A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Footwork: A base do jogo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Footwork: A base do jogo"— Transcrição da apresentação:

1 Footwork: A base do jogo
CBT & Ripol Spain Sports Footwork: A base do jogo Prof.: Fernando C. De Carlo

2 Footwork: A base do jogo
Uma grande parte do jogo. Quanto melhor o footwork,melhor jogador de tênis será. O jogador não precisa ser rápido para ter um bom footwork, embora velocidade ajude, o jogador pode cobrir uma grande extensão da quadra se tiver um bom footwork. Corrigir o footwork pode ajudar a cobrir mais quadra, recuperar-se mais rápido após os golpes e se preparar melhor para os próximos.

3 Footwork: A base do jogo
Equilíbrio Ritmo Split-Step Movimentação ofensiva Movimentação defensiva Small steps Capacidade coordenativa The Bailey Method

4 Footwork: A base do jogo
Equilíbrio – É a capacidade de manutenção do equilíbrio durante uma atividade ou recuperação do mesmo após uma atividade que o ameace. Estático – É a habilidade de manter o equilíbrio do corpo enquanto o CG está dentro da base de apoio. Dinâmico – É a habilidade de manter o CG dentro da base de apoio enquanto o corpo se movimenta. Centro de Gravidade

5 Footwork: A base do jogo
Centro de Gravidade Quando todos os segmentos do corpo estão combinados e o corpo é dado como um único sólido objeto em posição anatômica, o centro de gravidade fica aproximadamente anterior à segunda vértebra sacral. Aproximadamente 55,24% da altura. Em outras posições do corpo humano o CG altera. A quantidade de mudanças no CG depende do grau de desproporção em que o segmento se desloca.

6 Footwork: A base do jogo
Ritmo – É a capacidade de adaptar-se a um ritmo dado, interiorizá-lo e reproduzí-lo em movimento. (Meinel/Schnabel (1987)

7 Footwork: A base do jogo
Split-Step É a primeira reação a qualquer golpe que o jogador deve devolver. O split-step é realizado quando o jogador realiza um pequeno saltito nas pontas dos pés quando seu oponente está para realizar o golpe. Os pés devem estar com afastamento maior que a largura do quadril e os joelhos levemente flexionados quando aterrissar. Essa posição mantém o jogador sem apoiar os calcanhares e pronto para se mover rápido para qualquer posição na quadra. Movimento que tem como objetivo facilitar o equilíbrio e a transição para além de ganhar velocidade na movimentação também no golpe.

8 Footwork: A base do jogo
O mais importante na transferência é baixar o centro de gravidade do corpo. Manter os pés bem apoiados após baixar o CG melhora a qualidade do movimento explosivo para avançar até a bola com mais velocidade. O Split-step é iniciado quando o adversário estiver fazendo o movimento para contato com a bola.

9 Footwork: A base do jogo
Movimentação ofensiva Ir de encontro a bola Jogar mais dentro da quadra Antecipação. Maioria dos jogadores espera atrás da linha de saque a bola chegar.

10 Footwork: A base do jogo
Movimentação defensiva Utilize somente o apoio das pontas dos pés. Split-step Volte sempre ao centro da quadra. Mantenha-se em movimento Inicie a volta antes de terminar o golpe

11 Footwork: A base do jogo
Small steps Diminuir a velocidade Ajustar o equilíbrio Melhorar o posicionamento para o golpe Facilita a correção de posicionamento.

12 Footwork: A base do jogo
Capacidades Coordenativas São capacidades determinadas sobretudo pelo processo de controle dos movimentos e devem ser regulamentados(HIRTZ 1981). Estas capacidades capacitam o atleta para ações motoras em situações previsíveis (esteriótipos) e imprevisíveis (adaptação) e para o rápido aprendizado e domínio de movimentos nos esportes (FREY 1977).

13 Footwork: A base do jogo
Baile’s Method Dividido em 6 bolas Curta Funda Funda e alta Aberta Slice Ataque

14 Footwork: A base do jogo
Exercícios 5 Rs Step Downs Pivots Spins Transfers Moguls Power moves Hops

15 “Eficácia não depende do quanto de esforço aplicamos, mas se o aplicamos na coisa certa.” (Stephen R. Covey) Obrigado!!

16 PRÁTICA


Carregar ppt "Footwork: A base do jogo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google