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Luz Imperecível Esta obra foi coordenado por Onório Onofre de Abreu.

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Apresentação em tema: "Luz Imperecível Esta obra foi coordenado por Onório Onofre de Abreu."— Transcrição da apresentação:

1 Luz Imperecível Esta obra foi coordenado por Onório Onofre de Abreu.
Comentaremos esta obra contando uma história que é muito mais longa. Pois esta obra é o resultado de uma longa história da construção do cristianismo no mundo, sobretudo da revivescência do cristianismo primitivo sob o comando da doutrina espírita. É esta história que gostaríamos de compartilhar esta noite. A história de uma nova história, de um novo testamento. Da semeadura de um jardim:

2 Canção Boa Nova – Tim e Vanessa
Infante, água que sente na placenta Sonha nascente em formação Cresce semente, evolução Segue adolescente, é vulcão Água, fogo, ebulição Lavas de vida, em profusão A Boa Nova é ser água que sacia É ter o fogo da alegria A Boa Nova é ser terra, pão da vida Sentir no ar a sabedoria Terra quando adulto, pés no chão É formatura nessa estação Flor matura, nova lição Em ar é senil, descobriu O vôo livre do coração Sabedoria leva nas mãos

3 IRINEU DE LION Ave Cristo
Assim, iniciamos lembrando a obra Ave Cristo. Nessa obra Emmanuel faz referência a uma Igreja cristã muito especial, fundada na cidade de Lion. Essa igreja é muito especial para nós espíritas, pois, primeiro, o seu fundador Irineu de Lion, foi discípulo de João Evangelista. Ou seja uma igreja que contou com o amparo espiritual de João Evangelista. E uma das características desta Igreja, e que nos chamou atenção, é que ela conseguia conciliar o trabalho aos necessitados e o estudo sistematizado do novo testamento, em especial, dos quatros evangelhos. Essa era uma característica forte desta igreja de Lion. Esta igreja teve a sua atuação por volta do ano 233 depois de cristo. Antes do cristianismo sofrer as deturpações que viriam a desfigura-lo completamente.

4 Ilustre Bezerra de Menezes
O segundo motivo é que, segundo informações de vários companheiros, entre ele Arnaldo Rocha, frequentou esta igreja um homem chamado Irmão Corvino, não o 5º Var, que depois do assassinato de corvino, assume o nome do Irmão Corvino e passa a se chamar Irmão Corvino. Nós estamos falando do primeiro Irmão Corvino, aqueles que tinha uma barba longa, branca e que segundo informações de vários companheiros espirituais, é o nosso querido Bezerra de Menezes. Esse irmão foi um dos que ajudou na construção desta igreja. Ilustre Bezerra de Menezes

5 Mas seguindo esta tradição da França, por volta do ano 1100 depois de cristo, a França vai observar o nascimento de um movimento extremamente importante, que era o movimento dos cristão, chamados cátaros. Esses cristãos se destacaram pois fugiam daquelas práticas puramente ritualísticas, daqueles dogmas tradicionais e se destacaram pela recuperação das práticas do cristianismo primitivo. Entre elas, o auxílio as necessitados de toda ordem, a pratica ostensiva da mediunidade e o estudo sistematizado do novo testamento. A heresia Cátara, foi a mais importante dissidência da Igreja Católica na Europa durante os séculos XI e XV. Frontalmente oposta à Igreja oficial, poderosa e mundana, que se havia despojado por completo da mensagem evangélica, agarrada a uma teocracia pontifícia, dogmática, assenhoreada da verdade irrefutável, com o predomínio absoluto da Santa Sé sobre o poder temporal, encontrava-se a autêntica Igreja de Cristo, fiel seguidora da vida apostólica, cujos princípios evangélicos predicava sem cessar e, que era vítima das perseguições que Jesus Cristo, havia anunciado aos seus seguidores: «Se a mim me perseguiram, também a vós os perseguirão» Os cátaros eram seguidores inequívocos de Jesus; justificavam a sua predilecção nas Sagradas Escrituras, com especial ênfase por João; muito próximos do cristianismo primitivo, observavam em grande parte os seus rituais e práticas e o modelo de organização e por último, propunham um modelo de salvação baseado na recepção de um único sacramento, a extrema-unção, o consolamento. Faziam outra leitura da Bíblia. Em contraste com o princípio do catolicismo – «Um só Deus, pai todo poderoso, criador do céu e da terra», conforme o estabelecido no concílio de Niceia de 325, o catarismo afirmava a existência de dois princípios originários, opostos e irreconciliáveis. O Dualismo cátaro opõe a Deus, autor da espiritualidade e do bem, Satanás, autor da matéria e do mal. Com os cátaros, temos dentro do cristianismo, uma reformulação alternativa de algumas crenças cristãs fundamentais, como a criação do Mundo, a figura de Jesus Cristo, o inferno e o paraíso, o fim dos tempos. Na sua procura de respostas para a origem do Mundo e ao problema do mal, os cátaros distinguiram duas criações, uma boa outra má. A primeira criação foi obra de Deus verdadeiro, era incorruptível e eterna: a segunda, em oposição, era obra do Diabo, e continha todas as coisas vãs e corruptíveis. Os cátaros procuraram na Bíblia a explicação sobre a origem dos tempos. Assim, afirmavam de modo conciso, que a obra do Deus bom não pode ser destruída nem deixar de existir. «É entendido que tudo o que Deus faz dura para sempre». Por sua parte, o antagonismo, o deus malvado, corruptor de uma parte dos espíritos celestiais, era o criador do Mundo de um mundo corruptível, integrado pela terra e do o que contem: o universo, o mar, as montanhas, os animais, as plantas, os seres humanos. Para os cátaros, os homens eram uns corpos de carne – concebidos também como uma espécie de túnica de pele – criados pelo deus do mal no mundo efémero, corpos em que os anjos caídos do paraíso estão condenados a permanecer encarcerados para sempre. Para os cátaros, Deus não podia assistir impassível à condenação das suas criaturas, acabando por enviar à terra o seu filho, Jesus Cristo, que era concebido como um ser puramente espiritual, dotado de uma simples aparência humana. Para eles, Cristo tinha duas missões, uma, arrancar os anjos caídos do esquecimento permanente em que viviam, outra oferecer aos homens o consolament, o sacramento da salvação, que garantia a salvação. Assim para os cátaros, a história da humanidade, o triste desvario de homens e mulheres neste baixo mundo, não teriam outro objectivo que não fosse a salvação sucessiva dos uns espíritos caídos que, no caso de não terem recebido o consolamento no momento da sua morte corporal, se viam obrigados a dar voltas de um lado para o outro consumidos pelo fogo de Satanás e, não conseguiriam um momento de repouso até encontrarem outro corpo para viverem uma nova existência: é a crença cátara da metempsicose das almas. E neste sentido, o fim da história da humanidade – é decidir o fim dos tempos – que aconteceria quando se salvasse o último dos espíritos seduzidos por Satanás, encarcerado na carne corruptível do corpo humano. Para os cátaros não havia juízo final, nem tão pouco inferno, porque na realidade, inferno maior que este baixo mundo, não podia haver, que deveria ser destruído e regressar ao nada de onde tinha vindo. Sem dúvida que a heresia só podia ser curada com a fogueira, onde todos os seus princípios fossem reduzidos a cinzas, dispersas pelo vento. A proximidade dos princípios religiosos com as filosofias orientais é mais que evidente, ainda que manifestada de uma forma mais ortodoxa do que espiritual, não deixa de transparecer todos os fundamentos da espiritualidade da manifestação do Mundo. Ela opõe ao preconceito dogmático da exigência, fundamento da Igreja Católica, a liberdade da salvação, subtraindo-lhe os aspectos apocalípticos, pela bem aventurança da escolha entre o bem e mal, como condição de regressar ao nada de onde veio. Na essência, temos Sidarta; (manifestação) os anjos caídos, (Samsara) a reencarnação sucessiva dos espíritos caídos, (Karma) o comportamento, (Nirvana) regressar ao nada de onde veio a emanação. Nem sempre o Ocidente andou tão longe da verdadeira espiritualidade, como hoje acontece, apesar de já não haver Inquisição, ou será que anda por aí disfarçada? O radicalismo religioso é muito perigoso, normalmente empurra para a intolerância, que era o lema dos inquisidores. OS CÁTAROS

6 Um rabino Como se não bastasse, fora dos círculos do cristianismo, estava reencarnado na frança, nesta época, uma das mais notáveis personalidades do judaísmo de todos os tempos. Um mestre Judeu, apelidado de Rashi, que é uma abreviação de Rabbi Shlomo Yitzchaki, nascido em 1040, desencarnou em 1105, vivendo no sul da frança, perto da região dos cátaros. O que há de extraordinário neste homem e porque o estamos citando? Esse homem, que era um lavrador, dono de um pequeno pedaço de terra, durante o dia cuidava da terra, mas a noite se dedicava a um grandioso projeto. Este homem comentou todos versículos do antigo testamento, e não só, todos os livros da tradição judaica. É considerado um dos mais produtivos escritores de todos os tempos do judaísmo.

7 Sim, mas o que isso interessa para gente
Sim, mas o que isso interessa para gente? É forma como ele aborda o texto do velho testamento. O Rash, separava algumas palavras, frases do velho testamento, e fazia pequenos comentários sobre estes textos. Em sua maiorias espetaculares, pois ele não ficava preso ao aspecto histórico ou literal. Conseguia extrair o espírito da letra, fazendo um trabalho primoroso de cada palavra, o contesto histórico, mas não só isso, era capaz de tirar o contesto espiritual de cada palavra, fazendo comentários que são capazes de impressionar, até mesmo, nós espíritas, tamanho o conteúdo de espiritualidade. Estava gravado, por escrito, de uma vez por todas, essa tradição de interpretar frase e palavras das escrituras sagradas.

8 O encontro da aluna (Álcíone) com o professor (Damiano).
Padre Damiano Mas é, no período de 1668 a 1681 que acontecerá na Igreja de Ávila, na Espanha, algo muito caro ao coração de muitos nós espíritas, sobretudo para aqueles que estão vinculados ao aspecto do espiritismo como cristianismo redivivo. Um padre, chamado Padre Damiano (isto escrito no livro Renúncia) – Emmanuel – recebe uma aluna muito curiosa, que era um anjo, um espírito de extraordinária evolução. Mas, naquele momento, em matéria de interpretação do novo testamento, o professor era Emmanuel, na veste do padre Damiano. E de 1668 a 1681, Alcione tem lições de interpretação de evangelho com o professor Padre Damiano. Depois dessas lições, ela regressa para Paris e instaura o culto no lar, na casa da família. E os familiares tinham um hábito interessante, abriam uma passagem do novo testamento, e em cinco minutos comentavam um capítulo inteiro, quando não comentavam mais de um capítulo. Quando Alcione percebeu esta forma que o culto do lar era conduzida, ela, então, resolveu ensinar as lições que aprendeu com o Padre. Dizia ela: - Eu aprendi, com Padre Damiano, em ávila, que nós devemos parar um pouco mais, vamos dedicar a cada noite do culto do lar somente um versículo, pois lá em ávila, não raro, um versículo nos levava a várias noites. O encontro da aluna (Álcíone) com o professor (Damiano).

9 “Lá na Espanha, líamos apenas um versículo de cada vez, e este mesmo versículo, não raro, fornecia cabedal de exame e iluminação para outras noites de estudo. Chegamos a conclusão de que o evangelho em sua expressão total é um vasto caminho ascensional, cujo fim não atingiremos legitimamente sem o conhecimento e aplicação de todos os DETALHES”. De forma literal: ... DETALHES. Não quero dar uma de Roberto Carlos, mas é uma questão de detalhes. O detalhe de uma palavra, de uma personagem citada na passagem, as vezes a lição está no cargo que a personagem ocupa ou no local onde a história ocorreu. O certo é que o evangelho é um celeiro de benção espirituais, uma riqueza enorme de sabedoria, pois é a sabedoria do próprio cristo, acrisolada em narrativas. E é preciso muita sensibilidade para extrair este néctar daquele conteúdo enorme de narrativas. E não será numa leitura ingênua, em que levamos em conta aspectos literais, que conseguiremos extrair o que está no evangelho. É isso que alcione está dizendo.

10 Vasto caminho ascencional
Exemplificação Mas ela está dizendo também que quando se estudo o evangelho, o propósito final é a sua exemplificação, pois só compreende o novo testamento aquele que é capaz de vive-lo 24h na sua vida. Só quando o evangelho é vivenciado é que a compreensão atinge o ápice. Por isso que ela diz que é um vasto caminho ascensional. Mais simples, o evangelho é uma ladeira, uma subida íngreme, que é feita num processo simultâneo de reflexão, estudo e prática. Pois bem, em Ávila, Emmanuel começou este grande trabalho de despertar a consciência para a necessidade do estudo sistematizado do evangelho. Mas o trabalho prosseguia. Flor Mecânica Vasto caminho ascencional

11 “Antes dessa época, quando prestes a findar o primeiro reinado, Ismael reúne no espaço os seus dedicados companheiros de luta e, organizada a venerável assembléia, o grande mensageiro do Senhor esclarece a todos sobre os seus elevados objetivos. — Irmãos, expôs ele, o século atual, como sabeis, vai ser assinalado pelo advento do Consolador à face da Terra” No livro, Brasil, coração do mundo pátria do evangelho, cap. 22, temos uma descrição extraordinária. Todos sabemos que a américa, em especial o brasil, foi escolhido por Jesus para a ser a Terra em que o evangelho seria novamente plantado. Razão pela qual, no mundo espiritual, o brasil é conhecido como a pátria do evangelho, no seu sentido mais autêntico, mais espiritual possível. É nesse contesto que, por volta do segundo reinado. Ismael faz uma palestra para uma centena de espíritos notáveis, todos eles colaboradores diretos de Ismael. Ismael, para quem não sabe é o braço direito do cristo no brasil. Ele é o coordenador de todas as atividades que se desenvolve no Brasil, na pátria do cruzeiro, conhecido no mundo espiritual, segundo Humberto de Campos, sob o pseudônimo o “anjo do senhor”. Pois bem, diz Humberto de Campos assim: ...... Nós estamos em 1822, mais ou menos. Kardec editaria o primeiro livro da codificação em abril de Essa é a data especial. Então diz Ismael A palestra de ismael

12 “Nestes cem anos se efetuarão os grandes movimentos preparatórios dos outros cem anos que hão de vir. ... Faz-se mister amparemos o coração atormentado dos homens nessas grandes amarguras, preparando-lhes o caminho da purificação espiritual, através das sendas penosas. ... Numerosas fileiras de missionários encontram-se disseminadas entre as nações da Terra, com o fim de levantar a palavra da Boa-Nova do Senhor, ... a fim de que o século XX seja devidamente esclarecido, como elemento de ligação entre a civilização do futuro, que assentará na fraternidade e na justiça, porque a morte do mundo, prevista na Lei e nos Profetas, não se verificará por enquanto, com referência à constituição física do globo, mas quanto às suas expressões morais, sociais e políticas Concentraremos, agora, os nossos esforços na terra do Evangelho, para que possamos plantar no coração de seus filhos as sementes benditas que, mais tarde, frutificarão no solo abençoado do Cruzeiro. Pois bem, meus queridos, Ismale reúne companheiro de luta para traçar um projeto espiritual que durará 200 anos, 100 anos preparatórios e mais 100 anos de concretização. Temos 200 anos para isso aí tudo Eu fico imaginando essa reunião, e Ismael terminando ela com um vídeo motivacional. A palestra de ismael

13 200 anos de construção.... Preparados?? Mas estamos exatamente aonde neste trabalho, neste período de reforma?

14 100 + 100 1857..........1957 Os 100 anos preparatórios
Mais não nos enganemos, e para descobrir isto aqui Haroldo Dutra fez uma proposta, depois de muita conta, pois os espíritos contam os séculos diferentes da gente. E como ele descobriu isso. Em entrevista, perguntaram a Chico: “-Segundo a espiritualidade superior, quando se iniciará o mundo de regeneração?” e Emmanuel responde assim, firme: E essa data tem atormentado os espíritas a décadas. Porque 2057? Está aqui esclarecido no capítulo 22 do Livro Brasil, coração do mundo pátria do evangelho iniciou-se os 100 anos preparatórios. Preparatório do que? Da revivescência do cristianismo. Preparatórios da recuperação do mais puro cristianismo. 1857, Kardec, de novo na França, codifica a doutrina espírita, nos dando elementos necessários para um novo mergulho no evangelho. Só que agora, sem os dogmas, sem as prisões da teologia tradicional, sem as amarras e sem os enganos que foram misturados à fonte pura do cristianismo. Os 100 anos preparatórios se encerraram em E estamos vivendo os últimos 100 anos dos planos de Ismael. Estamos na segunda etapa. Alías, na metade da segunda estapa. Os 100 anos preparatórios

15 100 + 100 1857..........1957 Os 100 anos preparatórios
Pois bem, antes de se iniciar a segunda etapa de 100 anos, nós tivemos uma mudança extraordinária no foco da psicografia de Chico. Lembre-se, em 1957 encerrou a primeira etapa, com a segunda se encerrará em 2057, quando a semente do mundo de regeneração, veja bem, semente, estará plantada. Semente... tem muita gente que está achando que já vai colher fruto maduro do pé, não é bem assim é a data em que a semente foi plantada, isso vai demorar para que aproveitemos os frutos. Pois antes de se completar os 100 anos preparatórios, há uma mudança extraordinária na psicografia de Chico, de forma imperceptível, ele já havia psicografado todos os romances históricos. - Há 2000 anos, cinquenta anos depois, Paulo Estevão, Ave Cristo, Renúncia. Emmanuel, simplesmente, recuperou toda a história do cristianismo primitivo como nenhum historiador jamais o fez. E isso eu podemos dizer com convicção, pois há mais de centena de milhar de livros se reuní-los eles não dão 05% desses 05 de emmanuel. Emmanuel recuperou toda a história do cristianismo, em todos os seus detalhes. E esses romances têm nos desafiados, tamanha a quantidade de informação, mas os romances já tinham sido psicografados. Os 100 anos preparatórios

16 1948 100 + 100 Os 100 anos PREPARATÓRIOS
É em 1948 que Emmanuel dá de presente para os espírita uma obra interessantíssima: Caminho, verdade e vida. De forma despretensiosa, Emmanuel recupera a forma de interpretação do evangelho, palavras, versículos, passagens. E ele começa, agora, novamente, a assumir a sua posição de professor do evangelho. Só que os alunos, graças a Deus, não seria só alcione, seria todos nós espíritas, porque depois do Caminho, Verdade e Vida, veio Pão Nosso, Vinha de Luz, Fonte Viva, Segue-me, Lírios da Esperança, Palavras de Vida Eterna, Ceifa de Luz e tantos outros. Todas aquelas lições são grafadas, imortalizadas em pequenas páginas. Pois se tem uma coisa desconcertante em Emmanuel é o seu poder de síntese. Ele é capaz é um parágrafo aquilo que não somos capazes de dizer em dias. Estava plantada no terreno espírita a arvore do evangelho. As sementes. Pois o codificador tinha feito o seu trabalho, a história do cristianismo já havia sido resgatada e, agora, ele nos ensinava a interpretar o novo testamento. Os 100 anos PREPARATÓRIOS

17 1949 100 + 100 Os 100 anos PREPARATÓRIOS
Um ano depois 1949 é assinado o pacto áureo, coordenado por quem? Bezerra de Menezes, cujo lema é União dos Espíritas e Unificação do movimento espírita, pois não é possível unificar o movimento espírita sem os espíritas estarem unidos. Os 100 anos PREPARATÓRIOS

18 Pois bem: 1957, encerrou-se os 100 anos preparatórios de Ismael. E em 1957, em BH, é fundado um grupo que fala fundo ao coração da gente. Grupo Espírita Emmanuel. E a bondade da comunidade espírita superior, de Ismael, sobretudo de Jesus, consegue reunir num pequeno lugar tantas figuras extraordinárias do movimento espírita brasileira: Honório Onofre de Abreu, José Damaceno, dentre outros.... E no grupo espírita Emmanuel, 1957, resgata-se no movimento espirita, a tradição de estudo sistematizado do evangelho, do novo testamento como um todo e do próprio velho testamento. É como se voltássemos para a igreja de Lion na frança e hoje, meus irmão, a minha missão é apresentar esta proposta: Luz imperecível, ESTA METODOLOGIA DE TRABALHO EVANGÉLICO, que é uma compilação de décadas de trabalho deste grupo. O que vamos encontrar aqui: Abrimos o livro, tem um versículo do evangelho e eles comentam uma palavra, um verbo, uma notícia histórica e ali, extraem os conteúdos espirituais, a luz da doutrina espírita. É esse trabalho, o trabalho de Irineu de Lion, do Irmão Corvino, do Rabi Rashi, padre Damiano (Emmanuel), Alcíone, de Ismael, que proponho buscarmos. Os 100 anos DE CONSTRUÇÃO

19 Aprendamos com quem já fez
E eles dizem assim: - “a implantação das reuniões de estudo da boa nova, foi adotada como medida capaz de favorecer, pela troca de ideias, a identificação mais lúcida, da essência dos ensinos canalizados por Jesus. Num ambiente descontraído, ao embalo do entusiasmo e da vontade de aprender, o trabalho é levado ao efeito em torno de uma mesa, com ampla troca de ideias, argumentos, cotejo de referências bíblicas, comparações, pesquisas em livros, ou peças avulsas que tratam do assunto, toda a atenção é direcionada para o versículo do evangelho escolhido, que verte da letra seu conteúdo sublimado.” É a busca de uma sensibilidade para podermos sorver todo o conteúdo. Eu tenho costume de assistir os programas de culinária. Um certo dia, um someliê começou a falar, falando dos aromas (ora, é vinho ou é perfume) e sabores. Eu não entendia, dizia que não é possível ter tudo isso. Eu era leigo, não estava atento aos detalhes. Aí ele usou uma palavra mágica: - No curso eu vou ajudando a pessoa a desenvolver SENSIBILIDADES. A medida que vamos treinando esta sensibilidades vamos percebendo aromas que antes não percebemos. E assim é com o evangelho e com o novo testamento. Na verdade, chega uma pessoa que tem muitas sensibilidades desenvolvidas ele se aprofunda. Ainda estamos longe de todo o sabor que o evangelho pode nos dar. É por isso que seu Honório conceituou o seu trabalho. Aprendamos com quem já fez

20 “Eis aqui o nosso trabalho
“Eis aqui o nosso trabalho. Oferecemo-lo aos estudiosos como simples e modesta colaboração, cabe-nos advertir que ele não constitui o marco inicial, porque outros já o fizeram de maneira extraordinária. Nem é o ponto final, estamos em evolução. Evoluem as ideias, os métodos, tudo. Que sirva de inspiração a outros tarefeiros, que possam, com ajuda dos prepostos do senhor da seara, desvendar novos caminhos para aprendermos, sentirmos e exemplificarmos as lições do mestre” Novos caminhos. Pois bem, restanos 50 anos. Não temos nenhuma dúvida que este plano de Ismael significa revivescência do cristianismo, que passa, necessariamente pelo sistematizado do novo testamento. Todos nós estamos sendo convocados para desvendar novos caminhos para aprendermos, sentirmos e exemplificarmos as lições do mestre.

21 O CONVITE É neste contexto que surge o nosso seminário.
VAMOS A UM EXEMPLO: Vc abre o evangelho está lá assim: Jesus crucificado ele vira e diz Eli, Eli, Lama Sabatani (hebraico). Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste. Aí neguinho pensa: nossa, Jesus fraquejou. Será que ele ficou com medo de desencarnar? Será? Vou contar uma história para vocês. Francisco Tizen, presidente da Federação Espírita Brasileira. Sua secretária recebeu um telefona, que entra na sala e diz: - A dona Ivone Pereira ligou dizendo que vai fazer a grande viajem da vida dela, hoje 10:30 da noite. Oia, que viajem é essa, ela não está doente, vai piorar o estado dela. Ligou para Ivone, que disse: - Francisco, hoje 22:30 Dr. Bezerra vem me buscar, estou ligando para me despedir do amigo. Será que Jesus ficou com medo de desencarnar. E o Chico, um dia antes da desencarnação, ele pediu para ligar para a pessoa que faz a barba dele. – Fulano, vc pode vim fazer a minha barba hoje? – Olha seu Chico, só amanhã a tarde. – Olha meu querido, é que amanhã a tarde é muito tarde. Será que Jesus fraquejou? Veja, é como um iniciante que pega o vinho e tudo é vinho. Será? Vamos lá. Sensibilidade. Quando Jesus diz, Deus, meu Deus, porque me abandonaste. Ele está repetindo uma frase que já existe, que está no salmo 22, versículo 1. “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste”. Então Jesus estava recitando o salmo. Mas porque? Aí dá um seminário, este seminário. Mas agora assim, começamos a fazer a pergunta certa. Não é o “se Jesus fraquejou?”, mas “o que ele quis nos ensinar dizendo este salmo?” Está feito o convite O CONVITE

22 O fato é que tivemos o professor mor aqui.
Uma fonte generosa, inesgotável. O evangelho se mostra uma verdadeira porta de esperança, que nunca, nunca se fechará, esta alí, basta buscarmos fazer as perguntas certas. É acessar essa luz divina. Este senhor, nosso Deus.


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