A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUDAÍSMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUDAÍSMO."— Transcrição da apresentação:

1 JUDAÍSMO

2 AULA DE REVISÃO A história dos judeus começa com os hebreus, povo que, por volta do ano 2500 a. C., se dedicava ao pastoreio nômade na Mesopotâmia, na região de Ur, sul do atual Iraque.

3 “Judeu” significa “de Judá”, uma parte do antigo reino de Israel
“Judeu” significa “de Judá”, uma parte do antigo reino de Israel. O judaísmo é a mais antiga religião monoteísta que ainda existe. Ela deu origem ao cristianismo e ao islamismo

4 A Oração do Schemá Israel Shemá Israel
A Oração do Schemá Israel Shemá Israel ! (Ouve, ó Israel) Adonai é o nosso Deus.

5 O Shabat O Shabat é o descanso sabático do povo judeu, está entre os pilares fundamentais do judaísmo. Sua origem mítica remonta que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. Por este motivo os judeus utilizam o sétimo dia da semana (sábado) para rezar, estudar e refletir.

6 Ritos e tradições A circuncisão, que acontece oito dias após o nascimento do menino; O bar mitsvá e o bat mitsvá, respectivamente quando o menino completa os 13 anos e a menina completa 12 anos e um dia; O casamento, marcado por uma cerimônia bastante rica; E o sepultamento, que a tradição recomenda ser um ritual simples e rápido.

7 Símbolos judaicos Memorá
É um tipo de candelabro, geralmente de ouro, com sete braços, cheios de óleo de oliva ou com velas. O memorá é mantido acesso no Templo de Jerusalém. Ele simboliza a sabedoria divina.

8 Estrela de Davi É conhecida também por escudo de Davi (Rei Davi). A estrela de Davi se encontra no centro da bandeira de Israel. Ela tem seis pontas e é formada por dois triângulos entrelaçados. Ela foi usada como distintivo de identificação, aplicado pelos nazistas, nas roupas dos judeus prisioneiros na Segunda Guerra.

9 KIPÁ O significado da palavra kipá é "arco", que fica compreensível quando pensamos em seu formato.

10 A kipá é um lembrete constante da presença de Deus
A kipá é um lembrete constante da presença de Deus. Relembra o homem de que existe alguém acima dele, de que há Alguém Maior que o está acompanhando em todos os lugares e está sempre o protegendo, como o arco, e o guiando. Onde quer que vá, o judeu estará sempre acompanhado de Deus.

11 Pergaminho: Era uma pele de cabra ou ovelha especialmente tratada para que nela se pudesse escrever. Depois de escritos, enrolavam os pergaminhos, formando rolos.


Carregar ppt "JUDAÍSMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google