem-estar e uma vida coletiva harmoniosa a todos os membros da sociedade. A civilidade é pré-requisito para se viver em sociedade. Houve um tempo, décadas atrás, em que o Brasil foi governado por uma Ditadura Militar que obrigava a cantar o Hino Nacional em todas as escolas como forma de representação do “dever cívico”. Nessa época, nossos símbolos pátrios, incluindo-se o Hino Nacional, passaram a ser constantemente associados à tortura e repressão. A Ditadura Militar passou mas o mesmo não aconteceu com a aversão da sociedade a tudo que remete a “dever” e “obrigação”. Os alunos de nossos dias – “netos” da Ditadura Militar - não são obrigados a cantar o Hino na escola e mesmo assim os educadores têm grande dificuldade em atrair sua atenção e simpatia para a importância do Hino Nacional. Mas outro obstáculo soma-se ao fato histórico e contribui para impedir o trabalho dos professores: a letra rebuscada afasta o interesse do público. As poucas pessoas que sabem cantá-lo raramente compreendem o significado do seu texto devido ao vocabulário desconhecido e à complexidade na construção das frases, provocando uma apatia generalizada acerca do seu conteúdo. Muitos “aprendem” - na verdade apenas decoram e reproduzem - a letra pela televisão, nas ocasiões em que o Hino é entoado (somente a primeira parte) em eventos esportivos. O amor à Pátria, os nossos recursos naturais, os valores humanos do povo brasileiro... Tudo isso é focalizado no Hino Nacional e compreender sua letra é uma forma de resgatar o verdadeiro patriotismo que não se restringe apenas a saber letra e música porque envolve praticar a cidadania que é a preocupação que todos devemos ter com os direitos e o bem-estar de todos os brasileiros. Trata-se de uma oportunidade imperdível para se debater o papel social e a responsabilidade de cada cidadão na construção de um novo país. 4

5 O PROJETO Apresentação Geral
Pensando nestas questões, propomos a criação e produção de uma material áudio-visual diferenciado, que trará por meio de um DVD a execução completa do Hino Nacional, visualmente interativo e atrativo. No material, haverá esquetes de um professor de língua portuguesa que explicará as estrofes do Hino, além de um historiador responsável por contar a sua origem, a história de seus autores e do contexto político-social da época em que foi concebido. Tudo isso de forma lúdica e dinâmica, com animações e cenários virtuais para dar suporte às explicações dos professores e facilitar a imaginação dos alunos. O projeto contribuirá para popularizar o Hino Nacional, apresentando o sentido de sua letra de forma compreensível e valorizando a sua narrativa, que destaca a nossa história desde a Independência do Brasil, exaltando riquezas e qualidades de nossa terra, o valor do nosso povo e a busca por justiça e igualdade, questões relevantes aos brasileiros de todas as épocas. O disco terá o formato de um Dual-Disc que permitirá sua leitura tanto em aparelhos de DVD como em aparelhos de áudio, ampliando consideravelmente seu acesso e utilização. Projeto: Hino Nacional para os Brasileiros Formato: Dual-Disc Público-Alvo: Alunos de escolas públicas do ensino médio, faixa etária de 10 a 14 anos, idade ideal para o despertar do civismo e aprendizado da letra e melodia do Hino Nacional. Amplitude: Em torno de escolas públicas receberão o material. Distribuição do Material: O investidor fará uma doação do material ao Ministério da Educação, que ficará responsável pela sua distribuição. 5

6 O PROJETO Considerando a realidade das escolas públicas brasileiras (pode-se encontrar casos em que não têm acesso a aparelhos de imagem), optou-se por desenvolver o projeto Hino Nacional para os Brasileiros em formato Dual-Disc. Essa decisão visa também a ressaltar a importância do papel docente disponibilizando aos professores um valioso instrumento para facilitar sua interação com os alunos. Além disso, o material didático possibilitará a desejada integração curricular porque as aulas de língua portuguesa - devido à amplitude de informações contidas na letra do Hino Nacional, assim como no contexto histórico em que ele foi criado - permitirão interagir com outras disciplinas, tais como História, Geografia, Ciências, Matemática, etc. Trata-se, enfim, de uma excelente oportunidade para agregar valores na formação dos jovens brasileiros o que é, em última análise, o verdadeiro papel social da escola. O material contará com a participação de profissionais renomados em cada etapa de seu desenvolvimento, garantindo a sua alta qualidade. 6

7 O HINO NACIONAL NA LINGUAGEM DE HOJE
SINOPSE Um ator caracterizado como um professor de língua portuguesa “traduzirá” o significado da letra, em uma linguagem de fácil entendimento para os alunos, o que possibilitará o despertar do orgulho ao entender o seu valor histórico. Na tela de fundo do “professor”, animações brincarão com as palavras e significados, tornando a aula prazerosa e didática.

8 A HISTÓRIA DO BRASIL NO HINO NACIONAL
SINOPSE Abre uma nova tela onde haverá locução em off de um narrador “professor” focalizando os contextos político-sociais do Brasil desde o momento em que Francisco Manuel da Silva criou a música, em 1831, até 1890, quando a letra de Osório Duque Estrada foi escolhida para integrar-se à música, resgatando-se fatos relevantes da história que convergiram para a construção de sua letra. Encenações teatrais, cenários virtuais e animações aparecerão em flashes para ilustrar os acontecimentos, criando uma dinâmica de interpretação dos acontecimentos.

9 O HINO NACIONAL - Videoclipe
SINOPSE A idéia do vídeo é fazer um making of de um grande projeto. Uma repaginação do hino nacional para que a juventude se reinteresse por essa música que representa o povo brasileiro. Começaria com o maestro convidado num estúdio discutindo o tema. A idéia central, repaginar o hino nacional. Hora de convidar músicos e cantores. Várias partituras serão enviadas à músicos de diferentes lugares do país. Estes gravam suas partes... A música é mixada e é hora de introduzir as vozes. Nas ruas serão captadas vozes e seus diferentes sotaques cantando o hino nacional e assim formando um grande mosaico. Um canal de web será montado para mostrar esse making of. Esse material poderá ser matéria para mídias diversas, como o jornal e a TV e o acompanhamento desse projeto seria um dos incentivos para o reaprendizado do hino nacional.

10 REALIZADORES COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ELVIRA SOUZA LIMA
Pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia e antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura. Tem várias publicações, entre elas A criança pequena e suas linguagens, Quando a criança não aprende a ler e a escrever, Práticas culturais e aprendizagem e Currículo e Desenvolvimento Humano pelo MEC. Fará a coordenação pedagógica do projeto. ROTEIRO FLAVIO DE SOUZA Criador e roteirista de diversas séries de TV premiadas para o público infanto-juvenil como Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua e TV Xuxa. Além de escritor, é ator e diretor de teatro e de cinema, e roteirista de programas de televisão. Autor de 68 peças. Dirigiu a ópera João e Maria e o filme Lembranças do Futuro. Fará o roteiro sobre a compreensão e história do hino.” 10

11 REALIZADORES DIRETOR - GIULIANO SAADE .
Formado em cinema pela New York University e New York Film Academy, trabalhou como motion designer na finalização de comerciais, clips, longas e linguagem visual para canais de TV. Hoje , integra a equipe de diretores da BossaNovaFilms. Além de comerciais para o mercado nacional, criou trabalhos documentais como “O Tetra Campeonato do São Paulo” e “ Projeto Guri”. Fará o videoclipe do Hino. DIRETOR DE ATORES - ROBERTO LAGE Diretor teatral desde Dirigiu textos de autores como Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, Guimarães Rosa, Mário Prata, Brecht, Moliére, Pínio Marcos, Shakespeare, Flávio de Souza, entre muitos outros. Realizou trabalhos na Europa e seus espetáculos participaram de vários festivais internacionais. Foi contemplado com os prêmios Moliére, Apetesp, Mambebe e APCA .

12 REALIZADORES MAESTRO ANDRÉ ABUJAMRA
Multi-instrumentista, produtor artístico consagrado, criador de trilhas para cinema e teatro fará o arranjo do Hino Nacional

13 GRAVAÇÃO/ EDIÇÃO Introdução A Importância do Civismo Produtora áudio-visual, responsável, entre outros trabalhos, pela cobertura de imagens do Rally dos Sertões. Na área da música, tem projetos de gravação de festivais de ópera em diversos países e possui uma área para produzir DVDs, com um sistema de autoração de DVD e um sistema de Dolby Surround AC3 5.1 para mixagem e codificação para DVD, no estúdio de áudio. Desta forma, portanto, ficará responsável pela filmagem e edição de todo o material, bem como toda a criação virtual de cenário e ilustração. Está credenciada à ANCINE para produção de projetos aprovados pela lei de áudio-visual. Incentivos Fiscais Investimento Contato 13

14 REALIZAÇÃO Experiente na produção de shows, eventos e no desenvolvimento de projetos especiais, Luzes e Magia desenvolve, viabiliza e produz projetos culturais. É uma empresa comprometida com a qualidade das propostas artísticas, realizando a produção executiva de companhias e artistas nacionais. Busca um trabalho diversificado capaz de gerar produtos adequados as novas mídias e sempre comprometido com os melhores resultados para artistas, patrocinadores e público. Como empresa brasileira, é capacitada para contratar artistas do cenário internacional oferecendo suporte completo ao patrocinador do evento. Em 2007 realiza o projeto Estrela na Cidade Petrobras. Em 2008/2009 participa do 5º programa municipal de fomento à dança com a Cia de Dança Maurício de Oliveira e Siameses. Projetos em andamento: • Hino Nacional para os brasileiros (institucional) • Festival Internacional de Blues • Teatro Musical de autoria de Flávio de Souza e direção de Roberto Lage (em fase de roteirização)

15 CONTATOS ALFIO D’AVILA 11 9172-0209 alfio@luzesemagia.com.br
Introdução A Importância do Civismo O Projeto Incentivos Fiscais ALFIO D’AVILA Contato


Carregar ppt "PROJETO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google