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NOÇÕES DE ÉTICA.

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Apresentação em tema: "NOÇÕES DE ÉTICA."— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES DE ÉTICA

2 A moral é, portanto, um sistema fechado, oriundo das tradições.
CONCEITOS BÁSICOS MORAL: sf. Palavra de origem latina: mor, mores. Refere-se aos costumes e a tradições específicas de cada povo ou grupo social. Daí temos: moral cristã, moral pública etc. A moral é, portanto, um sistema fechado, oriundo das tradições.

3 CONCEITOS BÁSICOS ÉTICA: sf. Palavra de origem grega: ethos. Nasceu da filosofia, designando a morada humana. A ética é mais abrangente que a moral e é aberta a transformações. Não basta ser apenas morais, apegados a valores das tradições. Isso nos faria moralistas e tradicionalistas, fechados sobre nosso sistema de valores. Cumpre também sermos éticos, quer dizer, abertos a valores que ultrapassam aqueles do sistema tradicional ou de alguma cultura determinada. (Leonardo Boff)

4 CONCEITOS BÁSICOS VALORES: sm plural. Conjunto de princípios ou normas que, por corporificar um ideal de perfeição ou plenitude moral, deve ser buscado pelos seres humanos. (Dicionário Houaiss)

5 CONCEITOS BÁSICOS VIRTUDE: sf. É a propriedade inerente à particularidade de um determinado ser, como característica própria e definidora. No aristotelismo, é a disposição de comportamento adquirida por meio da vontade e do hábito. No cristianismo, é a disposição para o amor, compreendida como a essência e finalidade suprema do espírito humano. (Dicionário Houaiss)

6 CONCEITOS BÁSICOS ÉTICA MORAL V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V
V = Valores & Virtudes

7 Padrão ético no serviço público
O servidor público, no exercício de sua função, deve garantir o cumprimento dos cinco PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, previstos na Constituição (art.37), que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

8 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1) Legalidade: Só pode fazer aquilo que a lei autoriza, e nos limites dessa autorização. Portanto, o administrador público só pode atuar nos exatos limites da lei. 2) Impessoalidade: As ações do servidor público deve sempre almejar apenas os interesses da coletividade e nunca interesses particulares, ou de terceiros, sob pena de invalidação por desvio de finalidade. Portanto, na administração pública não cabem preferências ou privilégios.

9 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
3) Moralidade: Não pode o agente público apenas decidir entre o legal e o ilegal, entre o justo e o injusto. Ele deve também tomar suas decisões distinguindo entre o bem e o mal, o honesto e o desonesto. Portanto, não é só obedecer à lei, mas também à moral e à ética. 4) Publicidade: Os atos administrativos, para surtir seus efeitos, devem ficar registrados no órgão oficial, que é o jornal público (Diário Oficial) e não somente a notícia veiculada pela imprensa ou no mural da sede da prefeitura etc. Portanto, o princípio da publicidade está ligado à idéia de transparência e uniformidade de procedimentos diante do público.

10 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
5) Eficiência: É dever da administração pública trabalhar com presteza, perfeição e rendimento funcional para realização das finalidades que lhe cabe realizar. LEMBRETE: Para lembrar-se desses cinco princípios, memoriza a palavra: L I M P E: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

11 A gestão da ética nas empresas públicas e privadas
O que vimos na tela anterior não deve aplicar-se apenas aos órgãos públicos. As empresas privadas não podem atuar apenas com foco no lucro. A honestidade, a confiança e a integridade é quem constrói a lealdade dos clientes. Portanto, também as empresas privadas podem (e devem) estabelecer códigos de ética. A ética empresarial exige transparência, coerência e compromisso com a veracidade de qualquer informação transmitida.

12 Conflito de interesses
O conflito é inevitável nas organizações (sejam públicas ou privadas), mas deve ser visto como oportunidade de reestudo e aperfeiçoamento do processo interno de lidar com as pessoas. o conflito de interesses deve encorajar os gerentes e administradores a reconhecer que os indivíduos possuem diferentes objetivos e propósitos e que esses conflitos e jogos podem servir tanto a propósitos positivos quanto negativos. Assim, cabe aos gerentes e administradores manter um nível de conflito saudável para a empresa, descobrindo maneiras de canalizar diferentes interesses de diferentes indivíduos para um interesse em comum: a prosperidade da empresa.

13 Ética e responsabilidade social
O mundo convive com sérios problemas ligados à educação, saúde, desemprego, violência e ações que destroem o ecossistema. Muitas organizações (públicas e privadas) assumem seu papel social e contribuem eficazmente para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida no planeta. As ações de filantropia, motivadas por razões humanitárias, representam um passo inicial nesse sentido. Mas a responsabilidade social é mais ampla que isso. A diferença entre as duas é que a filantropia é uma ação social, praticada de forma isolada ou sistematicamente, ao passo que os compromissos de responsabilidade social compreendem ações pró-ativas, integradas e inseridas tanto no planejamento estratégico quanto na cultura da organização, envolvendo todos os colaboradores.

14 CÓDIGO DE ÉTICA DA CAIXA
Tem por base estes CINCO valores: RESPEITO RESPONSABILIDADE HONESTIDADE TRANSPARÊNCIA COMPROMISSO


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