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Professoras: Adriana e Maria de Lourdes

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Apresentação em tema: "Professoras: Adriana e Maria de Lourdes"— Transcrição da apresentação:

1 Professoras: Adriana e Maria de Lourdes
Pesquisa de matemática 9ºano “c” Nome: Fabiola Tainara naiely Série:9ºc E.E.Braz Sinigáglia Professoras: Adriana e Maria de Lourdes

2 O QUE É ESTASTÍSTICA? A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Ou seja mais resumido: A estatística utiliza-se através das teorias probabilísticas para explicar a frequência de fenómenos e para possibilitar a previsão desses fenómenos no futuro.

3 Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão. A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

4 Gráficos Um gráfico é uma representação de dados obtidos nos experimentos na forma de figuras geométricas (diagramas, desenhos, figuras ou imagens) de modo a fornecer ao leitor uma interpretação de forma mais rápida e objetiva. A informática possibilitou o uso de recursos antes não disponíveis, que agilizam o trabalho, bem como propicia a criação de mapas, figuras e gráficos mais elaborados. Existe uma grande diversidade nas formas de representação gráfica e a crescente utilização de softwares específicos favorece a execução dos mesmos. A escolha da forma a ser utilizada está diretamente relacionada com o tipo de dado e o objetivo do gráfico.

5 Embora as regras para construção dos gráficos não sejam tão rigorosas como as de tabelas, a preocupação com a exatidão na sua representação deve ser iminente. Alguns aspectos as serem considerados na construção de gráficos: Os gráficos devem ser auto-explicativos e de fácil compreensão, de preferência sem comentários inseridos. Logo são requisitos básicos de um gráfico: simplicidade e clareza. Em trabalhos científicos a finalidade principal dos gráficos é evidenciar informações.

6 -Tamanho que deve ser adequado com a publicação;
-Escala adequada de forma a não desfigurar os dados; -Título logo acima do gráfico; -As escalas devem crescer da esquerda para a direita e de baixo para cima (setas indicativas são aconselhadas); -A legenda é um elemento do gráfico utilizado para identificação

7 *Principais elementos:
-Número, título, fonte, nota e chamada.

8 Porcentagem É frequente o uso de expressões que refletem acréscimos ou reduções em preços, números ou quantidades, sempre tomando por base 100 unidades. Alguns exemplos: A gasolina teve um aumento de 15% Significa que em cada R$100 houve um acréscimo de R$15,00 O cliente recebeu um desconto de 10% em todas as mercadorias. Significa que em cada R$100 foi dado um desconto de R$10,00 Dos jogadores que jogam no Grêmio, 90% são craques. Significa que em cada 100 jogadores que jogam no Grêmio, 90 são craques.

9 Razão centesimal      Toda a razão que tem para consequente o número 100 denomina-se razão centesimal. Alguns exemplos:     Podemos representar uma razão centesimal de outras formas:    

10     As expressões 7%, 16% e 125% são chamadas taxas centesimais ou taxas percentuais.
    Considere o seguinte problema:     João vendeu 50% dos seus 50 cavalos. Quantos cavalos ele vendeu?     Para solucionar esse problema devemos aplicar a taxa percentual (50%) sobre o total de cavalos.     Logo, ele vendeu 25 cavalos, que representa a porcentagem procurada.     Portanto, chegamos a seguinte definição: Porcentagem é o valor obtido ao aplicarmos uma taxa percentual a um determinado valor.    Exemplos: Calcular 10% de 300.             Calcular 25% de 200kg.         Logo, 50kg é o valor correspondente à porcentagem procurada.     EXERCÍCIOS:     1) Um jogador de futebol, ao longo de um campeonato, cobrou 75 faltas, transformando em gols 8% dessas faltas. Quantos gols de falta esse jogador fez?         Portanto o jogador fez 6 gols de falta.

11     2) Se eu comprei uma ação de um clube por R$250,00 e a revendi por R$300,00, qual a taxa percentual de lucro obtida?     Montamos uma equação, onde somando os R$250,00 iniciais com a porcentagem que aumento

12 em relação a esses R$250,00, resulte nos R$300,00.
        Portanto, a taxa percentual de lucro foi de 20%.

13 O Que censo? O Censo Demográfico é uma pesquisa realizada pelo IBGE a cada dez anos. Através dele, reunimos informações sobre toda a população brasileira.

14 Nosso primeiro Censo aconteceu em 1872 e recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil. O mais recente foi o Censo 2000, cujos resultados você conhece aqui. O próximo já está marcado para 2010. No Censo, os pesquisadores do IBGE visitam todos os domicílios do país para aplicar um questionário. Depois de percorrer todos os cantos do Brasil, indo de casa em casa, os pesquisadores organizam e analisam as informações coletadas nos questionários. Em seguida, divulgam os resultados em uma série de publicações sobre os temas estudados .

15 Os resultados do Censo Demográfico são importantes para a sociedade ter informações atualizadas sobre a população e para o governo planejar suas ações de forma mais adequada.

16 O censo na escola: E.E.Braz Sinigáglia
Em sua residência já passou um recenciador do IBGE ? Período Vespertino sim 143 não 24 não sabe 12 total 179

17 O censo na escola: E.E.Braz Sinigáglia
Em sua residência já passou um recenciador do IBGE ? Período Matutino sim 290 não 40 não sabe 35 total 365

18 O censo na escola: E.E.Braz Sinigáglia
Em sua residência já passou um recenciador do IBGE ? Período Noturno sim 43 não 4 não sabe 49 total 96

19 O censo e uma pesquisa que em sua opinião tem colaboração do planejamento e desenvolvimento do Brasil. Período Matutino ótimo 99 boa 192 regular 56 ruim 18 total 365

20 Censo na E.E. Braz Sinigáglia
O censo é uma pesquisa que em sua opinião tem colaboração do planejamento e desenvolvimento do Brasil? Período Vespertino ótimo 56 boa 75 regular 25 ruim 14 total 174

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22 Censo na E.E. Braz Sinigáglia
O censo e uma pesquisaque em sua opinião tem colaboraração e desenvolvimento do Brasil? Perído noturno ótimo 14 boa 28 regular 7 ruim total 49

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24 Site : http://www. tudoresponde. com

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