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Orientadora: Profa. Gardênia da Silva Abbad

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Apresentação em tema: "Orientadora: Profa. Gardênia da Silva Abbad"— Transcrição da apresentação:

1 Orientadora: Profa. Gardênia da Silva Abbad
“Competências Empreendedoras Humanas: identificação e análise no Contexto de Empresas Juniores Brasileiras.” Orientadora: Profa. Gardênia da Silva Abbad Aluna: Elziane Campos Doutorado – Universidade de Brasília - Instituto de Psicologia Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações

2 Introdução O empreendedorismo está relacionado ao desenvolvimento econômico e social (Caetano, Santos, & Costa, 2012); O Brasil é o 10º colocado entre os países com maior taxa de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor , 2014); Mas, as taxas de mortalidade (24,4%) de empreendimentos com até dois anos de criação ainda são altas (Sebrae, 2013); Um dos limitadores do Empreendedorismo no país é a deficiente Educação Empreendedora (GEM, 2013); Base do desenvolvimento de Competências Empreendedoras que capacita futuros empreendedores a reconhecerem e desenvolverem oportunidades de negócio (Caetano et al., 2012). Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

3 Competências e Empreendedorismo
Referencial Teórico: Competências e Empreendedorismo Fenômenos complexos e multifacetados; Sofrem influência do contexto; Competência = reflete o aumento das exigências por um perfil profissional mais abrangente e complexo decorrente das grandes transformações econômicas e sociais contemporâneas (Zarifian, 2008); Empreendedorismo = processo cíclico que se inicia no reconhecimento de uma oportunidade de negócio por um indivíduo que possui características empreendedoras e que irá mobilizar recursos para transformar a oportunidade em resultados desejáveis (Shane, 2012). Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

4 Competências Vertente Norte-americana: recursos, qualificação (Boyatsis,1982; Spencer Jr. & Spencer ,1993); X Vertente Francesa: mobilização, prática (Le Boterf, 2003; Zarifian, 2008); Vertente Integradora: não apenas as capacidades necessárias para exercer certa atividade, mas também o desempenho no trabalho e realizações decorrentes (Brandão, Zimmer, Pereira, Marques, Costa, Carbone, Almada, 2008). Componentes que definem competências: Atributos Subjacentes Desempenho Observável Qualidade do Desempenho Operacionalização: descrição de comportamentos observáveis; auxílio da estrutura descritiva de objetivos instrucionais: Verbo + Objeto + Critério + Condição (Mager, 1977) Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

5 O Empreendedor Escola Econômica ou Clássica: o empreendedor é o motor do sistema econômico por produzir inovação e a destruição criativa (Schumpeter, 1982, 1984); Escola das Características Psicológicas: foco nos comportamentos; McClelland é pioneiro na elaboração de treinamentos (McClelland, 1971, 1972); Atualmente: o indivíduo pode se situar em um espectro contínuo de baixo (passivo ao status quo) a alto (possui todos os atributos de um empreendedor de sucesso) (Souza, 2005). É concebível desenvolver as competências dos indivíduos para que se aproximem do extremo mais positivo do espectro. Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

6 O Empreendedor Componentes que definem o Empreendedor:
Comportamentos/ Capacidade de: Inovação e Criatividade Reconhecer Oportunidades Assumir risco e Lidar com incertezas Concretizar uma visão Iniciativa Postura Estratégica Liderança Motivação (Realização e Reconhecimento) Traços de Personalidade (Autoconfiança) Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

7 Educação Empreendedora
É necessário expandir a temática do Empreendedorismo no sistema brasileiro de ensino que oferece formação inadequada para o empreendedorismo (GEM, 2012; Confederação Nacional da Indústria, 2005); Recomenda-se que as Instituições de Ensino Superior: Adotem formação teórica em empreendedorismo (Caetano et al., 2012); Proporcionem um ambiente de experimentação para o futuro empreendedor (Caetano et al., 2012); Desenvolvam programas continuados de estímulo ao empreendedorismo (GEM, 2012); Promovam intercâmbio com o mercado e com a sociedade para atender as demandas estratégicas de desenvolvimento do país (Souza, Depieri, Assis, & Zerbini, 2005). Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

8 Contexto de Pesquisa Empresas Juniores: espaço de formação no ensino superior e em expansão no país; Tem por objetivo fomentar o empreendedorismo entre seus associados por meio da vivência empresarial e do desenvolvimento de competências (Brasil Júnior, 2008); Apesar do potencial formador e fomento ao empreendedorismo: Não se tem validadas as competências desenvolvidas; Se coincidem com as características de um empreendedor; Quais seriam as lacunas de aprendizagem; e Quais seriam as restrições contextuais que podem comprometer a viabilização das atividades e projetos das EJs. Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

9 Objetivos Essas limitações podem ser explicadas pela falta de:
Propostas conceituais para competências empreendedoras; Especificações de quais sejam elas; Consenso sobre que tipo de operacionalização utilizar para sanar suas demandas de estudo; Estudos sistemáticos e integrados sobre competências empreendedoras; Medidas para avaliar competências empreendedoras; Propostas sistemáticas de Ações de Desenvolvimento de competências empreendedoras para permitir que estudante desenvolvam um novo empreendimento satisfatoriamente (Obschonka, Silbereisen, Schmitt-Rodermund & Stuetzer, 2011; Chiru, Tachiciu & Ciuchete, 2012); Estudos específicos para Contextos de Formação de competências empreendedoras no ensino superior, tais como as EJs (Luca & David, 2011; Schmitz e Lappoli, 2012). Objetivos Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

10 Objetivos Objetivo Geral: Buscar evidências de validade de uma escala de Competências Empreendedoras Humanas desenvolvidas em EJs, identificando quais delas demandam maior desenvolvimento e quais são seus limitadores contextuais. Objetivos Específicos: Identificar e Descrever as competências empreendedoras Humanas desenvolvidas no contexto de EJs brasileiras; Buscar evidências de validade de uma escala para medir as Competências Empreendedoras Humanas desenvolvidas no contexto de EJs brasileiras; Avaliar as necessidades de treinamento dessas Competências; Identificar e Analisar fatores contextuais que podem comprometer a viabilização das atividades e projetos das EJs brasileiras. Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

11 Método ESTUDOS Estudo 1 Identificação e Descrição das Competências Empreendedora Humanas desenvolvidas em EJs brasileiras. Objetivo Específico 1 Estudo 2 Busca de Evidências de Validade de uma Escala para medir as Competências Empreendedoras Humanas desenvolvidas no contexto de EJs brasileiras; Objetivo Específico 2 Estudo 3 Avaliação de Necessidades de Treinamento de Competências Empreendedoras Humanas no Contexto de EJs Brasileiras. Objetivo Específico 3 Estudo 4 Identificação e Análise de Fatores Contextuais que podem comprometer a viabilização das atividades e projetos das EJs brasileiras. Objetivo Específico 4 Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

12 Abordagem Metodológica Procedimentos de Coleta e Análise de Dados
Estudo I Estudo II Estudo III Estudo IV Abordagem Metodológica Qualitativa Quantitativa Participantes - 35 empresários juniores da UnB - 510 empresários juniores brasileiros 5 professores - 13 pós-juniores - 3 profissionais do fomento do MEJ Instrumentos - Roteiro de Análise Documental Roteiro de Entrevista Semiestruturada Roteiro de Avaliação por Juízes - Questionário on-line - Roteiro de Entrevista Individual Semiestruturada Procedimentos de Coleta e Análise de Dados - Análise Bibliográfica e Documental - 6 Entrevistas Coletivas - Análise de Conteúdo - Aplicação de Questionário on-line - Análise Fatorial - Cálculo do IPG - Análises Descritivas e Inferenciais - 21 Entrevistas Individuais Semiestruturadas Categorização 1 (teórica): Comprometimento e Comunicação Efetiva; Trabalho em Equipe; Planejamento e Gestão; e Relacionamento com Stakeholder Categorização 2 (empírica): Relacionamento Interpessoal; Domínio do Negócio; Comprometimento com as Atividades; Aperfeiçoamento do Negócio

13 ETAPAS Estudo I Estudo II Estudo III Estudo IV
Análise Bibliográfica e Documental Entrevistas Coletivas 67 descritores de Competências Empreendedoras/ Comportamento Observável Definição de 4 Categorias Temáticas Validação Teórica por 9 Juízes (3 pós-juniores, 3 professores e 3 empresários juniores): pertinência prática, clareza da linguagem, e classificação. Elaboração de Questionário (escalas de Domínio e Importância, tipo Likert, 11 pontos) com validação semântica Aplicação em uma Amostra Piloto de 121 juniores Análise Fatorial Exploratória (escala de Domínio): 4 fatores definidos pela Análise Paralela de Horn, explicando em conjunto 48,3% da variância; ACP Promax; redução para 43 itens; cargas fatoriais variando de 0,35 a 0,90; Alfas=0,92, 0,87, 0,86, 0,77) Aplicação do questionário em Amostra Total Representativa de 510 juniores Análise Fatorial Aplicação do questionário (escalas de Domínio e Importância) em amostra representativa de 510 juniores brasileiros Cálculo do IPG Estatísticas Descritivas e Inferenciais Entrevistas Individuais Semiestru-turadas Análise de Conteúdo

14 Resultados Esperados Encontrar evidências de validade em diferentes amostras para um instrumento que avalie competências empreendedoras desenvolvidas no ensino superior; Identificar as maiores necessidades de desenvolvimento dessas competências; e Descrever os principais fatores contextuais limitadores da expressão dessas competências. Implicações Teóricas: Avançar na compreensão do conceito de competências empreendedoras humanas e de sua operacionalização, e dos reais impactos de fatores contextuais na sua expressão; Implicações Metodológicas: Descrever um método para identificação de competências empreendedoras desenvolvidas em um contexto de formação no ensino superior; e Implicações Aplicadas: Viabilizar um parâmetro para análise e avaliação de competências empreendedoras de forma integrada com propostas curriculares que tenham por objetivo promover educação empreendedora. Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

15 Qualificação: Setembro/2014
Cronograma Estudos Títulos Realizado Prazo Estudo I Identificação e Descrição das Competências Empreendedora Humanas desenvolvidas em EJs brasileiras. 100% - Estudo II Busca de Evidências de Validade de uma Escala para medir as Competências Empreendedoras Humanas desenvolvidas no contexto de EJs brasileiras; 50% JAN 14 (finalização e artigo) Estudo III Avaliação de Necessidades de Treinamento de Competências Empreendedoras Humanas no Contexto de EJs Brasileiras. MAI 15 (finalização e artigo) Estudo IV Identificação e Analise de Fatores Contextuais que podem comprometer a viabilização das atividades e projetos das EJs brasileiras. AGO 14 (finalização e artigo) Qualificação: Setembro/2014 Defesa: Setembro/2015 Introdução Referencial Contexto Objetivos Método Resultados Cronograma

16 Referências Amit, R., Glosten, L., & Muller, E. (1993). Challenges to theory development in entrepreneurship research. Journal of Management Studies, 30(5), 815–834. doi: /j tb00327.x Amorós, J. E., & Bosma, N. (2014). Global entrepreneurship monitor: 2013 global report. GEM: Global Entrepreneurship Monitor. Recuperado no site da GEM: Global Entrepreneurship Monitor: Boyatzis, R. E. (1982) The competent management: a model for effective performance. New York: John Wiley. Brandão, H. P., Zimmer, M. V., Pereira, C. G., Marques, F., Costa, H. V., Carbone, P. P., & Almeida, V. F. (2008). Gestão de Desempenho por Competências: Integrando a avaliação 360 graus, a Balanced Scorecard e a gestão por competências. Revista de Administração Pública, 42(5), Brasil Júnior. (2008). Conceito nacional de empresa júnior. Brasil Júnior. Recuperado no site da Brasil Júnior: Brasil Júnior. (2010). Relatório Nacional Censo e Identidade Brasil Júnior. Recuperado no site da Brasil Júnior: Brasil Júnior. (2012). Relatório Nacional Censo e Identidade Brasil Júnior. Recuperado no site da Brasil Júnior: Caetano, A., Santos, S. C., & Costa, S. F. (2012). Psicologia do empreendedorismo: Processos, oportunidades e competências. Lisboa: Editora Mundos Sociais.

17 Referências Confederação Nacional da Indústria. (2005). Mapa estratégico da indústria: 2007 – Confederação Nacional da Indústria. Recuperado no site da Confederação Nacional da Indústria: Chiru, C., Tachiciu, L., & Ciuchete, S. G. (2012). Psychological factors, behavioural variables and acquired competencies in entrepreneurship education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 46, 4010–4015. doi: /j.sbspro Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo as competências dos profissionais. Porto Alegre: Artmed. Luca, M. R., & David, L. T. (2011). University – enterprise partnership in training entrepreneurship. Bulletin of the Transilvania University of Braşov, 4(1), 61–70. Schmitz, A. L. F., & Lappoli, E. M. L. (2012). Competências empreendedoras em instituições de ensino superior: Estudo de caso. Revista Gestão Universitária Na América Latina (GUAL), 5(2), 111–128. doi: Schumpeter, J. A. (1982). A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural. Schumpeter, J. A. (1984). Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar. Sebrae. (2014). Educação empreendedora a todos os níveis de ensino. Sebrae. Recuperado no site do SEBRAE: Retrieved from

18 Referências Shane, S. (2012). Reflections on the 2010 AMR decade award: Delivering on the promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, 37 (1), 10–20. doi: /amr ] Souza, E. C. L., Depieri, C. C. L. S., Assis, S. A. G., & Zerbini, T. (2005). Métodos, técnicas e recursos didáticos de ensino do empreendedorismo em Instituições de Ensino Superior brasileiras. In E. C. L. Souza & T. A. Guimarães (Eds.), Além do plano de negócio (pp. 200–216). São Paulo: Atlas. Souza, E. C. L. (2005). Empreendedorismo: Da gênese à contemporaneidade. In E. C. L. Souza & T. A. Guimarães (Eds.), Além do plano de negócio (pp. 3–20). São Paulo: Atlas. Spencer, L. M. & Spencer, S. (1993). Competence at work. New York: John Wiley. Mager, R. F. (1977). Análise de Objetivos. Porto Alegre: Globo. McClelland, D. (1971). Entrepreuneurship and achievement motivation: Approaches to the science of socioeconomic development. Paris: UNESCO. McClelland, D. (1972). A sociedade competitiva: Realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura. Obschonka, M., Silbereisen, R. K., Schmitt-Rodermund, E., & Stuetzer, M. (2011). Nascent entrepreneurship and the developing individual: Early entrepreneurial competence in adolescence and venture creation success during the career. Journal of Vocational Behavior, 79(1), 121–133. doi: /j.jvb Zarifian, P. (2008). Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.

19 Obrigada!


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