A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA & DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

2 PESQUISA & DESENVOLVIMENTO
PESQUISA BÁSICA PESQUISA TECNOLÓGICA Objetiva entender ou descobrir novos fenômenos Objetiva a aplicação dos conhecimentos básicos Gera conhecimentos básicos Pode ou não ser reservada Não é reservada Produz produtos, processos e patentes Requer a divulgação dos conhecimentos obtidos Gera novas tecnologias Produz artigos científicos Gera novos conhecimentos # A pesquisa básica tem por objeto a aquisição de conhecimentos fundamentais (que servirão de base para novos desenvolvimentos aplicados à melhoria da qualidade de vida). # Artigo científico – mecanismo de divulgação dos resultados de uma pesquisa.

3 PESQUISA & DESENVOLVIMENTO
# A pesquisa tecnológica têm por objeto principal a obtenção de um novo produto (gerado a partir do conhecimento obtido por pesquisas básicas). Os resultados nem sempre são divulgados após o término da pesquisa, pois podem gerar novas patentes . # Países que estão focados na produção de conhecimentos a partir de pesquisas básicas e não utilizam os resultados para aplicações tecnológicas apresentam um elevado grau de dependência tecnológica externa. # O próprio conhecimento gerado por pesquisas básicas pode ser utilizado por outros países em pesquisas tecnológicas visando o desenvolvimento de novos produtos (que serão adquiridos futuramente como transferência de tecnologia.

4 PESQUISA BÁSICA # De fundamental importância para a obtenção de conhecimentos elementares (novas propriedades de materiais, novas fontes de energia, descoberta de elementos físico-químicos) que, a priori, pode apresentar-se desagregado do contexto cotidiano, mas que tornar-se-á vital para a aplicação em pesquisas tecnológicas. # O conhecimento gerado pela pesquisa básica é utilizado em aplicações específicas (viabilizando novos produtos). # Em função disso, tornam-se importantes os estudos que objetivam a aquisição e geração de dados (os quais constituirão a base do desenvolvimento tecnológico).

5 A PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS
# O planejamento de uma pesquisa depende: Do problema a ser estudado. Da natureza. Da área de atuação Do nível de conhecimento do pesquisador.

6 PESQUISA EXPLORATÓRIA
# Tem por finalidade a descoberta de teorias e práticas que modificarão as existentes, a obtenção de alternativas ao conhecimento científico e inovações tecnológicas # Prima pela obtenção de novos princípios para substituírem os atuais # Não exige grandes teorizações e, sim, a experimentação para coleta de dados que servirão de base para a formulação de modelos inovadores. # Oportuniza a obtenção de patentes, a geração de riquezas e a redução da dependência tecnológica

7 PESQUISA DESCRITIVA # Tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenômenos sem, entretanto, entrar no mérito dos conteúdos. # Não pode haver interferência do pesquisador – que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece. # Visa a identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno. # A pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso. Exige imparcialidade na coleta de dados e uma análise criteriosa com base em bibliografias e documentos preexistentes – além de um embasamento estatístico a partir do levantamento efetuado após aplicação de um instrumento de coleta de dados.

8 PESQUISA EXPLICATIVA # Visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos e relacionar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica. # Exige maior investimento em síntese, teorização e reflexão a partir do objeto em estudo. # Objetiva identificar os fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos ou variáveis que afetam o processo. Explica o “porquê das coisas”. # Após a obtenção e tabulação dos dados, procede-se a uma análise das condições do processo para obter-se, então, uma explicação do porquê de existirem problemas que afetam a produtividade, geram desperdício, aumentam o consumo de energia ou até mesmo descumprem preceitos legais.

9 PESQUISA EXPERIMENTAL
# Viabiliza a descoberta de novos materiais, componentes, métodos e técnicas (podendo ser aplicada tanto em micro sistemas como também em macros sistemas). # Requer uma detalhada, sistemática e imparcial manipulação de variáveis e coleta de dados sobre o fenômeno de interesse. Elaborar e formular novos elementos inorgânicos ou orgânicos. Colocar sob teste materiais, componentes e sistemas. Simular eventos, interferir e introduzir variáveis para verificar os efeitos resultantes. Efetuar uma modelagem física ou virtual para simular o funcionamento de sistemas ou processos para constatar e registrar os fenômenos. Alterar, formular e programar a partir de variáveis existentes e conhecidas para se obter novas reações e variáveis. # Principal meio utilizado para materializarem-se as ideias

10 AQUISIÇÃO DE REFERÊNCIAS
# Referencial bibliográfico – tem por finalidade conhecer as diversas formas de contribuições científicas existentes que foram realizadas sobre determinado assunto. Visa o levantamento de trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema estudado no momento. Identifica e seleciona os métodos e técnicas a serem utilizados. Fornece subsídios para o embasamento da pesquisa.

11 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
# O conjunto bibliográfico a ser consultado constitui-se de: Livros (de leitura corrente ou referência (dicionários, enciclopédias, anuários)). Publicações periódicas (jornais, revistas convencionais (impressas), revistas eletrônicas, panfletos). Fitas magnéticas gravadas com áudio e-ou video Relatórios de simpósios, seminários, anais de congressos. Livros eletrônicos. # A utilização total ou parcial de quaisquer destas fontes é o que caracteriza uma pesquisa bibliográfica.

12 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
# O conjunto bibliográfico a ser consultado mostra-se relevante por: Verificar a existência de trabalhos similares, evitando-se a possibilidade de repetição. Permitir o amplo conhecimento daquilo que está publicado (aumentando a capacidade de visão sobre o assunto a ser abordado). Auxiliar na elaboração dos argumentos a serem formulados para a defesa e complementação das novas ideias propostas. Salientar a importância da pesquisa que está sendo realizada. Comprovar a inexistência de publicações sobre o assunto proposto na pesquisa (justificando a relevância científica do novo tema). Auxiliar na construção do novo texto da pesquisa (tornando-o rico em argumentos que validam as proposições do autores).

13 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
# A transcrição de partes dos textos extraídos de obras, a partir do estudo bibliográfico, jamais deve ser realizada sem o devido tratamento referencial. # O autor da pesquisa deve preservar a autoria dos textos através do uso de técnicas de “citações”. Diretas – quando é transcrito literalmente o que consta no texto original. Indiretas – quando se modifica a forma como é escrito o texto (mas preserva-se a ideia original do autor) # Deve-se evitar o “copiar e colar” (bem como o uso excessivo de citações ou transcrições – àqueles que leem uma pesquisa querem saber o que o autor tem a dizer e não apenas se defrontarem com uma concha de retalhos.

14 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
# Tem por finalidade formar uma consistente base mental a partir daquilo que é existente (oportunizando uma ampla aquisição de conhecimentos para o entendimento substancial do assunto – viabilizando ao pesquisador “ousar” ao propor novos argumentos que justifiquem as descobertas.

15 REFERENCIAL DOCUMENTAL
# Visa a pesquisa em documentos (fontes de informação que ainda não receberam organização, tratamento analítico e publicação). Tabelas estatísticas, relatórios, documentos informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos, fotografias, epitáfios, correspondências (pessoais ou comerciais). # Visa formular uma base consistente de conhecimentos ao pesquisador, fornecendo fontes subsidiárias para importantes aplicações referenciais. # As informações existentes em documentos são muitas vezes de caráter inédito (fonte indispensável ao processo de pesquisa – podendo representar um diferencial na formulação dos argumentos).

16 ESTUDO TRANSVERSAL # Realizado num determinado instante (caracterizando a situação, qualidade do fenômeno, sistema ou processo naquele exato momento temporal). # Coleta de dados rápida (representando uma parcela da totalidade das características). Neste tipo de estudo as amostras mostram-se pouco sujeitas a variáveis (ou controle). # Impossibilidade de se estabelecer um padrão confiável do comportamento de um processo devido à específica informação obtida a partir de um limitado tempo experimental. # Conclusões extraídas a partir de estudos transversais mostram-se precipitadas.

17 ESTUDO LONGITUDINAL # Formula um padrão de comportamento a partir da existência de uma maior quantidade de dados. # Exige uma coleta de dados ao longo do tempo (com uma obtenção sistemática e lenta dos resultados). # Mostram-se sujeitos à influência de variáveis devido a prolongada exposição do experimento (representando a melhor condição para se obter dados que possam descrever toda dinâmica do sistema ou processo).


Carregar ppt "PESQUISA & DESENVOLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google