A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 7 Jogo do NIM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 7 Jogo do NIM."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 7 Jogo do NIM

2 Data: 16/07/2014 Módulo: M7 – Jogo do NIM Tempo: 1h20min ou 1h50min.
Conteúdo:  Prática  Análise  Gênero textual 1º momento – Vídeo: “Resolvendo problemas em Xangrilá” Resolvendo problemas em Shangrilá -parte 1 v=FbvaEAtt2KU Resolvendo problemas em Shangrilá -parte 2 Tempo estimado: 25min Assistir o vídeo “Resolvendo problemas em Xangrilá- Cyberchase”. Após análise do vídeo, respondam: As estratégias das personagens se articulam ou aproximam das propostas construídas pelo grupo para garantir a vitória nas jogadas?

3 2º momento – Análise coletiva da atividade de produção da carta, pelas crianças, sobre o jogo NIM (CADERNO 1, pág. 21) Tempo estimado: 55m A análise proposta a seguir justifica-se pela compreensão de que não podemos tratar os gêneros como uma simples aplicação de estruturas e padrões linguísticos a determinadas situações de comunicação. A demanda por um registro matemático, na atividade do NIM, levou a professora a propor, às crianças, a escrita de uma carta a uma professora (turma) desconhecida. A exposição dessa prática (caderno 01, pág.21) gira em torno da escolha do gênero carta (pela professora); dos interlocutores; da forma, ou seja, dos elementos que configuram uma carta (configuração linguística: local, data, saudação, assunto, despedida)e do modo de circulação (colocar em um local para que seja remetido ao receptor daquele texto). No relato, também é sugerido o modo de escrita coletiva.

4 Todos esses elementos são fundamentais no planejamento da produção de um gênero textual. No entanto, como diz Marcuschi (Gêneros Textuais e Ensino, 2005), os gêneros textuais não se caracterizam como formas estruturais estáticas e definidas de uma vez por todas. Eles são eventos linguísticos, mas não se definem por características linguísticas

5 caracterizam-se enquanto atividades sócio-discursivas
caracterizam-se enquanto atividades sócio-discursivas. Ou seja, quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares. 1º MOMENTO: (duração: 15min) Apresentem o objetivo da atividade (analisar coletivamente a atividade de Língua Portuguesa proposta de forma interdisciplinar com a matemática) e a estrutura da mesma. Em seguida, contextualizem, de maneira geral, a atividade de produção de texto, relatada na pág. 21. Solicitem às Orientadoras a leitura da carta das crianças do 4º ano. 2º MOMENTO: (duração: 15min) Ponto de vista – Perguntem às Orientadoras sobre o que acharam da carta escrita pelas crianças, da qualidade textual e dessa atividade desenvolvida pela professora. Anotem no flip chart os posicionamentos do grupo. 3º MOMENTO: (duração: 20min) Analisem coletivamente a atividade desenvolvida em torno do jogo NIM, a partir de perguntas:  Qual é a demanda escolar que leva a professora a escolher a carta?  Para quem a professora e a turma pretendem divulgar suas experiências com o jogo?  Que conhecimentos linguísticos a turma lança mão para escrever uma carta sobre as estratégias que desenvolveram no jogo NIM?

6 Para concluir, considerem :
Além desses elementos, é possível abrir um debate sobre como as cartas de maneira geral, ou especificamente as de comunicação (não pessoais) circulam hoje na sociedade. Quais são, hoje, os outros meios utilizados para se cumprir a mesma função comunicativa. Como será que os leitores atuais recebem as cartas e as leem?

7 Com relação a essa última questão, é possível até iniciar uma pesquisa, com as crianças, por meio de enquete. Essa questão também abre outra janela para se debater: “Quais outros meios poderíamos usar para comunicar nossas descobertas aos colegas? Quais outros textos poderiam ser construídos com esse mesmo fim?” Há de se ter um cuidado com essa análise no sentido de não invalidar a atividade relatada no caderno em estudo. A proposta é que façamos uma reflexão coletiva, inclusive com a possibilidade de que outras questões surjam e outros caminhos de trabalho com os gêneros sejam considerados. Afinal, estamos constantemente aprimorando nossos conhecimentos e realizar uma análise mais crítica do trabalho que nos foi proposto é uma forma também de aperfeiçoamento. Recursos Materiais:  Vídeo  Canetão  Caderno 1


Carregar ppt "MÓDULO 7 Jogo do NIM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google