A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do."— Transcrição da apresentação:

1

2 Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças.

3 É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

4 Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina    complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina   obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias

5 A Educação Física escolar deve interagir com as demais disciplinas, em todas as iniciativas que oportunizem a produção e a socialização do conhecimento, a partir de interesses transformadores. Este caráter interdisciplinar está presente na citada Proposta Curricular, ao se referir aos pontos comuns com as demais disciplinas.

6 É importante que o Curso do Magistério, por sua ação profissionalizante, desenvolva a consciência de corporeidade em seus alunos, bem como o conhecimento de que o movimento é fundamental para a criança conhecer-se e perceber-se, enquanto corporalidade e movimento.

7 O professor deve assumir a Educação Física como ação pedagógica consciente e comprometida com a totalidade do processo educativo, o qual, emergindo do social, a ele retorna numa ação dialética. Para tanto, é necessário que esta ação seja norteada por uma concepção clara de mundo, homem, sociedade e educação que se pretende, onde o movimento humano, como instrumento de transformação social, deverá ultrapassar o corporal individual e chegar à vivência coletiva. Nesta convivência, da qual ninguém deve ser excluído, o aluno passará a reconhecer a importância da Educação Física como um meio prazeroso de aprendizagem e desenvolvimento.

8 .

9 Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física ecoordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.

10 No jogo básico dois participantes seguram cada um uma ponta da corda, batendo-a em círculo e de forma ritmada enquanto o terceiro integrante pula, assim que ela tocar o chão. Para deixar o jogo mais divertido tanto o ritmo das batidas quanto os pulos podem variar. Quanto maior o número de jogadores e mais rápido o ritmo mais difícil fica, ainda mais se os pulos forem coreografados por cantigas como esta: 

11 Um homem bateu em minha porta E eu abri
Um homem bateu em minha porta  E eu abri.  Senhoras    e senhores, ponham a mão no chão (o jogador pula e rapidamente abaixa e toca o chão)  Senhora e senhores, pulem num pé só (o jogador pula com um só pé)  Senhoras    e senhores, deem uma rodadinha (o jogador pula e roda)  E vá pro olho da rua! (o jogador sai debaixo da corda) 

12 Dica: para os mais experientes é possível usar duas cordas sendo que a que ficar na mão esquerda bate-se no sentido horário e a da mão direita no sentido anti-horário. Para crianças menores, a corda pode ser usada em jogos mais simples, como ‘Cobrinha’ (os batedores encostam a corda no chão e a movimentam rapidamente da direita para a esquerda, enquanto o pulador atravessa de um lado para o outro sem tocar a corda) ou ‘Reloginho’ (um batedor fica no centro, girando a corda, que ficará um pouco estendida no chão enquanto os puladores, que ficam em volta do batedor em círculo, saltam assim que a corda se aproxima para não serem atingidos). 

13 Algumas canções para se pular corda.

14 ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...
Bater corda, cobrinha, relógio

15 Suco gelado caramelizado qual a letra da sua namorada a,b,c,d daniel morreu na cruz e deixou de herança 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15 filhos...

16 Copo de leite, leite derramada (ou leite bem gelado)
qual é a letra de seu namorado, A, B, C,... (na letra que errar ao pular, disse um nome que comece com essa letra que será o namorado e vai saltar de novo com a seguinte canção...) Exemplo: João morreu e deixou de herança, 1,2,3...

17 Salada, saladinha, bem temperadinha
Com sal, pimenta, fogo, foginho, fogão (quando chega a fogão começa a bater a corda forte)


Carregar ppt "Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google