A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações subordinadas substantivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações subordinadas substantivas"— Transcrição da apresentação:

1 Orações subordinadas substantivas
Aplicar layout para disponibilizar em ppt. Esta apresentação é extremamente textual, será necessário diagramá-la e animá-la para torná-la o mais atrativa possível. Orações subordinadas substantivas

2 Oração subordinada substantiva
É toda oração que possui função sintática própria do substantivo: sujeito objeto direto objeto indireto complemento nominal predicativo posto Ela vem, geralmente, introduzida pelas conjunções integrantes que ou se.

3 Classificação das orações subordinadas
substantivas As orações subordinadas substantivas são classificadas de acordo com a função que exercem no período, em relação à oração principal: subjetiva: função de sujeito. objetiva direta: função de objeto direto. objetiva indireta: função de objeto indireto. completiva nominal: função de complemento nominal. predicativa: função de predicativo do sujeito. positiva: função de aposto.

4 Oração subordinada substantiva subjetiva
É aquela que funciona como sujeito da oração principal.  É importante que você não se atrase. Oração principal: É importante – verbo SER (verbo de ligação, conjugado na 3ª pessoa do singular) Oração subordinada: ... que você não se atrase. Sujeito (o que é importante?): que você não se atrase. A oração "que você não se atrase" cumpre o papel de sujeito da oração principal “É importante". Portanto, é uma oração subordinada substantiva subjetiva.

5 Oração subordinada substantiva predicativa
É aquela que funciona como predicativo do sujeito da oração principal. Lembrete: o predicativo é o termo que vem depois de um verbo de ligação. Oração principal: A verdade é – verbo ser (verbo de ligação, conjugado na 3ª pessoa do singular) Oração subordinada: ... que ele não merece nossa confiança. Sujeito (o que é?): a verdade Predicativo do sujeito (o que se declara sobre o sujeito): que ele não merece nossa confiança A oração "que ele não merece nossa confiança" cumpre o papel de predicativo do sujeito da oração principal “A verdade". Portanto, é uma oração subordinada substantiva predicativa.

6 Oração subordinada substantiva objetiva direta
É aquela que funciona com objeto direto do verbo da oração principal. Eu sei que vocês me entenderam. Oração principal: Eu sei – verbo saber (transitivo direto – não exige complemento) Oração subordinada: ... que vocês me entenderam. Verbo transitivo direto: sei Objeto direto: que vocês me entenderam A oração "que vocês me entenderam" cumpre o papel de objeto direto do verbo saber. Portanto, é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.


Carregar ppt "Orações subordinadas substantivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google