A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Descobrindo a Beleza da Bíblia!"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Descobrindo a Beleza da Bíblia!""— Transcrição da apresentação:

1 "Descobrindo a Beleza da Bíblia!"
CURSO DE HERMENÊUTICA "Descobrindo a Beleza da Bíblia!"

2 PARADIGMAS A SEREM QUEBRADOS
“A questão é simples. A Bíblia é muito fácil de entender. Mas nós, cristãos, somos um bando de vigaristas trapaceiros. Fingimos que não somos capazes de entendê-la porque sabemos muito bem que no minuto em que compreendermos estaremos obrigados a agir em conformidade. Tome qualquer palavra do Novo Testamento e esqueça tudo a não ser o seu comprometimento de agir em conformidade com ela. “Meu Deus”, dirá você, “se eu fizer isso minha vida estará arruinada. Como vou progredir na vida?”. Aqui jaz o verdadeiro lugar da erudição cristã. A erudição cristã é a prodigiosa invenção da igreja para defender-se da Bíblia; para assegurar que continuemos sendo bons cristãos sem que a Bíblia chegue perto demais. Ah, erudição sem preço! O que seria de nós se você? Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. De fato, já é coisa terrível estar sozinho com o Novo Testamento. - Soren Kierkegaard, citado por Paulo Brabo no livro A Bacia das Almas.”

3 1- Não tenha medo de aprender na Bíblia algo diferente do que você ou sua igreja criam até hoje!
2- Estudar antes de pregar não é sinônimo de falta de espiritualidade ou falta de dependência de Deus! 3- Grandes homens usados por Deus empenharam-se em estudar, sobretudo as Escrituras, inclusive personagens bíblicos, como Paulo. Estudar não anula a ação do Espírito e vice-versa! ATIVIDADE 1: Liste outros paradigmas que você acha que existem dentro deste Tema: Hermenêutica, na linha dos pensamentos acima.

4 2. DEFINIÇÃO DE HERMENÊUTICA:
O Dicionário Aurélio nos apresenta a seguinte definição de hermenêutica: Interpretação do sentido das palavras; interpretação dos textos sagrados; arte de interpretar leis. Na mitologia grega, Hermes era o mensageiro e intérprete da vontade dos deuses, e de seu pai, Zeus. Essa mensagem era transmitida de uma forma em que os homens pudessem entender. A palavra Hermeneuo veio a ser usada com o sentido de explicar, interpretar, traduzir. No Novo Testamento temos: Lucas 24:27; 1 Coríntios 12:10; 1 Coríntios 14:28; Hebreus 7:2. “Hermenêutica é como um livro de receitas, com regras de como fazer um bolo; exegese é a preparação do bolo; exposição é a entrega do bolo para alguém comer.” Roy Zuck ATIVIDADE 2: Para a próxima aula: dê definições de autores e uma definição sua pessoal do que é Exegese. Dê sua opinião sobre a frase de Roy Zuck acima.

5 3. O QUE TEM GERADO INTERPRETAÇÕES ERRADAS?
3.1 Aceitação cega de uma explicação sem investigações. 3.2 Influência de programas e livros evangélicos. 3.3 Colocação da experiência acima das Escrituras. 3.4 Falta de conhecimento do contexto histórico-cultural. 3.5 Falta de conhecimento e aplicação de regras de interpretação. 3.6 Falta de conhecimento da revelação progressiva de Deus. ATIVIDADE 3: Qual destes pontos você acha o mais “perigoso” a correta hermenêutica e por quê? Escolha outros dois itens e ilustre-o com algo prático de como ocorre em nossos dias. Discorda de algum destes pontos, quais e por quê? Acrescentaria mais alguns?

6 4. PERGUNTAS PARA AJUDAR NOSSA HERMENÊUTICA
1- O que este texto estava dizendo às pessoas daquela época? 2- Pergunte ao texto: Quem? Por quê? Quando? Como? Aonde? E similares... ATIVIDADE 4: Escolha um texto de sua preferência e aplique a técnica destas duas perguntas acima.

7 5. PASSOS NA NOSSA HERMENÊUTICA
1- Contexto: o que acontece antes e depois do texto em estudo? Qual o contexto histórico geral? Qual o contexto do livro em que o texto está inserido? 2- Textos Correlatos: busque textos ligados ao seu texto de estudo, podem ser por exemplo ao estudar algum profeta ver em qual época de rei ele profetizou e ler a história deste rei; podem ser textos correlatos como nos Evangelhos as narrativas do mesmo fato por diferentes evangelistas 3- Cronologia: Situe cronologicamente seu texto (você pode incluir este passo em “Contexto”). 4- Palavras-Chaves: quais as palavras mais usadas e também quais as principais contidas neste texto? 5- Personagens: levante uma breve biografia dos personagens envolvidos no seu texto, quem é ele? Como ele está neste momento? ATIVIDADE 5: Com o mesmo texto usado no ponto anterior, desenvolva os 5 passos acima citados.

8 6. PERIGOS E INTERPRETAÇÃO:
Interpretação de uma narrativa. Os perigos na interpretação. · Alegorização, espiritualização. · Ignorar a audiência original e pular para o N.T. · Explorar textos paralelos sem desenvolver o contexto ATIVIDADE 6: Com base na narrativa de Lucas 21: 1-4 quais os erros hermenêuticos que podem ocorrer seguindo os pontos acima citados.

9 Interpretação de poesia. Requisitos básicos
· Identificar o tipo de Salmo. A poesia hebraica difere da nossa, por que não depende de rima ou ritmo. O fator principal é seu paralelismo de pensamento. As idéias de uma linha se equilibram com as da seguinte. O paralelismo sinonímico ocorre quando o pensamento da primeira linha está de acordo com o da segunda (Jó 9.11). O paralelismo antitético ocorre quando o pensamento da segunda linha contrasta com o da primeira (Jó 16.4,5). O paralelismo sintético é o arranjo que faz a segunda linha melhorar ou completar o pensamento da primeira. (Jó 11.18). ATIVIDADE 7: Escolha um Salmo, diga qual paralelismo você que é usado nele e por quê?

10 Interpretação de Parábolas
- A maioria das parábolas tem apenas uma verdade central que é relacionada com os contextos históricos e literários tanto de Jesus quanto do evangelista. - Tenha cuidado ao interpretar os detalhes. Freqüentemente eles são apenas parte do cenário da estória. - Lembre que parábolas não são realidade. Elas são analogias realistas, mas geralmente exageros, para enfatizar um ponto (verdade). - Identifique os pontos principais da estória que um público judaico do primeiro século teria compreendido. Então olhe para a virada ou surpresa. Geralmente ela vem ao fim da estória (cf. A. Berkeley Mickelsen no seu livro Interpreting the Bible [Interpretando a Bíblia], pp ). ATIVIDADE 8: Com base nestas dicas, dê uma interpretação curta e simples a Parábola das Dez Virgens em Mateus 25: 1-13

11 Interpretação de Epístolas e Proféticos
1º Passo: Análise Histórico-Cultural e Contextual Consideramos o ambiente histórico-cultural do autor para melhor compreendermos suas alusões e objetivos.      2º Passo: Análise Léxico-Sintática Visa compreendermos a definição das palavras (lexicologia) e sua relação com as outras (sintaxe) para que entendamos melhor o sentido texto. Neste momento é fundamental um bom conhecimento de português e, se possível, de grego e hebraico.      3º Passo: Análise Teológica Consideramos o nível de conhecimento teológico do público alvo na época em que o texto foi escrito, levando em conta os textos correlatos para seus primeiros destinatários. 4º Passo: Análise Literária Identifica a forma ou método literário utilizado numa passagem em particular (metáforas, antropomorfismos etc.) visando uma interpretação mais adequada. ATIVIDADE 9: Escolha ou o texto de Oséias 6: 1-3 ou de Gálatas 2: e aplique os passos acima.

12 A Interpretação Bíblica – Roy Zuck
BIBLIOGRAFIA: A Interpretação Bíblica – Roy Zuck - Princípios de Interpretação Bíblica – Introdução a Hermenêutica com ênfase em gêneros literários – Vilson Scholz


Carregar ppt ""Descobrindo a Beleza da Bíblia!""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google