A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS"— Transcrição da apresentação:

1 RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS
À Luz da Palavra de Deus As Seitas Pseudo-Cristãs Unidade II

2 Introdução Nesta Unidade, estudaremos sobre as seitas pseudo-cristãs, assim denominadas por se declararem cristãs, mas agirem de forma contrária aos ensinamentos da Bíblia Sagrada. Atualmente existem inúmeras seitas enquadradas nessa categoria, dentre essas estudaremos as Testemunhas de Jeová, os Mórmons, os Adventistas do Sétimo Dia

3 Capítulo 1 –Uma Criatura Chamada Jesus – As Testemunhas de Jeová
As testemunhas de Jeová são umas das seitas mais bem organizadas e estruturadas dentre todas as estudadas neste livro. 1.1 – As Testemunhas de Jeová A Seita “ Testemunhas de Jeová”, inicialmente chamada de Russelismo, fundada em 1872, por Charles Taze Russell ( ), filho de pais presbiterianos, foi da Igreja Congregacional e da Adventista antes de fundar sua seita (Soares, 2003).

4 Capítulo 1 –Uma Criatura Chamada Jesus – As Testemunhas de Jeová
1.2 – Livro Sagrado As Testemunhas de Jeová adotam, como livro sagrado, a Tradução do Novo Mundo das Sagradas Escrituras, uma versão que começou a ser publicada em partes a partir de 1950 e completa a partir de 1961. Essa tradução não apresenta qualquer amparo nas línguas originais (Hebraico e Grego), a tendenciosidade dessa tradução ficou evidenciada em muitos textos adulterados a fim de validar as doutrinas dessa seita, dentre muitos exemplos, um do mais gritantes é o texto bíblico de Hebreus 1.6.

5 Capítulo 1 –Uma Criatura Chamada Jesus – As Testemunhas de Jeová
1.3 – A Teologia Jeovista e Seus Principais Ensinamentos As Testemunhas de Jeová possuem uma vasta doutrina religiosa, por isso serão enfatizadas somente alguns de seus ensinamentos. 1.3.1 – A Trindade 1.3.2 – Jesus 1.3.3 – O Espírito Santo A Natureza do Homem 1.3.5 – Os 1.3.6 – O Paraíso na terra 1.3.7 – O Inferno

6 Capítulo 1 –Uma Criatura Chamada Jesus – As Testemunhas de Jeová
1.4 – Considerações Finais As Testemunhas de Jeová apresentam grande devoção tanto nos estudos de suas doutrinas quanto na pregação de porta em porta, não importando o dia. Muitos adeptos dessa seita estão dedicando seu tempo de forma sincera, mas estão sinceramente errados no tocante a sua fé.

7 Capítulo 2 – Um Jesus Polígamo – Os Mórmons
A Igreja de Jesus dos Últimos Dias é uma das seitas que mais tem crescido no mundo, devido ao árduo trabalho efetuado por seus missionários que estão presentes em diversas partes do globo terrestre. 2.1 – Os Mórmons O mormonismo, também denominado Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, teve início com Joseph Smith Jr., um homem nascido em 23 de dezembro de 1805, na cidade de Sharon, estado de Vermont, nos Estados Unidos.

8 Capítulo 2 – Um Jesus Polígamo – Os Mórmons
2.2 – Livros Sagrados Os mórmons diferentemente dos cristãos não crêem num cânon fechado. Eles acreditam que Deus, continuamente, traz novas informações à sua “igreja”, por isso há muitos escritos considerados inspirados. Suas três principais escrituras são: o livro Mórmon; a Pérola de Grande Valor e Doutrinas e Convênios.

9 Capítulo 2 – Um Jesus Polígamo – Os Mórmons
2.3 – A Bíblia Sagrada Os Mórmons afirmam: “Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente [...] ( Regras de Fé, artigo 8). Eles declaram, no livro de Mórmon , ser a Bíblia incompleta e quem considera a Bíblia como único livro sagrado é ignorante (2nNéfi 29.6,8-10) pois essa é cheia de falhas. 2.3.1 – Evidências Externas 2.3.2 – Evidências Internas

10 Capítulo 2 – Um Jesus Polígamo – Os Mórmons
2.4 – A Teologia Mórmon e Seus Principais Ensinamentos A teologia mormonista é complexa e extensa, por isso não serão citados todos os aspectos dessa visão, mas somente os aspectos mais relevantes, os quais serão confrontados com os argumentos bíblicos. 2.4.1 – Deus-Pai 2.4.2 – Jesus 2.4.3 – A Salvação – A salvação Geral – A salvação Individual

11 Capítulo 2 – Um Jesus Polígamo – Os Mórmons
2.4.4 – A morte Expiatória de Cristo 2.4.5 – O Batismo pelos Mortos 2.4.6 – A Eternidade 2.4.7 – O Racismo 2.4.8 – Casamento – Casamento para a eternidade – Poligamia

12 Capítulo 2 – Um Jesus Polígamo – Os Mórmons
2.5 – Considerações Finais Após analisar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é possível concluir que não pode ser considerada cristã, pois foge ao crivo da Bíblia Sagrada com seus ensinamentos heréticos. Vale ressaltar que todo cristão autêntico deve agir em relação aos mórmons com amor, pois são vidas preciosas para Cristo.

13 Capítulo 3 – Um Jesus Legalista – O Adventismo do Sétimo Dia
Os judeus tiveram grande dificuldade para se libertarem do cerimonialismo e ritualismo que havia no judaísmo e aceitarem a Nova Aliança que viria através de Jesus. 3.1 – O Adventismo do 7º Dia O Adventismo do 7º dia, ou Igreja Adventista do Sétimo Dia – fruto do movimento millerista – liderado por um pregador batista leigo chamado Guilherme Miller ( ), surgiu quando esse pregador, após leitura do texto bíblico de Daniel (8.13,14) e realização de alguns cálculos, chegou à conclusão de que Jesus Cristo voltaria no dia 23 de março de 1843 de maneira pessoal e visível ( Rinaldi/ Romeiro, 2007).

14 Capítulo 3 – Um Jesus Legalista – O Adventista do Sétimo Dia
3.2 – O Livro Sagrado Os Adventistas têm como livros sagrados a Bíblia Sagrada e os Escritos da Sra. Ellen G. White: “ Cremos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, o produto dessa inspiração, tem aplicação e autoridade especial para os ADS. Negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas. ” ( Revista Adventista fev./ 1984, p.37).

15 Capítulo 3 – Um Jesus Legalista – O Adventista do Sétimo Dia
3.3 – A Teologia Adventista e Seus Principais Ensinamentos Muitos aspectos da teologia adventista concordam com a teologia evangélica, mas infelizmente muitas doutrinas por eles apregoadas são contrárias aos ensinamentos da Bíblia Sagrada. Abaixo alistaremos alguns desses ensinamentos: 3.4.1 – O Sono da Alma 3.4.2 – O Destino Final dos Ímpios

16 Capítulo 3 – Um Jesus Legalista – O Adventista do Sétimo Dia
3.4.3 – O Remanescente 3.4.4 – O Juízo Investigativo 3.4.5 – Os Pecados da Humanidade3.4.6 – A Lei Moral e Cerimonial 3.4.7 – O Sábado

17 Capítulo 3 – Um Jesus Legalista – O Adventista do Sétimo Dia
3.5 – Considerações Finais A partir de todas essas considerações , é possível concluir que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, apesar de algumas doutrinas idênticas às esboçadas pelas igrejas evangélicas, possui no seu corpo doutrinário algumas heresias que ferem os ensinamentos da Bíblia Sagrada.

18 Capítulo 4 – Um Espírito Evoluído Chamado Jesus – O Espiritismo
O Espiritismo, crença na manifestação dos espíritos, é enquadrado por alguns estudiosos em outra categoria de seita, mas aqui é considerado uma seita pseudo-cristã devido ao grande número de pessoas se autodenominarem cristãs e aderirem a alguma forma de espiritismo como uma segunda religião. 4.1 – O Espiritismo Há vestígios do Espiritismo em várias civilizações antigas ( Van Baalen, 1984), mas o formato atual dessa seita começou a se desenhar no século XIX, mais precisamente no ano de 1847.

19 Capítulo 4 – Um Espírito Evoluído Chamado Jesus – O Espiritismo
4.2 – Principais Divisões Segundo Allan Kardec, reconhecido como grande ícone do Espiritismo mundial, espírita é aquele que acredita na manifestação de Espíritos. O Espíritismo pode ser dividido em: Espiritismo (comum), Baixo espiritismo, Espiritismo científico, e Espiritismo Kardecista.

20 Capítulo 4 – Um Espírito Evoluído Chamado Jesus – O Espiritismo
4.3 – O Livro Sagrado O Espiritismo não possui um livro sagrado. Os adeptos, geralmente, leem as obras de Kardec, principalmente, o Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo. Um dos autores preferidos de muitos brasileiros é o médium Chico Xavier, que publicou dezenas de livros psicografados. 4.3.1 – A Bíblia Sagrada

21 Capítulo 4 – Um Espírito Evoluído Chamado Jesus – O Espiritismo
4.4 – A Teologia Espírita e Seus Principais Ensinamentos Abordaremos aqui alguns aspectos mais comuns dentre as muitas ramificações exitentes, enfatizando, principalmente a teologia Kardecista, que é a mais estruturadas dentre as seitas espíritas. 4.4.1 – Deus 4.4.2 – Jesus 4.4.3 – Satanás e os Demônios 4.4.4 – A Reencarnação 4.4.5 – A Comunicação com os Mortos 4.4.6 – A Salvação

22 Capítulo 4 – Um Espírito Evoluído Chamado Jesus – O Espiritismo
4.5 – Considerações Finais Ensinamentos como o da reencarnação, no qual a pessoa vive um ciclo de morte e renascimento até se purificar por méritos próprios, invalidam o sacrifício de Jesus na cruz do calvário.

23 Capítulo 5 – Uma Idéia Divina Chamada Jesus – Ciência Cristã
Seita que influenciou muitas pessoas na época de seu surgimento por mesclar elementos do cristianismo, das religiões orientais, principalmente o gnosticismo, e da ciência e ainda assim declarar-se cristã. 5.1 – A Ciência Cristã A Ciência Cristã tem sua história atrelada à vida de sua fundadora, Mary Baker Eddy ( ). Mary, que pertenceu à igreja congregacional, casou-se, pela primeira vez, em 1843, com George Glover, mas, depois de um ano e meio, tornou-se viúva.

24 Capítulo 5 – Uma Idéia Divina Chamada Jesus – Ciência Cristã
5.2 – Livro Sagrado Mary Eddy, como fundadora e autoridade máxima na Igreja Ciência Cristã, embora tenha afirmado em determinada ocasião que a Bíblia era sua única autoridade, posteriormente declarou: “ A Bíblia não tem maior valor para o nosso bem espiritual do que um livro histórico sobre a América ou Europa.” ( Eddy apud Cabral, 2007).

25 Capítulo 5 – Uma Idéia Divina Chamada Jesus – Ciência Cristã
5.3 – A Teologia da Ciência e Seus Principais Ensinamentos Eddy ( 1896) afirmou que não havia vida, verdade, inteligência e nem mesmo substância na matéria. Tudo era mente infinita e sua manifestação infinita, pois Deus era Tudo-em-tudo. De acordo com ela, o espírito era a verdade imortal e a matéria, o erro mortal; o espírito real e eterno e a matéria, irreal e temporal. 5.3.1 – Deus 5.3.2 – Jesus 5.3.3 – O Diabo, o Pecado, a Morte e as Doenças 5.3.4 – O Magnetismo Animal Maligno

26 Capítulo 5 – Uma Idéia Divina Chamada Jesus – Ciência Cristã
5.4 – Considerações Finais Quando analisamos a “Ciência Cristã” percebemos que se trata de uma genuína seita pseudo-cristã, pois empregam um discurso inicial dizendo palavras favoráveis à Bíblia e sobre Jesus, mas quando estudamos seu livro sagrado, que contém as declarações de sua fundadora, percebemos que essa seita não se trata de uma “ciência” propriamente dita, muito menos “cristã”, pois apregoam ensinamentos totalmente contrários ao manual de fé e conduta dos genuínos cristãos, a Bíblia Sagrada.


Carregar ppt "RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google