A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Ciências da Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Ciências da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Ciências da Saúde
Curso de Educação Física A EXTENSÃO E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Coordenador do Curso de Educação Física: Teobaldo Kruse da Costa Professores da Extensão: Francisco Carlos Lemes de Menezes Gustavo Roese Sanfelice Marcelo Silva da Silva Ricardo Reuter Pereira

2 PROGRAMA QVT NA FEEVALE
Objetivos Desenvolver ações de Promoção da Saúde e Qualidade de vida junto à comunidade interna da Feevale. Desenvolver ações integradas com o Ensino, Extensão e Pesquisa; Permitir a integração da comunidade interna da Feevale através da promoção e da atenção integral à saúde;    

3 PROGRAMA QVT FEEVALE Objetivos
Promover a multi, inter e transdisciplinaridade entre os diversos cursos e institutos (intra e entre cursos e institutos); Promover e integrar a prática como um espaço para a pesquisa; Atender as demandas dos colaboradores no que diz respeito ao PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) e dos indicadores de satisfação identificados pelo setor de Recursos Humanos.

4 PROGRAMA QVT FEEVALE COORDENADORES DO PROGRAMA
Francisco Carlos Lemes de Menezes Fone: – ramal 7129 Jacinta Sidegum Renner Atendimento de 2ªa 6ª feira pela tarde. Campus I - Sala 05 / 4º Andar.

5 PROJETO GINÁSTICA LABORAL
Objetivos Promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho; Prevenir e amenizar os efeitos do trabalho sobre os indivíduos, principalmente no que se refere aos Distúrbios Ósteo-musculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ; Produzir conhecimentos sobre a Ginástica Laboral e sua contribuição para os indivíduos; Contribuir para o aumento do grau de satisfação junto à Instituição; Despertar o interesse por um estilo de vida sadio e ativo;

6 PROJETO GINÁSTICA LABORAL
Objetivos Propiciar uma maior consciência corporal; Melhorar o relacionamento interpessoal; Criar um espaço de pesquisa e estudo para que os acadêmicos de educação física possam vivenciar a prática além da sala de aula. Coordenadora: Profª Magale Konrath Contato:

7 PROGRAMA CRIANÇAS DE CANUDOS
OBJETIVO Possibilitar espaços educativos não-escolares, que contribuam para a permanência na escola, para a aprendizagem nas diferentes áreas de intervenção e para a construção da cidadania das crianças e jovens de Canudos, através de um trabalho sistemático de atividades recreativas, desportivas, pedagógicas, culturais e de programas de saúde e de geração de renda. 

8 PROGRAMA CRIANÇAS DE CANUDOS
O projeto atende crianças de 4 a 16 anos, no bairro Canudos na Cidade de Novo Hamburgo/RS, integrando ações solidárias em parcerias com cursos da Instituição e da Comunidade, tanto formal como não formal. São ofertadas para as crianças as modalidades de Atletismo, Capoeira, Dança, Futebol, Voleibol, Recreação, Judô de segunda a sexta.

9 PROGRAMA CRIANÇAS DE CANUDOS
COORDENADOR DO PROGRAMA Gustavo Roese Sanfelice ramal 7129 Atendimento de 2ªa 6ª feira pela tarde. Campus I - Sala 05 / 4º Andar

10 PROGRAMA DA 3ª IDADE Objetivos
Promover a integração entre a população idosa da região e a comunidade acadêmica, visando a formação dos indivíduos, a produção do conhecimento e a promoção da qualidade de vida. Através do desenvolvimento de ações que promovam a saúde, a cultura, as artes e a educação; Oferecer atividades que colaborem para a busca constante do conhecimento, para a autonomia,para a independência e para a qualidade de vida; Proporcionar momentos de integração geracionais; Oportunizar à comunidade acadêmica um espaço para estudo, pesquisa e prática.

11 PROGRAMA DA 3ª IDADE Informações 586-8800 ramal 7127
Horário de contato: 2ª e 6ª - 13h30min 17h30min;3ª, 4ª e 5ª 8h-12h e 13h30min até 17h30min; 

12 PROGRAMA DA 3ª IDADE PROJETOS: Hidroginástica, Caminhada Orientada,  Ginástica na Terceira Idade (Lares Santa Ana e São Vicente), Fonoaudiologia nos Lares, Homeopoesia, Teatro, Coral, Informática e Proeja.

13 Projeto de Extensão "Ginástica na Terceira Idade"
Objetivo Desenvolver atividades físicas e recreativas lúdicas junto aos asilados, considerando a rotina de vida do idoso e suas necessidades funcionais. Obter o auxilio e construção do conhecimento dos acadêmicos de Educação Física numa participação intergeracional. Motivar a procura por leituras, cursos e reflexões na área gerontológica, capacitando-os para o trabalho com o idoso asilado.

14 Projeto de Extensão "Ginástica na Terceira Idade"
Coordenador: Prof. Juarez Antonio Stürmer Realização nas terças e sextas-feiras: Lar Santa Ana: Rua Gomes Portinho, 1598 – Jardim Mauá – NH Das 14h30min ás 15h45mim. Lar São Vicente de Paula: Rua Barão de Cambaí, 200 - Bairro Primavera – NH Das 16 ás 17 horas.

15 HIDROGINÁSTICA PARA TERCEIRA IDADE
Objetivos Proporcionar a interrelação social entre o acadêmico do Curso de Educação Física e a comunidade, considerando o desenvolvimento das disciplina disciplinas de natação I e II e o Programa de Terceira Idade do Centro Universitário Feevale; Desenvolver com o idoso um trabalho interdisciplinar pela prática de exercícios no meio aquático; Enfatizar a importância do exercício físico e sua necessidade de aplicação e adaptação promovendo o também exercício da cidadania e integração social.

16 HIDROGINÁSTICA PARA TERCEIRA IDADE
Horários

17 HIDROGINÁSTICA PARA TERCEIRA IDADE
Coordenadora Profª Anna Regina Grings Contato:

18 PROGRAMA EQUIPES UNIVERSITÁRIAS
 Projeto Esporte Universitário Objetivo  Organizar e treinar as equipes da Feevale nas modalidades de Volibol, Basquete, Futebol de Campo e Handebol com o objetivo de participar dos eventos esportivos promovidos pelas Instituições de Ensino Superior e pela CBDU. Coordenador Prof. Renato Arena Contato: Fone:  

19 LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes
Objetivo Realizar avaliações na área da fisiologia do exercício e da cineantropometria, de forma a atender as necessidades acadêmicas, dos projetos de extensão, dos projetos de pesquisa, bem como o atendimento à comunidade em geral. Meta: permitir ao acadêmico uma experiência teórico-prática nas áreas de atuação do laboratório, apoiando projetos de extensão e pesquisa.

20 LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes
Projetos atendidos pelo laboratório: Reabilitação Pulmonar (DPOC), Musculação para 3ª idade, Farmácia escola, Pesquisa em obesidade, Ansiedade e rendimento físico, Escola de Aplicação, Avaliação equipe handebol da Sociedade Ginástica de NH, Avaliação do Esporte Clube 15 de NH, etc. Serviços prestados: Avaliação ergoespirométrica e avaliação da composição corporal.

21 LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes
Localização: Escola de Educação Física, subsolo do Campus I. Horário de funcionamento: de segunda à sábado Coordenador: Prof. Otávio A. Bertoletti Fone: ramal: 7133

22 LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes
Projeto - Reabilitação pulmonar para portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Objetivo: Reabilitar, através de abordagem interdisciplinar (pacientes portadores de tal enfermidade, permitindo o envolvimento teórico-prático e científico dos acadêmicos de diversos cursos da Feevale. Cursos envolvidos: Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição.

23 LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes
Local de realização: Laboratório de Estudo das Atividades Físicas, do Exercício e dos Esportes (LEAFEES) e sala de musculação, localizados no Campus I. Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 9h às 11h30min. Coordenador: Prof. Dr. Paulo José Z. Teixeira                        

24 Projeto - Atividades Aquáticas, Esportes e Lutas para PNEs: “Atividades Físicas e Esporte Inclusivo”
Oferecer práticas esportivas e de lazer para Pessoas com Necessidades Especiais de Novo Hamburgo e Região, proporcionando melhoria da Qualidade de Vida, lazer e integração. Realizar atividades de Formação envolvendo Acadêmicos do Centro Universitário Feevale e Educadores/Educadoras que já atuem em Escolas de Educação Básica onde se encontram alunos de inclusão.

25 Projeto - Atividades Aquáticas, Esportes e Lutas para PNEs: “Atividades Físicas e Esporte Inclusivo”
Possibilitar a Integração entre diferentes grupos de PNEs; Oferecer a prática de diferentes esportes adaptados à realidade do público desse projeto; Oferecer a possibilidade de treinamento em algumas modalidades esportivas para PNEs; Oferecer a vivência de diferentes modalidades esportivas como forma de Lazer e melhoria da Qualidade de Vida para PNEs; Realizar atividades de Formação com Educadores e Educadoras de Escolas de Educação Básica sobre a Temática da Inclusão; Possibilitar a acadêmicos do Centro Universitário Feevale vivências prático/reflexivas sobre a inclusão de PNEs através do Esporte; Possibilitar para o Curso de Educação Física e demais Cursos do ICS um campo novo de estudo/pesquisa e produção do conhecimento.

26 Coordenador Prof. Marcelo Silva da Silva
Projeto - Atividades Aquáticas, Esportes e Lutas para PNEs: “Atividades Físicas e Esporte Inclusivo” Coordenador Prof. Marcelo Silva da Silva Contato: Fone:

27 ESCOLA DE APLICAÇÃO CURRÍCULO AMPLIADO
O projeto visa à integração de diferentes práticas docentes envolvendo todos os níveis de ensino do Centro Universitário Feevale  oportunizando a construção de novos saberes, a reflexão das relações teórico-práticas  Objetivos Implementar a inovação pedagógica através da integração das diferentes práticas docentes envolvendo todos os níveis de ensino do Centro Universitário Feevale,  oportunizando a construção de novos saberes e  realização de relação teórico-prática;

28 ESCOLA DE APLICAÇÃO CURRÍCULO AMPLIADO
Possibilitar a pesquisa acadêmico-científica no processo de formação educativa nos diferentes segmentos da comunidade escolar; Contribuir com o desenvolvimento regional através da democratização dos saberes produzidos em educação;  Propiciar diferentes vivências no espaço escolar aos alunos da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação, bem como aos acadêmicos e docentes da Feevale; Oportunizar a autonomia através da possibilidade de escolha pelo aluno, de componentes curriculares opcionais, levando a construção de um currículo personalizado. 

29 ESCOLA DE APLICAÇÃO CURRÍCULO AMPLIADO
ATIVIDADE DE GINÁSTICA E LUTAS Possibilitar ao acadêmico a aproximação com o ato pedagógico privilegiando a construção do conhecimento e a aproximação da relação teoria e prática. Permitir ações na interface com o ensino e a pesquisa Promover ações para a promoção da saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes, através de vivências diferenciadas no ambiente escolar para os alunos da Escola de Aplicação Feevale, a partir da participação de acadêmicos da Escola de Educação Física e Docentes da Feevale. – Ginástica olímpica – Lutas COORDENAÇÃO: Profª. Denise Inazacki Rangel - ramal: 7141

30 Serviços para a Comunidade
MUSCULAÇÃO   Proporcionar a prática de exercícios físicos resistidos (musculação), bem como atividades aeróbias, para a melhoria do condicionamento físico do indivíduo, um envolvimento confortável e produtivo nas  suas atividades diárias e promoção da saúde, através de orientações na musculação. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:   Segundas,quartas e sextas: das 14h30min às 19h30min   Terças e quintas: das 11hs às 13hs                              14h30min às 20h30min   Sábados: das 8h30min às 13h30min

31 Serviços para a Comunidade
PROJETOS QUE UTILIZAM A SALA DE  DE MUSCULAÇÃO: DPOC, Musculação para a Terceira Idade. COORDENAÇÃO:   Prof. Jonas Ronaldo de Mello  CONTATOS:   ramal 7123  

32 Serviços para a Comunidade
NATAÇÃO ADULTOS Proporcionar aos alunos elementos básicos do processo de ensino-aprendizagem da natação, para melhoria da qualidade de vida, bem estar e saúde em geral, através de vivências no meio líquido, considerando as capacidades e habilidades físicas individuais (dificuldades e potencialidades).

33 Serviços para a Comunidade
NATAÇÃO INFANTIL Proporcionar aos alunos a adaptação ao meio líquido, e demais etapas do processo de ensino-aprendizagem da natação, buscando estratégias lúdico recreativas para que o mesmo vivencie os movimentos dos estilos de nado.

34 Serviços para a Comunidade
Contatos na recepção da piscina. Fone: Ramal 7137 Profª Ana Grings Barcelos Prof. Marcelo Farias Prof. Dilson Lopez Prof. Fabiano Pilar

35 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
Ementa Estuda as questões inerentes ao corpo, analisa as implicações do movimento humano e suas possibilidades de prevenção, manutenção e reabilitação, relacionando-as à educação para a saúde e ao comportamento dos indivíduos. Líder do Grupo: Prof. João Carlos Jaccottet Piccoli do grupo: Fone: Ramal 8941 

36 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
LINHAS DE PESQUISA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Ementa Propõe a articulação da pesquisa nas diferentes formações profissionais na área da saúde visando às especificidades do licenciado e do bacharel.

37 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
ATIVIDADE FÍSICA: SAÚDE E PERFORMANCE Ementa Propõe a realização de projetos de investigação que possibilitem a prevenção, a reabilitação e a manutenção da saúde de indivíduos da região do Vale do Sinos e adjacências.

38 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
GESTÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO Ementa Estuda a gestão, mídia e a comunicação nas diferentes manifestações culturais do movimento humano no cotidiano da população regional.

39 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
Projeto - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prof. Drª Maria Teresa Cauduro Centro Universitário Feevale NH/RS Brasil Este projeto tem a finalidade, analisar e refletir sobre experiências realizadas pelo Curso de Educação Física do Centro Universitário Feevale/NH/BR. São projetos desenvolvidos na extensão do referido curso, que tem como objetivo gerar uma contribuição para o ensino-pesquisa–extensão, direcionados para a formação profissional.

40 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
Projeto - O HIV/Aids NA PERSPECTIVA COGNITIVA DOS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE DO VALE DO  SINOS  Identificar o nível de conhecimento sobre HIV/Aids dos participantes dos grupos de convivência das cidades do Vale do Sinos. Lider do Projeto: Alexandre Ramos Lazzarotto  Encontros:Quintas-feiras às 17h15min na sala de pesquisa do grupo Corpo, Movimento Humano e Saúde.

41 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
Projeto - Nível de atividade física da população de cidades selecionadas no Vale dos Sinos, RS Lider do Projeto: Prof. João Carlos Jaccottet Piccoli O projeto visa determinar o nível de atividade física de acordo com o sexo, a idade e o nível sócio-econômico da população dos municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga pertencentes ao Vale dos Sinos.

42 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
Projeto - Envelhecimento bem-sucedido e qualidade de vida na prática de atividades físicas. Lider: Geraldine Alves dos Santos - Avaliar a qualidade de vida dos idosos que participam das atividades do Programa da Terceira Idade do Centro Universitário FEEVALE; Identificar se existem diferenças significativas em relação ao período de permanência no programa; Analisar se existe influência do tipo de atividades realizadas na qualidade de vida; Comparar a avaliação da qualidade de vida em relação à faixa etária e ao gênero.

43 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
Projeto - A prática da atividade física e a sua relação com variáveis antropométricas, de composição corporal, de saúde nutricional e mental de indivíduos selecionados na Região do Vale dos Sinos, RS Lider: Prof. JOÃO CARLOS JACCOTTET PICCOLI -

44 GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE
Projeto - Impacto de um programa de reabilitação pulmonar na interação de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Lider: Prof. Paulo Zimermann Contato: Prof. Otávio A. Bertoletti -

45 DA – ESEF Gestão 2004/ 2005  Objetivo: Representar a comunidade acadêmica do curso de Educação Física (noturno, diurno e FISEM) perante a Instituição. Organizar eventos culturais e atividades de confraternização que envolva os acadêmicos e professores, priorizando o bem estar e o otimizando o desenvolvimento integral do curso. Comercializar diversos artigos, principalmente de vestuário, relativos ao curso.  Horário de Funcionamento:  segunda a sexta 19:00 hs até 19:30 hs                                                                                  20:45 hs até 21:00 hs Contato:


Carregar ppt "Instituto de Ciências da Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google