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Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.

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1 lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento de organizações de aprendizagem. São quatro as competências de aprendizagem requeridas para o fluxo de conhecimento em uma organização: a)Absorção do conhecimento externo; b)Difusão do conhecimento interno; c)Geração de conhecimento interno; d)Utilização do conhecimento em produtos e serviços. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003. AbsorçãoUtilizaçãoGeraçãoDifusão

2 lavratti.com Slide 2/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Melhor do que o conhecimento em si, é a habilidade de uma organização para absorver, difundir, gerar e explorar o conhecimento que garante uma vantagem estratégica. Há diferença entre uma abordagem por perfil da organização e a baseada na competência para criar um ambiente de aprendizagem. A abordagem por perfil cria uma nova estrutura organizacional e os sistemas para permitir um processo de aprendizagem. Isso pode levar a um comportamento de desperdício. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003. PerfilCompetência Redefinição do desenho Copiar as melhores práticas Baseada na criação de habilidades e em acolher os recursos para uma aprendizagem sustentável Visão clara para um gerenciamento baseado em um diagrama Sem diagramas As pessoas imaginam as melhorias e aprendem naturalmente O perfil não conduz à criatividade ou à iniciativa Competências para o aprendizado requerem comprometimento contínuo com a aprendizagem organizacional e mudanças

3 lavratti.com Slide 3/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Alguns indicativos de que é o momento correto para iniciar um aumento na capacidade de uma organização aprender: a)Dificuldade na solução de problemas; b)Fracasso ao estabelecer processos inovadores; c)Frequentes aumentos no orçamento; d)Sensação de incapacidade de produzir corretamente; e)Não há como medir os efeitos da educação formal. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003.

4 lavratti.com Slide 4/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem São quatro os tipos de conhecimento: a)Conhecimento objetivo ou especializado em uma determinada disciplina ou ramo de negócios; b)Conhecimento metodológico de como abordar certos tipos de problemas ou projetos; c)Conhecimento social para entender a interação humana e facilitar o processo comunicativo, particularmente a troca de conhecimentos; d)Proficiência em como colocar o conhecimento em curso, baseado na prática ou na experiência. São quatro as formas de armazenar o conhecimento: a)Na cabeça das pessoas, pela educação formal, experiência e trocas de informações; b)Em sistemas técnicos por meio de anos de acumulação, análise, codificação, reestruturação e redesenho dos dados. Manuais, procedimentos de trabalho e estruturas de dados são exemplos; c)Em sistemas de gerenciamento, formais ou informais, como as regras sobre reuniões, estilos de gestão, gerenciamento de projetos, controle de qualidade e gerenciamento das informações; d)Nas normas e valores, sobre como manter os itens anteriores juntos, como uma compreensão compartilhada de como o conhecimento deve ocorrer, assim como abertura, curiosidade, e como lidar com conflitos de interesses. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003.

5 lavratti.com Slide 5/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Instrumentos para aumentar as competências em organização de aprendizagem: HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003. AbsorçãoDifusãoGeraçãoUtilização Redes profissionais externas Educação Conferências Contatos com clientes Análise competitiva Cooperação com fornecedor Aquisição Patentes e licenças Pesquisa Gestão do conhecimento Cenários criativos Elaboração e uso de manuais Regulamentos e procedimentos Sistemas de informação de conhecimentos Estudos das melhores práticas Troca interna de conhecimentos Treinamentos e tutorias Julgamento pelo colegas Redes informais Rotação de cargos Gestão de projetos e programas Concepção de relatórios finais e produtos Simulação de mercados e processos Revisão da qualidade Aprendizado pela ação Diálogo Autojulgamento Avaliação e recompensa por resultados Redesenho dos processos de negócios Retorno de informações profissionais Equipes de projetos interdisciplinares Uso de conhecimento existente para novos produtos Pesquisa mercadológica Promoção do conhecimentos (interno e externo) Melhora nos produtos com base nas informações de clientes Protótipos Entregas Quebra de barreiras de aprendizado

6 lavratti.com Slide 6/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Perguntas a serem feitas para saber quais são as habilidades de aprendizagem da organização e balancear as quatro competências: a)Quais são os instrumentos disponíveis e quais deles são usados? b)Como a empresa direciona o aprendizado? c)Como é feito o balanceamento do conhecimento das pessoas com o dos sistemas? d)Quais são os obstáculos ao aprendizado? São cinco os passos para as medidas corretivas: a)Analisar e discutir problemas e obstáculos; b)Fazer uma introspecção para saber a causa dos problemas entre os membros da organização em níveis decrescentes de abstração; c)Formular objetivos de aprendizagem e uma política de gestão do conhecimento; d)Focar na solução dos obstáculos de aprendizagem; e)Implementar os instrumentos de aprendizagem. HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003.

7 lavratti.com Slide 7/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem Competências de aprendizagem balanceadas entre pessoas e sistemas HAVE, Steve ten; HAVE, Wouter ten; STEVENS, Frans. Key management models. Edinburgh: Pearson, 2003. AbsorçãoUtilizaçãoGeraçãoDifusão Pessoas Sistemas ProgramadoExplícitoEspecialistaContinuidade OrgânicoInformalGeneralistaInovação


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