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Avalição de Processos Produtivos

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Apresentação em tema: "Avalição de Processos Produtivos"— Transcrição da apresentação:

1 Avalição de Processos Produtivos
Revisão para AV2 outubro de 2014

2 Aulas 1 & 2 – Visão Geral dos Processos Produtivos e sua Avaliação
Abordagem Cartesiana x Abordagem Sistêmica

3 Abordagem Cartesiana ANÁLISE VERTICAL

4 Aulas 1 & 2 – Visão Geral dos Processos Produtivos e sua Avaliação
Abordagem Sistêmica A NBR ISO 9001: 2008 propõe um conjunto de partes inter-relacionadas contribuindo em perfeita harmonia, para o alcance de um objetivo comum, onde todos os processos interagem de forma coordenada para o resultado global da organização. Para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações.

5 Sistemas/Processos Organizacionais:
ANÁLISE HORIZONTAL

6 Sistemas/Processos Organizacionais:
Fonte: Esteves (2008)

7 Aula 3 – Elementos dos Processos
Série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (produto físico, informação, serviço), com valor agregado, usados para fins específicos por seu cliente. 

8 Sistemas/Processos Organizacionais:
Fonte: Esteves (2008)

9 Processo:

10 Aula 3 – Elementos dos Processos
Tipos de Processo: Administrativos Gerenciais (“de Gerenciamento) “Processos-Clientes”

11 Aula 3 – Elementos dos Processos
Processos Administrativos ou de Integração Organizacional: As saídas desse tipo de processo são “invisíveis” para os Clientes Externos, mas são essenciais para a gestão organizacional. Oferecem suporte. Exemplos: RH, Contabilidade, Serviços Gerais, Compras.

12 Aula 3 – Elementos dos Processos
Processos Gerenciais (“de Gerenciamento”): Incluem as ações realizadas pelos Gestores; Envolvem processos de informação, tomada de decisão, medição e ajuste de desempenho. Exemplos: Planejamento Estratégico, Avaliação de Desempenho.

13 Aula 3 – Elementos dos Processos
“Processos-Clientes” ou Processos de Negócio: Ligados à Missão da Empresa; Seus resultados são visíveis diretamente pelos Clientes Externos.

14 Aulas 4 & 5 – Metodologias de Levantamento, Análise e Implementação de Métodos Administrativos e Estruturação de Atividades Técnicas de Levantamento de Dados para análise de um Processo: Observação Pessoal; Questionário; Entrevista.

15 Aulas 4 & 5 – Metodologias de Levantamento, Análise e Implementação de Métodos Administrativos e Estruturação de Atividades Estudo de Processos e Métodos de Trabalho Análise da Distribuição do Trabalho; Análise do Processamento do Posto de Trabalho; Análises das Operações e Postos de Trabalho

16 Aulas 4 & 5 – Metodologias de Levantamento, Análise e Implementação de Métodos Administrativos e Estruturação de Atividades Estudo de Processos e Métodos de Trabalho Identificação e Análise Crítica da Carga de Trabalho de cada unidade organizacional de acordo com os níveis de agregação de valor; Identificação de “tempos-mortos”; Identificação das tarefas mais críticas e ou mais complexas; Fluxograma e Procedimentos

17 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Definição de Sistema: Conjunto de regras, procedimentos e de meios que permitem aplicar métodos a um organismo (sistema físico) para realização de determinadas tarefas” (MELÈSE, 1993)

18 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Desenho de Processos:

19 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Objetivos do Gerenciamento de Processos: Realizar o Desenho de Processos; Identificar os Processos que devem ser prioritários para ações de Melhoria

20 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 1º passo: Encomenda de Produto 2º passo: Esboçar Passos; Esboçar Processos 3º passo: Mapeamento de Fluxos de Trabalho 4º passo: Redesenho do Processo; 5º passo: “Verificação e Teste”; “Teste e Verificação” 6º passo: Implementação e Padronização

21 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 1º passo: Encomenda de Produto “fazer a compra de um produto para ter uma melhor compreensão sobre os resultado final nos colocando no lugar do cliente e nos questionando em 3 perguntas: (I) Com que frequência escutamos o que o cliente tem a nos dizer? (II) Os clientes estão satisfeitos com os serviços que lhes oferecemos? (III) As exigências dos clientes estão claras para todos na equipe? “

22 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 2º passo: Esboçar Passos; Esboçar Processos: “Estabelecer a rota do processo, quem está envolvido, ter uma noção da lacuna entre o tempo total e o tempo empregado na agregação de valor, desde o pedido até o produto final ser entregue, deve ser ter cuidado nesta etapa da entrevista, porque os funcionários tendem a dizer o que desejam que você saiba, dizem o que acham que você deseja ouvir e temos a tendência de ouvir o que esperamos que as outras pessoas nos digam.”

23 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 3º passo: Mapeamento de Fluxos de Trabalho: “Cada operação é representada por uma anotação post-it. O processo é então representado por peças físicas que podem ser reorganizadas de maneira diferente. Representando cada operação e colocá-las num fluxo. As regras do post-it são: escreva usando letras maiúsculas grandes, uma ideia ou fato por nota, escreva frases completas em vez de tópicos, não se preocupe com a grafia, seja específico, restrinja-se aos fatos. Na análise dos post-it, seria uma boa prática nas áreas ou atividades problema usar a cor vermelha.”

24 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 4º passo: Redesenho do Processo: - “Simplificar, simplificar, simplificar” - Orientações: (I) eliminar entrada ou reentrada de dados, automatizar quaisquer possíveis entradas de dados; (II) reduzir as passagens de uma pessoa para outra. Essa etapa pode sugerir modificações organizacionais; (III) separar os itens de trabalho que estejam percorrendo o processo em termo do tempo que levam para ser processado; (IV) negociar uma resposta mais rápida com fornecedores de processo.

25 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 5º passo: “Verificação e Teste”; “Teste e Verificação”: - “Convidar todas as pessoas envolvidas (pessoal, fornecedor, cliente) para fazer comentários sobre o processo redesenhado e procurar propostas de melhorias.“

26 Aula 6 – Gerenciamento dos Processos
Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 6º passo: Implementação e Padronização: - “Durante a implementação do novo processo, vários problemas poderão surgir e estes serão ser incorporados ao redesenho.”

27 Aula 7 – Gerenciamento e Análise dos Processos
Estratégia de Processos: Estrutura do Processo: Projeto x Processos x Recursos Envolvimento do Cliente Flexibilidade dos Recursos Existentes Intensidade de Capital (investimento)

28 Estratégia de Processos:

29 Aula 7 – Gerenciamento e Análise dos Processos
Busca Contínua de Inovações e Melhorias...

30 Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos
Por que melhorar processos? Vantagem Competitiva Mudanças nos Ambientes Interno e Externo Oportunidades Ameaças

31 Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos
Técnicas de Melhoria de Processos: KAIZEN: Aperfeiçoamento Constante (incremental), gradual e sistemático para a melhoria dos Processos. Estratégias Utilizadas: Mori – eliminar a sobrecarga de trabalho; Muda – eliminar desperdícios Mura – eliminar irregularidades/não-conformidades

32 Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos
Técnicas de Melhoria de Processos: MELHORIA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS (Martins, 2005): Estágio Preliminar: Mudanças na forma de pensar 1º Estágio: Identificação dos Problemas 2º Estágio: Como Melhorar? (Planilha “5W-2H”) 3º Estágio: Planejamento das Ações de Melhoria 4º Estágio: Implementação das Ações de Melhoria

33 Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos
Priorização de Processos para Melhoria: “Agregação de Valor” versus “Não-Agregação de Valor” Especificações de Clientes Legislações

34 Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos
Ferramentas da Qualidade para Coleta e Análise de Dados: Listas de Verificação Gráficos de Barras/Histogramas Diagrama de Pareto Diagrama de Ishikawa

35 A AVALIAÇÃO INTEGRADA (AV2) É INDIVIDUAL E SEM CONSULTA
Lembrete Final A AVALIAÇÃO INTEGRADA (AV2) É INDIVIDUAL E SEM CONSULTA BOA SORTE!!!


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