A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Em cada época houve testemunhas de Deus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Em cada época houve testemunhas de Deus"— Transcrição da apresentação:

1

2 “Em cada época houve testemunhas de Deus
“Em cada época houve testemunhas de Deus... Quanto o mundo deve a estes homens, a posteridade jamais saberá. Foram estigmatizados como hereges, impugnados os seus motivos, criticado o seu caráter, e suprimidos, difamados ou mutilados os seus escritos. No entanto, permaneceram firmes, e de séculos em século mantiveram a fé em sua pureza como sagrado legado às gerações vindouras”. Ellen G. White – O Grande Conflito, página 61

3 Mesmo o cristianismo tendo se corrompido com o passar dos séculos, Deus manteve fiéis testemunhas, homens que viriam denunciar os erros e difundir luz sob aqueles que se encontravam entre as trevas.

4 Igreja Celta da Irlanda
Séc. IV – surgimento de comunidades cristãs na Europa organizadas pelos fiéis que haviam optado por levar uma vida asceta.

5 A grande maioria destes cristãos eram eremitas e errantes.
As ilhas britânicas revelaram ser lugares ideais para realizações de retiros espirituais, para a formação de comunidades isoladas quanto também realizar um trabalho missionário de vanguarda entre povos que nem ao menos tinham ouvido falar de Jesus Cristo.

6 Ocorre que com o tempo ficou flagrante que muito mais que o mero distanciamento geográfico com Roma havia nestas comunidades de organização monástica a adoção de costumes e doutrinas bem diferentes daqueles praticados por cristãos romanos católicos.

7 Houve o rompimento inevitável e criação de um racha no seio da cristandade européia entre a Igreja Celta e a Igreja Romana tal como só ocorreria com o Cisma Oriente-Ocidente no século IX e o surgimento do Protestantismo no século XV.

8 Depois de um tempo de conflito entre a antiga Igreja Céltica e o Papado, a realização do Sínodo de Whitby em 644 ficou consolidada a fé católica romana. Muito embora em alguns pontos da Irlanda e Escócia, por muito tempo após esta data, certos mosteiros ainda mantiveram certas diferenças de pé, no tocante a maneira de conduzir sua administração e outras pequenas coisas que não se mostravam diferenças relevantes à luz da doutrina.

9 Valdenses / Anabatistas
Seguidores do francês Pedro Valdo. Moravam nos Alpes do noroeste da Itália – Piemont.

10 Guardavam o sábado bíblico.
Eles se afastavam da tradição igrejeira e da formulação de credos e procuravam uma aproximação dos ideais da igreja do Novo Testamento. Guardavam o sábado bíblico. Tinham por falsa a doutrina de que as obras podem expiar a transgressão da lei de Deus.

11 Métodos Evangelísticos Sutis
Vendedores ambulantes – deixavam partes da Bíblia nas casas que visitavam. Jovens misturavam-se nas universidades.

12 John Wycliffe e os Lolardos
John Wycliffe: professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês.

13 A Igreja, profundamente identificada com as instituições medievais, encontraria no sistema teológico elaborado por Wycliffe, a primeira oposição sistematizada e coerente em toda a Idade Média.

14 Não seria apenas no setor religioso que o século XIV traria mudanças e rompimentos no mundo unitário sonhado pelo alto-clero católico. Era toda uma sociedade que começava a desagregar-se procurando novas direções e rumos em meio as tentativas papais na busca de um governo universal.

15 Em 1302 o papa Bonifácio VIII tenta o domínio universal na bula Unam sanctam, e exige a subordinação como condição necessária para a salvação.

16 Contexto Político – Inglaterra e Europa
Mudança da Sede Papal em Roma para Avignon - França Guerra dos Cem anos Inglaterra x França

17 Wycliffe lhes daria o complemento de uma perspectiva religiosa própria.
Se Wycliffe nunca houvera existido, seria difícil compreender como a Inglaterra rompeu definitivamente com Roma.

18 Quando Wycliffe se volveu às Escrituras, viu revelado o plano da salvação, e Cristo apresentado como único advogado do homem. A princípio, não se opôs deliberadamente a Roma. Mas o estudo mostrava o quanto ela havia abandonado os princípios bíblicos pela tradição humana.

19 Reagiu ao pagamento de tributo que o papa pretendia do monarca inglês e mostrou que a pretensão papal de autoridade sobre os governantes seculares era contrária tanto à razão como à revelação.

20 Wycliffe e seus acusadores
Batalhou contra a instituição de frades mendicantes. Dentre tantos males, levavam as pessoas a crerem que todo dever religioso resumia-se a reconhecer a supremacia do papa, adorar os santos e fazer donativos aos monges. Wycliffe e seus acusadores

21 Começou a escrever e publicar folhetos contra os frades, despertando o espírito do povo aos ensinamentos da Bíblia. Traduziu a Bíblia para o Inglês, esta tornou-se acessível a muitos.

22 Como defensor dos direitos da coroa inglesa, teve oportunidade de devassar os bastidores da Igreja Católica e denunciá-los. A influência de Wycliffe foi sentida no moldar a ação da corte, bem como na crença da nação.

23 Organizou um grupo de pregadores – os Lolardos – que levavam o Evangelho a todos os lugares.

24 Wycliffe morreu de morte natural, Deus o livrou da perseguição romana
Wycliffe morreu de morte natural, Deus o livrou da perseguição romana. A Igreja, no entanto, vingou-se ateando fogo aos seus ossos e jogaram suas cinzas no Rio Avon.

25 Lutero (1483 – 1546) Monge agostiano e doutor em Teologia e professor na Universidade de Wittenberg – Alemanha.

26 Em 1510, viaja para Roma como representante da sua ordem
Em 1510, viaja para Roma como representante da sua ordem. Como bom cristão, visita todos os lugares sagrados, encanta-se com as belezas de lá, mas decepciona-se com a falta de santidade da “cidade santa”, praticada em grande parte pelo próprio clero.

27 Em 1512, quando alcançou o grau de Doutor em Teologia, passou a assumir as pregações da Catedral de Wittenberg. A partir daí começou a alcançar grande fama.

28 A Igreja Romana empenhada em ajuntar mais riquezas, institui o comércio de indulgências desde o ano Na Alemanha, Tetzel, era o responsável pela venda de indulgências. Tetzel

29 Venda de Indulgências nas ruas da Alemanha
Lutero, ainda católico romano, encheu-se de horror ante as blasfemas declarações dos traficantes de indulgências. Venda de Indulgências nas ruas da Alemanha Vendida no Vaticano ao Pr. Siegfried Kümpel. Esta lhe permitiria invocar o nome de Jesus na hora de sua morte e ser salvo sem tomar a Santa Comunhão.

30 Na Véspera do Dia de Todos os Santos, onde multidões de fiéis visitavam a Catedral de Wittenberg recheada de relíquias, Lutero fixou um documento no qual continha 95 proposições contra a doutrina da indulgência.

31 Lutero recebeu intimação para comparecer a Roma, a fim de receber acusação de heresia. Seus amigos, cientes do perigo daquela cidade embriagada com o sangue dos mártires, protestaram contra sua ida a Roma, e requereram que ele fosse interrogado na Alemanha.

32 Houve um interrogatório oficial de Roma com Lutero em Augsburgo em Ali o cardeal Caetano exigiu que Lutero negasse o que havia escrito e ensinado. O ponto decisivo aconteceu em 1519, quando, num debate, Lutero admitiu que os concílios podiam errar e que somente Jesus Cristo pode perdoar os pecados.

33 Os escritos de Lutero já haviam se popularizado
Os escritos de Lutero já haviam se popularizado. Sua ênfase em valorizar a autonomia do ser humano perante Deus, sem intermediação do clero, teve desdobramentos também para dentro do universo social.

34 O papa publicou uma bula de excomunhão
O papa publicou uma bula de excomunhão. Lutero fora expulso da Igreja e era considerado herege. Em 1521 Lutero foi convidado a revogar seus escritos pela última vez.

35 Diante disso Lutero disse: "Não posso, e nem quero revogar o que eu disse, a menos que seja convencido de erro por meio da palavra da Bíblia ou por argumentos claros, porque não é aconselhável agir contra a própria consciência. Aqui estou. De outra maneira não posso. Que Deus me ajude. Amém". Através dessa afirmação, Lutero foi proscrito.

36 Padres e freiras deixavam conventos.
Os pensamentos de Lutero, no entanto, já haviam atingido o povo e a divulgação dos mesmos andava rapidamente. As missas começaram a ser reformuladas e celebradas em idioma compreensível ao povo. Padres e freiras deixavam conventos. O povo começou a receber pão e vinho na Santa Ceia (Eucaristia) conforme Jesus Cristo ensinou. Do mesmo modo, segundo os reformadores, dos sete sacramentos da Igreja Católica, somente dois podiam ser considerados bíblicos : o Batismo e a Santa Ceia.

37 Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo" onde colocaram os principais baluartes doutrinários do luteranismo.

38 Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martim Lutero faleceu
Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martim Lutero faleceu. Em 1555 o Imperador reconheceu que haviam duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana.

39 Clérigo anglicano e teólogo inglês.
John Wesley (1703 – 1791) Clérigo anglicano e teólogo inglês.

40 Quando iniciou seus estudos em Oxford, Wesley começou a reunir-se com um grupo de estudantes para estudarem a Bíblia e orarem. O grupo ficou conhecido entre os colegas de “Metodistas” pois possuíam método e horário para tudo o que faziam.

41 Foi numa sala de culto situada na rua Aldersgate em Londres, que John Wesley teve sua notável experiência às 8:45h da noite, de 24 de maio de Ele mesmo assim descreve o que lhe aconteceu na ocasião:

42 "À noite fui, muito contra minha vontade, a uma sociedade à rua Aldersgate, onde alguém estava lendo o prefácio de Lutero à carta aos Romanos. Cerca das 8:45h, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera no coração pela fé em Cristo, senti meu coração abrasado de maneira estranha. Senti que confiava em Cristo somente para a salvação; e foi me dada a certeza de que Ele tinha tirado os meus pecados, sim os meus, e me tinha livrado da lei do pecado e da morte".

43 Compositor de 6.500 hinos cristãos
John e seu irmão Charles Wesley começaram a pregar publicamente em praças pela Inglaterra em busca do reavivamento espiritual do povo inglês, que na época levava uma vida um tanto leviana. Charles Wesley Compositor de hinos cristãos

44 Wesley nunca teve a intenção de que o metodismo passasse a ser uma nova igreja, ele pretendia que fosse um movimento em sua amada igreja anglicana (da qual nunca saiu) para seu despertamento e capacitação para o exercício da missão de Deus.


Carregar ppt "“Em cada época houve testemunhas de Deus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google