A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTABILIDADE I VANI SOUSA CAMPOS VANIC@PITAGORAS.COM.BR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTABILIDADE I VANI SOUSA CAMPOS VANIC@PITAGORAS.COM.BR."— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE I VANI SOUSA CAMPOS

2 OBJETIVOS Desenvolver no aluno o raciocínio lógico Contábil que lhe permitirá entender e analisar os demonstrativos contábeis; Incentivar o interesse do aluno pela pesquisa, colocando-o em contato com a metodologia científica de forma prática.

3 O PATRONO DA CONTABILIDADE
São Mateus foi um contabilista. Atuava na área da Contabilidade Pública, pois era um rendeiro, isto é, um arrendatário de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua relevação. Escriturava e auditava. Era um publicano, e por isso não era bem visto pela sociedade, sendo considerado um pecador. Na verdade, ele gozava de má fama pelo fato de ser um cobrador e arrecadador de tributos. Chamava-se telônio o local onde se efetivava o pagamento dos tributos e onde também se trocava moeda estrangeira _ um misto de casa de câmbio e de pagamento dos tributos.

4 Mateus nasceu em Cafarnaum. Não se conhece a data do seu nascimento
Mateus nasceu em Cafarnaum. Não se conhece a data do seu nascimento. Seu pai, Alfeu, deu-lhe o nome de Levi. Sua cidade natal era cortada pelas principais estradas da Palestina, ponto de convergência e centro comercial da região. Jesus Cristo tinha especial simpatia por essa cidade, tendo nela pregado a sua doutrina. Na época, era uma província romana.

5

6 Juramento do Bacharel em Ciência Contábeis

7 Anel do contabilista

8 Pedra: Turmalina Rosa Clara, ladeada de Diamantes
Pedra: Turmalina Rosa Clara, ladeada de Diamantes. Aro: De um lado, o Caduceu de Mercúrio, que é a insígnia do Deus do Comércio (bastão que representa o poder, com duas Serpentes entrelaçadas, simbolizando a sabedoria; e o capacete com duas Asas que representam Atividade e Diligência); do outro, as Tábuas da Lei, com a legenda "LEX".

9 Origem da Contabilidade

10 Contabilidade do Mundo Antigo
A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que foram se aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da era Cristã quando apareceu o LIBER ABACI, de autoria de LEONARDO PISANO.

11 Contabilidade do Mundo Medieval
Período que vai de 1202 da era cristã até 1494, quando apareceu o TRATACTUS DE COMPUTIS ET SCRIPTURIS (contabilidade por partidas dobradas), de FREI LUCA PACIOLO, publicado em teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

12 Contabilidade do Mundo Moderno / Contabilidade do mundo Cientifico
Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da obra LA CONTABILITÁ APPLICATTA premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da contabilidade. O período cientifico inicia-se em 1840 e continua até hoje. Obs: Embora as alegorias e símbolos inseridos no painel não representem cópia fiel de representações existentes, eis que decorrem de livre interpretação que porventura venham a ser atribuídas aos mesmos, e isto porque no mundo fenomênico das artes não se estabelecem limites à pesquisa.

13 A Contabilidade na Idade Contemporânea
A contabilidade brasileira, que inicialmente havia adotado as escolas européias, passou a adotar a Escola Norte-americana na segunda metade do século XX, devido ao poderio econômico incontestável dos EUA.

14 Três marcos dessa mudança na Contabilidade brasileira aconteceram durante a década de 70 desse século: O lançamento do livro Contabilidade Introdutória por parte de professores da FEA/USP O advento da Lei 6.404/76 – Sociedades Anônimas Publicação da Circular 179/72 do Banco Central

15 Sede do Banco Central brasileiro, em Brasília

16 A Contabilidade na Atualidade
Nos dias atuais o trabalho do contador, está diretamente voltado à tecnologia. A preocupação social, os desafios com o crescimento sustentável, vem sendo largamente discutidos. A contabilidade está introduzindo em suas informações aspectos de cunho sócio-ambiental e o impacto que as empresas representam neste contexto.

17 Derramamento de óleo no mar.

18 A preservação da natureza começa a ser considerada uma forma de ativo ambiental

19 A contabilidade está caminhando a passos largos para a internacional de padronização de normas contábeis nacionais, tendo como referência o IFRS (International Finantial Reporting Standards), o qual por sua vez se baseia predominantemente, embora não exclusivamente, no padrão contábil europeu.

20 Tal harmonização das normas contábeis a nível internacional facilitará o livre trânsito do capital internacional, o que se espera que dinamize a economia mundial rumo a uma maior eficiência na alocação de recursos.

21 Bolsa de valores de Xangai.
A globalização começa a atingir a contabilidade através da adoção internacional do IFRS

22 É importante, porém, que tal incremento da riqueza leve em consideração seus impactos ambientais e sociais. Neste ponto, a contabilidade também tem um papel importante a exercer, informando aos administradores tais impactos e sugerindo as políticas adequadas.

23 A Contabilidade sempre se envolveu nos processos cruciais da humanidade, com a expansão do mercado cada vez mais globalizado a profissão contábil cresceu muito em importância, a valorização da classe contábil é eminente, não existe profissão que avançou tanto como a de Contador, nos últimos anos. A carreira é bastante promissora para os que se dedicam a está magnífica ciência.

24 A Contabilidade no Brasil

25 Datas Comemorativas -Dia 25 de abril - Dia do contabilista Bacharel e Técnico -Dia 22 de setembro - Dia de São Mateus (Patrono dos contabilistas)

26 A SIMBOLOGIA DA CIÊNCIA CONTÁBIL
O Caduceu Estilizado

27 Caduceu. Escudo do curso Graduação em contabilidade no Brasil, também usado nos CRC´s e CFC.

28 Mercúrio era um deus da mitologia romana, que tinha sobre seu protetorado várias coisas, dentre elas, o comércio. Era filho do deus Júpiter (o maior), e o mensageiro de todos os deuses, em razão de sua grande agilidade (simbolizadas pelas duas asas que ladeiam seu capacete) e de dispor da confiança da máxima divindade. O caduceu era um bastão de ouro que Mercúrio recebera em troca de instrumentos musicais que inventara (a lira e a flauta) e que haviam maravilhado a Apolo (que detinha poderes e conhecimentos mágicos e era o titular do caduceu). Não só Mercúrio trocou os objetos como exigiu de Apolo que lhe repassasse segredos de magia, notadamente, da adivinhação.

29 O caduceu passou a ser símbolo dos atributos de Mercúrio, e este, de tal forma aprofundou-se na adivinhação, que passou a conhecer a sorte de outros seres pelo jogo de pedras (semelhante ao de búzios). Mais tarde, usando o capacete de Hades, Mercúrio tornava-se invisível, e assim, prestou grandes serviços a outros deuses, entre outras coisas, derrotando e matando o temível gigante Hipólito. Tais vitórias, transformou o habilidoso Mercúrio no principal intérprete da vontade divina. Por esta razão ele era, também, o mais ocupado de todos os deuses da mitologia.

30 O caduceu nos sugere a responsabilidade de ampla proteção ao patrimônio dos empreendimentos, de modo a ensejar a eficácia das células sociais, e pela soma delas, a felicidade das sociedades humanas. Essa condição, somada ao respeito às leis, completa a simbologia das laterais de nosso anel profissional, de alta relevância e características do dever profissional.

31 A partir de 1770, que surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, quando Dom José, rei de Portugal, expede a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.

32 A criação do Conselho Federal de Contabilidade com a edição do Decreto-lei nº foi um marco importante. Tão logo, foram criados os Conselhos Regionais no ano de 1946, desde então a contabilidade brasileira vem se evoluindo. Hoje, existe um Conselho de Contabilidade em cada unidade da Federação e no Distrito Federal .

33 Os Conselhos Regionais de Contabilidade, atualmente, além de registrar e fiscalizar o exercício profissional, também praticam a educação continuada, alguns em parcerias com o Conselho Federal e com universidades, oferecendo aos profissionais da Contabilidade condições de se qualificarem e atenderem às exigências do mercado de trabalho, além de oferecerem à sociedade um serviço de qualidade.

34 Foi criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades:

35 ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas
APIMEC NACIONAL – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais BM&F BOVESPA – Bolsa de Valores, Mercados e Futuros CFC – Conselho Federal de Contabilidade IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras .

36 O CPC tem como funções a convergência internacional das normas contábeis a centralização na emissão de normas dessa natureza e a representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, governo).

37 O Brasil está envolvido diretamente com a harmonização das prática contábeis e, com a edição da Lei /2007, importantes mudanças foram inseridas neste cenário. Neste sentido, a Contabilidade no Brasil desempenha seu papel de contribuir com a sociedade de forma eficaz. Em conseqüência destes fatos o profissional de contabilidade torna-se cada vez mais peça chave dentro das entidades empresariais.

38 AUTORES CONTÁBEIS:

39 AUTORES CONTÁBEIS:

40 AUTORES CONTÁBEIS: Prof. Dr. Antônio Lopes Sá

41 AUTORES CONTÁBEIS:

42 SIGLAS IMPORTANTES: CRC – Conselho Regional de Contabilidade
CFC – Conselho Federal de Contabilidade US-GAAP – Principios de Contabilidade EUA IBRACON – Instituto Brasileiro de Contabilidade CVM – Comissão de Valores Mobiliários

43 SITES RELACIONADOS


Carregar ppt "CONTABILIDADE I VANI SOUSA CAMPOS VANIC@PITAGORAS.COM.BR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google