A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANEAMENTO BÁSICO E O MEIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANEAMENTO BÁSICO E O MEIO"— Transcrição da apresentação:

1 SANEAMENTO BÁSICO E O MEIO
Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, manejo de água pluvial, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando á saúde das comunidades.

2 SANEAMENTO BÁSICO E O MEIO
É o conjunto de procedimentos adotados em uma determinada região visando proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. Trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou privadas, sendo considerado essenciais

3 SANEAMENTO BÁSICO E O MEIO
tendo em vista a grande necessidade destes por parte da população. Além de sua importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. Tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos são exemplos de saneamento básico.

4 TIPOS DE SANEAMENTO Saneamento do ar: o ar é um grande recurso natural da terra que vem sofrendo algumas variações atraves do tempo. A constituição química do ar vem se alterando e, portanto podemos dizer que o ar se modifica de acordo com as alterações que o ser humano provoca no ambiente.

5 TIPOS DE SANEAMENTO Os principais fatores que contribuem para a alteração do ar são: Poluição atmosférica de indústrias e automóveis, explosão atômicas experimentais,desmatamentos e grande número de aviões supersônicos( que voam em altas altidudes)

6 TIPOS DE SANEAMENTO Plano nacional de qualidade do ar( PNQA): Um plano criado pelo ministério do meio ambiente que tem por objetivo diminuir as concentrações de contaminantes na atmosfera, e assim melhorar a qualidade do ar e proteger a saúde de toda população. O plano também irá contribuir para a diminuição dos gases de efeito estufa.

7 TIPOS DE SANEAMENTO Saneamento da água: água potável é a água que pode ser consumida por pessoas ou animais que não possui substâncias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação.

8 TIPOS DE SANEAMENTO Para que a água se torne potável é necessário que ela passe por tratamentos e suas etapas são: Coagulação:  primeira destas etapas é a coagulação, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio (tanino em algumas estações de tratamento). Este elemento faz com que as partículas sólidas (sedimentos), sobretudo argila, iniciem um processo de aglomeração .

9 TIPOS DE SANEAMENTO Floculação: Segue-se a floculação, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos mais pesados. Decantação: A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a decantação. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques.

10 TIPOS DE SANEAMENTO Filtração: A próxima etapa é a filtração, quando a água passa por filtros com camadas diversas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvãoantracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas mais finas que passaram pelas fases anteriores.

11 TIPOS DE SANEAMENTO Desinfecção:  A água neste ponto parece ser potável, apenas sob o aspecto organoléptico, mas para maior proteção contra o risco de contaminações, é feito o processo de desinfecção. Pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas. A cloração, serve para eliminar os germes patogênicos (nocivos à saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor.

12 TIPOS DE SANEAMENTO Fluoretação: opcionalmente, pode ser feita a fluoretação, quando é adicionado fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores até aos 12 anos de idade, período de formação dos dentes. Por ser arbitrária, essa pratica costuma causar certa polêmica nos EUA, devido ao fato de que, em cerca de 20% dos casos, causa algum tipo de fluorose infanti

13 TIPOS DE SANEAMENTO Correção de PH: A última ação neste processo de tratamento da água é a correção de pH, quando é adicionada a cal hidratada ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede.

14 TIPOS DE SANEAMENTO  A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável, de saneamento e de condições de higiene no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

15 TIPOS DE SANEAMENTO Saneamento do lixo: Lixo é todo e qualquer tipo de resíduo sólido produzido e descartado pela atividade humana doméstica, social e industrial. Os resíduos sólidos, líquidos ou gasosos são produtos inevitáveis dos processos econômico-sociais de que dependemos. Assim como no metabolismo dos seres vivos, nossas sociedades transformam insumos em bens, em serviços e em alguns subprodutos que precisamos eliminar.

16 TIPOS DE SANEAMENTO Tratamento e disposição final do lixo:
O destino inevitável do lixo é um aterro. O que a comunidade através de seus governantes, deve decidir é que proporção do lixo vai ser aterrada e de que forma este aterro vai ser feito, visto que os impactos ambientais, sociais e econômicos da disposição final do lixo são extremamente sérios. Os locais de disposição descontrolada de lixo (lixões) são perigosos devido aos enormes problemas que causam:

17 TIPOS DE SANEAMENTO poluição do solo, do ar e da água;
atração de vetores (insetos e roedores); risco de fogo, deslizamento e de explosões; espalhamento de lixo pelo vento e animais; atividades de catadores. Apresentam-se aqui três das principais alternativas (aterro sanitário, incineração e compostagem) de disposição final dos resíduos sólidos.

18 TIPOS DE SANEAMENTO Saneamento das habitações e locais de trabalho:
A ploriferação de favelas, cortiços e habitações subnormais, a falta de espaço e saneamento básico, entre outros contribuem para o desenvolvimento de doenças físicas e mentais no membro da sociedade.

19 TIPOS DE SANEAMENTO A habitação saudável é hoje um dos fundamentos para a garantia do bem estar e da qualidade de vida, mas para isso dois campos de ação necessitam ser trabalhados : a criação de ambientes favoráveis a saúde e a implementação de políticas públicas saudáveis.

20 SELEÇÃO, DESCARTE E RECICLAGEM DO LIXO
Como fazer a seleção do lixo: Separando por cores que são azul para papel, vermelho para plásticos, amarelo para metais e verde para vidro

21 SELEÇÃO, DESCARTE E RECICLAGEM DO LIXO
Descarte: O descarte deve ser feito em lixeiras adequadas para cada tipo de material facilitando assim a reciclagem do lixo e diminuindo o impacto ambiental. Nunca se deve jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios, pois isso poderá acarretar grandes catástrofes principalmente em épocas de chuvas.

22 SELEÇÃO, DESCARTE E RECICLAGEM DO LIXO
Reciclagem do lixo: Importâncias e vantagens. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

23 SELEÇÃO, DESCARTE E RECICLAGEM DO LIXO
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

24 SELEÇÃO, DESCARTE E RECICLAGEM DO LIXO
Exemplos de Produtos Recicláveis - Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. - Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. - Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio. - Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.


Carregar ppt "SANEAMENTO BÁSICO E O MEIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google