A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São Bento Menni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São Bento Menni."— Transcrição da apresentação:

1 São Bento Menni

2 S. BENTO MENNI E PORTUGAL – Sendo italiano, pois nasceu em Milão, está relacionado com Portugal pois restaurou a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus em Portugal. Após a Revolução Francesa, assistiu-se à decadência geral das Ordens Religiosas.

3 Na Ordem Hospitaleira de S
Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, por exemplo, que é o que interessa para o caso, em 1805, os religiosos de S. João de Deus foram afastados do serviço de Enfermagem dos Hospitais Militares e da sua administração, e depois com o decreto de exclaustração de Joaquim Antonio de Aguiar, em 1834.

4 Os Irmãos de S. João de Deus voltaram de novo a Portugal em 1890, sendo o obreiro da restauração o Pe. Bento Menni (hoje S. Bento Menni), que enviou três Irmãos que se encarregaram de todos os serviços do "Hospício de Santa Marta", uma residência de idosos. O Pe. Menni fundou em 1892, na Aldeia da Ponte, Guarda, um Hospital para atender crianças com poliomielite, órfãs e desamparadas.

5 Diversos fatores ditaram a saída dos Irmãos destas obras.
Percebendo a necessidade urgente das pessoas com sofrimento psíquico, o Pe. Bento Menni pôs-se a caminho para resolver o problema e, em 1893, comprou uma quinta nos arredores de Sintra, a Quinta do Telhal, e deu início à Casa de Saúde do Sagrado Coração de Jesus que seria o "berço" da nova presença dos Irmãos em Portugal.

6 VIDA -  Ângelo Hércules nasceu e foi batizado a 11 de Março de 1841 em Milão. Era o quinto de quinze irmãos. A família do casal de negociantes Luiz e Luiza era de cristãos fervorosos, onde se rezava o Rosário todas as noites, se praticava a caridade e todos os sacramentos.

7 Foi esse ambiente familiar, somado a quatro episódios, que fizeram o jovem Ângelo optar por se tornar um sacerdote. Foram eles: a oração diária diante de um quadro de Maria, a Santíssima Mãe de Jesus; alguns exercícios espirituais aos dezessete anos de idade; os conselhos de um eremita de sua cidade natal; Gregoriana de Roma,

8 e, o exemplo dos Irmãos de São João de Deus tratando os soldados que chegavam à estação de Milão, feridos na batalha de Magenta, serviço que ele próprio praticou, aí aprendendendo  o amor aos pobres e doentes no serviço voluntário aos feridos de guerra. No dia 1º de Maio de 1860 entra na Ordem Hospitaleira de São João de Deus, recebendo o hábito e iniciando o noviciado, trocando o nome de batismo, pelo de Bento.

9 Iniciou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário de Lodi e depois foi concluí-los no Colégio Romano, atual Pontifícia Universidade. Foi ordenado sacerdote a 14 de Outubro de Nessa ocasião o Papa Pio IX confiou-lhe a difícil missão de restaurar a Ordem Hospitaleira na Espanha, aliás a escolha não poderia ter sido mais feliz. Este jovem religioso, que tinha apenas vinte e cinco anos, chegou em Barcelona no ano 1867.

10 Ali começou a restauração da Ordem, que tinha sido suprimida pelo liberalismo, tanto na Espanha como em Portugal, fundando nesse ano o primeiro asilo hospital em Barcelona. Apesar das muitas peripécias de índole política na Espanha, compra um terreno e uma moradia em Ciempozuelos, e neste local recebe em 31 de Maio de 1881 Maria Josefa Recio e Maria de las Angustias Jimenez.

11 Começa assim a congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração
Começa assim a congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração. Depois de dar nova vida à Ordem na Espanha, continuou com a sua restauração em Portugal  (a sua obra em Portugal está descrita acima) e, no México, já no princípio do século XX. Bento Menni, criou 22 grandes centros assistenciais, hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, sendo considerado o precursor da 1ª rede assistencial de psiquiatria na Espanha.

12 Em consonância com uma visão integral da pessoa, Bento Menni implementou um modelo integral de assistência que articula os verdadeiros avanços técnico-científicos com a caridade e a humanidade. Dedicou-se de forma incondicional ao serviço dos doentes mais pobres e necessitados.

13 Dia – 24 de Abril  MOTIVO – Faleceu a 24 de Abril de 1914 em Dinan (França). - É solenemente beatificado a 23 de Junho de 1985 por Sua Santidade o Papa João Paulo II, e por fim canonizado pelo mesmo Sumo Pontífice a 21 de Novembro de 1999, sendo por este  proclamado "o profeta da Hospitalidade".  RELÍQUIAS - As suas relíquias mortais, estão guardadas na capela da Casa-mãe de Ciempozuelos, em Madrid, Espanha.

14 Texto – Enviado pelo Irmão João – Música Crucifixus – Pe
Texto – Enviado pelo Irmão João – Música Crucifixus – Pe. João Castro Lobo– Imagens Google – Formatação – Altair 27/04/2012


Carregar ppt "São Bento Menni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google