A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Judaísmo Judaísmo é o nome dado à religião e cultura do povo judeu, e que também serviram de base para outras grandes religiões como cristianismo e o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Judaísmo Judaísmo é o nome dado à religião e cultura do povo judeu, e que também serviram de base para outras grandes religiões como cristianismo e o."— Transcrição da apresentação:

1

2 Judaísmo Judaísmo é o nome dado à religião e cultura do povo judeu, e que também serviram de base para outras grandes religiões como cristianismo e o islamismo. o judaísmo como uma cultura independente da história do mundo, com uma língua (hebraica) autêntica de modo a preservar seus princípios morais e étnicos direccionados focalizados nos ancestrais bíblicos, assim como a sua liturgia, a filosofia e outras práticas religiosas que juntas fazem parte de uma unificação doutrinária que organiza os diversos povos que hoje formam do povo escolhido para governar a terra prometida.

3 Tanakh (o Antigo Testamento cristão) O tema principal é um relato da relação dos israelitas (também conhecidos como hebreus) com Deus, segundo os reflexos dessa relação na sua história desde o princípio dos tempos e a construção do segundo templo (cerca de 350 a.C.).

4 Torá (o Pentateuco) Foi transmitida a Moisés, directamente de Deus e ensinada ao povo. O seu conteúdo foi compilado na íntegra, para que assim ele jamais fosse esquecido e permanecesse imutável, mesmo com o desaparecimento dos sábios que a transmitiram, de geração a geração. A Torá ou Pentateuco, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus.

5 Talmude É o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.

6 O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.

7 Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.

8 Excomunhão: O Chérem é a mais alta censura eclesiástica na comunidade judaica. É a exclusão total da pessoa da comunidade judaica. Excepto em casos raros que tiveram lugar entre os judeus ultra-ortodoxos, o chérem deixou de se praticar depois do iluminismo, quando as comunidades judaicas locais perderam a autonomia de que dispunham anteriormente e os judeus foram integrados nas nações gentias em que viviam.

9 Calendário Judaico O calendário judaico é contado desde 3761 a.C.. O Ano Novo judaico, chamado Rosh Hashaná, acontece no primeiro ou no segundo dia do mês hebreu de Tishri, que pode cair em Setembro ou Outubro. - Os anos comuns, com doze meses, podem ter 353, 354 e 355 dias, enquanto os bissextos, de treze meses, 383, 384 ou 385 dias.

10 As Festas Judaicas Purim Páscoa ( Pessach ) Shavuót Rosh Hashaná Yom Kipur Sucót Chanucá Simchat Torá

11 Feriados A vida judaica está repleta de tradição religiosa, e é celebrada um ciclo anual de feriados judaicos. Em 2005 estamos no ano de 5766 a partir da criação do mundo.

12 Estrela de David A Estrela de David, é o símbolo mais comum associado ao Judaísmo. - Tem a função de representar o escudo do Rei David. - Este símbolo foi estudado por inúmeros investigadores entre eles está Franz Rosenzweig, que atribui um significado teológico ao símbolo. - Diz que o triângulo que tem sua extremidade no cimo, é relativo a Deus, enquanto o triângulo ao contrário representa o mundo real. - A sua união representa a aliança entre Deus e os homens.

13 Chai Este símbolo é vulgarmente visto nos colares e outra jelhoaria e ornamentos, representa a palavra hebraica Chai (Viver), constituída pela junção de duas letras, Chet e Yod. - Á quem diga que se refere à vida de Deus. - No judaísmo a palavra Chai tem muito significado pois a religião é muito ligada à vida.

14 Mão de Hamesh A Mão de Hamesh, é uma popular peça de joalharia judaica. - Esta mão invertida, têm um olho no centro ou então, diversas letras hebraicas. - Este símbolo, não é necessariamente exclusivo do Judaísmo, na cultura árabe é referida como a Mão de Fátima, que representa a Mão de Deus. - Porque se tornou tão popular ninguém sabe, pode ser que seja por outras culturas pensarem que é uma protecção contra o mau-olhado


Carregar ppt "Judaísmo Judaísmo é o nome dado à religião e cultura do povo judeu, e que também serviram de base para outras grandes religiões como cristianismo e o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google