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BIBLIOLOGIA CLAUDIO – FIO

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Apresentação em tema: "BIBLIOLOGIA CLAUDIO – FIO"— Transcrição da apresentação:

1 BIBLIOLOGIA CLAUDIO – FIO MACFABRO@GMAIL.COM 4194.1688 - 998361815
Curso Bacharel em Teologia

2 Curso Bacharel em Teologia

3 BIBLIOLOGIA Biologia – Estudo da vida Sociologia – Estudo da sociedade
Bibliologia vem a ser o estudo das doutrinas da bíblia Esse estudo leva em consideração alguns conceitos, tópicos específicos que devem ser levados em consideração quando vamos estudar a doutrina bíblica Curso Bacharel em Teologia

4 BIBLIOLOGIA Terminologia
Bíblia deriva de biblion, “rolo” ou “livro” (Lc 04.17) Escrituras. Termo usado no NT para os livros sagrados do AT considerados inspirados por Deus (2 Tm 03.16, Rm 03.02). Também usado no NT com referência a outras porções do NT (2 Pe 03.16) Palavra de Deus. Usado em relação a ambos os testamentos em sua forma escrita (Mt 15.06, Jo 10.35, Hb 04.12). Curso Bacharel em Teologia

5 BIBLIOLOGIA Maravilhas da Bíblia
Sua formação. Levou cerca de 1500 anos. Sua unidade. Tem cerca de 40 autores diferentes, mas é um só livro. Sua preservação. Seu assunto. Sua influência. Curso Bacharel em Teologia

6 BIBLIOLOGIA Revelação
É o agir de Deus, comunicando ao homem fatos que a razão humana sozinha não consegue conhecer. O que é nascido da carne é carne... Indestrutibilidade da Bíblia Livros “sobrevivem” pouco durante o tempo. A Bíblia tem sobrevivido, inclusive contra circunstâncias adversas, como a perseguição do imperador Diocleciano em 303 d.C que decretou que ela fosse queimada. Natureza da Bíblia Ela é superior, honesta e harmoniosa, pois o mundo não foi capaz de produzir um livro que chegue perto da Bíblia, que denuncie fatos sobre a corrupção humana ou que tenha sido escrito por aproximadamente 40 autores diferentes durante um período de 1500 anos e mesmo assim manter harmonia e revelação progressiva em suas páginas. Curso Bacharel em Teologia

7 BIBLIOLOGIA Argumento da analogia
Da mesma forma que nós temos comunicação direta um com o outro, revelando pensamentos, emoções, sentimentos, Deus também se revela através da Bíblia, mostrando sua vontade, seus sentimentos, plano. Argumento da experiência A experiência do homem sem Deus tem mostrado que somos incapazes que entendermos que precisamos ser salvos, podemos ser salvos, de que maneira temos a salvação. Somente a revelação de Deus através da Bíblia lança luz nas trevas do coração do homem. Argumento da Profecia cumprida Muitas profecias bíblicas se cumpriram literalmente, muitas vezes, anos antes de seu acontecimento. Como exemplo, Genesis 3:15, Is entre tantas outras. Curso Bacharel em Teologia

8 BIBLIOLOGIA Argumento da própria Bíblia
Também nesse caso várias passagens como: “Disse o Senhor a Moisés (Ex 14.01)... O Senhor é quem fala (Is 01 02)... Palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor (Jr 11.01). No AT são mais de expressões como esta. NT da mesa forma (I Cor 14.37) Natureza da revelação Deus pode se revelar de várias formas. Vamos ver algumas delas no próximo slide. Curso Bacharel em Teologia

9 BIBLIOLOGIA Natureza (Sal 19.01)
Através da providência que á o ato de Deus executar seu plano em todos os seus detalhes (Gn 50.20) Preservação de todas as coisas pelo seu poder (Cl 01.17) Através de milagres (Lc 11.20) Comunicação direta (Gn 12.03) Encarnação (Hb 01.01) E também através das escrituras, sendo a Bíblia a revelação escrita por Deus. Ela é: Variada, abrangendo diversos temas (histórico, profético, poético etc..) Ela é parcial (Dt 29.29) Completa naquilo que já foi revelado (Cl 02.09,10) Progressiva (Mc 04.28) Definitiva (Jd v.03) Curso Bacharel em Teologia

10 BIBLIOLOGIA Inspiração
É o agir de Deus na vida dos escritores bíblicos, que os capacitou a receber a mensagem divina e escrevê-la com exatidão e sem erros, respeitando sua personalidade e estilo. Inspiração ligada apenas aos manuscritos originais. Autoria Dual: Divina e Humana Divina: II Tm 03:16. Toda escritura é divinamente inspirada. Humana. Referência ao escritor no sentido da pessoa escolhida para falar movidos pelo Espírito Santo. II Pe Inspiração X Expiração Não existe inspiração humana sem expiração divina. O expirar de Deus sobre os escritores bíblicos fez com que esses se sentissem inspirados para escrever os textos bíblicos. Curso Bacharel em Teologia

11 BIBLIOLOGIA Bíblia defende sua inspiração Teorias da Inspiração
O AT afirma ser inspirado (Dt 04.02). O NT afirma ser inspirado (Jo 14.26) O NT afirma a inspiração do AT (Lc 01.70) A Bíblia faz declarações que a ciência descobriu depois (Jó 26.07) Teorias da Inspiração Nós podemos ter algo revelado, mas não inspirado no sentido de ser escrito (Ap 10.03,04) e também podemos ter revelação sem inspiração, quando esta vem da observação de uma testemunha ocular e/ou pesquisa (Lc 01.01,04). Teoria da Inspiração Dinâmica Deus fornecendo capacidade necessária tornando os escritores infalíveis em relação a doutrina, mas não em relação as coisas que não são relacionadas com a fé. Curso Bacharel em Teologia

12 BIBLIOLOGIA Teoria do Ditado ou Mecânica
Afirma que os escritores foram meros instrumentos, máquinas utilizadas por Deus para transmitir sua revelação, sem levar em conta aspectos de personalidade, temperamento etc.. Teorias da Inspiração Natural ou Intuição Afirma que homens excepcionais somente com seus dons naturais foram capazes de ter uma visão espiritual e dessa forma escrever as escrituras. Não há o elemento sobrenatural envolvido. Teoria da Inspiração Mística ou Iluminação Afirma que a inspiração nada mais é do que uma intensificação e elevação das percepções religiosas do cristão. Nesse sentido qualquer que fosse mais “iluminado” estaria apto a escrever textos dizendo ser escrituras sagradas. Os autores foram cheios do Espírito como qualquer crente pode ser hoje. Curso Bacharel em Teologia

13 BIBLIOLOGIA Inspiração dos conceitos e não das palavras
Essa teoria sustenta que Deus teria transmitido ideias (conceitos) e deixado para os autores expressá-las livremente em sua própria linguagem. Graus de Inspiração Essa teoria defende o fato de haver trechos das escrituras mais inspirados que outros. Inspiração falível Vem ganhando popularidade. Defende que a Bíblia é inspirada mas não isenta de erros. Curso Bacharel em Teologia

14 BIBLIOLOGIA Características da Inspiração Verbal e Plenária
É o agir do Espírito Santo, orientando os escritores da Bíblia no sentido de conduzi-los na escrita independente da forma como a revelação foi dada (fontes orais, observação direta, revelação divina direta etc.), de forma a preservar a escrita de erros e/ou omissões, dando a ela dessa forma autoridade divina. Toda palavra (verbal) e todas as palavras (plenária) foram inspiradas como definido acima. Características da Inspiração Verbal e Plenária Verdadeira doutrina valida apenas para manuscritos originais. Ela se estende às próprias palavras. Vê Deus como superintendente do processo, não ditando aos escritores, mas guiando-os. Inclui a inerrância. Curso Bacharel em Teologia

15 BIBLIOLOGIA Características da Inspiração Verbal Plenária
2 Tm Theopneustos, soprado por Deus. O sopro criador de Deus sendo o autor das escrituras. O “como” da inspiração (2 Pe 01.20,21). Homens movidos (carregados) pelo Espírito Santo. Ordens específicas para escrever a palavra do Senhor (Ex 17.14, Jr 30.02). O uso de citações (Mt 15.04, At 28.25). Curso Bacharel em Teologia

16 BIBLIOLOGIA Características da Inspiração Verbal Plenária
O uso que Jesus fez do AT (Mt 05.17, Jo 10.35). O NT afirma que outras partes do NT são escrituras (I Tm 05.18, 2 Pe 03.16) Os escritores estavam conscientes de estarem escrevendo a Palavra de Deus (I Co 02.13, I Pe 01 11,12) Curso Bacharel em Teologia

17 BIBLIOLOGIA Iluminação Autoridade
Revelação e inspiração como vimos estão relacionadas com a escrita da Bíblia. Iluminação é a capacidade dada pelo Espírito Santo para que o cristão entenda o que esta escrito. Ela é para todos os cristãos e depende de certa forma de nós quando aumentamos nossa comunhão com Deus através da leitura da Bíblia. Autoridade Esta relacionada com inspiração, canonicidade e credibilidade. A Bíblia por ser inspirada, ter seus textos formando o Cânon, faz com que a Bíblia tenha credibilidade e autoridade. Devemos ter cuidado com a autoridade de um texto que é retirado do contexto. Credibilidade ou Veracidade É o livro expressar os fatos como aconteceram e quando seu texto atual concorda com o escrito original Curso Bacharel em Teologia

18 BIBLIOLOGIA Credibilidade do AT Integridade da Bíblia
Jesus endossou a credibilidade no AT em diversas passagens (Lc 17 26,27, Mt 19 04,05 etc.) Arqueologia confirma a veracidade da Bíblia História também confirma a veracidade da Bíblia. Integridade da Bíblia Integridade topográfica/geográfica Integridade etnológica/racial Integridade cronológica Integridade Histórica Integridade Canônica Curso Bacharel em Teologia

19 BIBLIOLOGIA Credibilidade do NT Inerrância ou Infalibilidade
Escritores honestos/competentes no sentido de escrever sabendo que deveriam ser exemplo sobre tudo o que falavam e também o fato de que poderiam pagar com a própria vida pelo que escreviam. Temos harmonia nos livros. Provas históricas e arqueológicas. Inerrância ou Infalibilidade Inspiração garante inerrância bíblica Inerrância não abrange cópias, mas somente os autógrafos (originais) Curso Bacharel em Teologia

20 BIBLIOLOGIA Autenticidade ou Genuidade
Erros nas cópias Nas cópias, podemos eventualmente encontrarmos erros por: Falha de visão Falha de audição Falhas da mente Erros intencionais Harmonização Correções doutrinárias Correções exegéticas Acréscimos Naturais ou de Notas Marginais Autenticidade ou Genuidade Um livro é autêntico quando leva o nome do autor ou em sendo anônimo leva o nome da pessoa que a tradição atribui ou se a tradição não atribui autor, o livro esta relacionado com a época em que foi escrito. Curso Bacharel em Teologia

21 BIBLIOLOGIA Canonicidade
Dizemos canônicos, os livros que constam na Bíblia considerados partes integrantes de uma revelação completa de Deus. A palavra grega Kanon deriva da hebraica Kaneh que significa “vara de medir” ou “régua de carpinteiro”. Relacionado com padrão de medida excelente e rigoroso. Aplicado a Bíblia Cânon significa aquilo que serve de norma, regra de fé e prática. Cânon bíblico é uma coleção de livros que foram aceitos por sua autoridade e autenticidade. O primeiro a usar o termo foi Orígenes que viveu entre d.C Curso Bacharel em Teologia

22 BIBLIOLOGIA Formação do Cânon do Antigo Testamento
Se formou em anos – De Moisés a Esdras Moisés começa a escrever o Pentateuco em a.C. Esdras surge por volta de 445 a.C. Segundo a literatura judaica, Esdras teria presidido um conselho de 120 membros chamado Grande Sinagoga, que foi responsável por selecionar e preservar os rolos sagrados. (Ed 07 10,14). Esse grupo foi responsável pela reorganização da vida religiosa dos repatriados, dando origem mais tarde ao supremo tribunal judaico chamado Sinédrio. Curso Bacharel em Teologia

23 BIBLIOLOGIA Formação Gradual
Antes de Deus ter dito que Moisés registrasse em um livro a vitória sobre os amalequitas (Ex 17), a Palavra já circulava entre os homens de forma oral como podemos ver em Jó 15 17,18. Após o bezerro de ouro e novas tábuas da aliança, Moisés recebe ordem de Deus de escrever o conteúdo da aliança como vemos em Ex Josué (1443 a.C) escreve um livro e coloca perante o Senhor (Js 24 26). Samuel (1095 a.C) também escreve um livro e o coloca perante o Senhor (I Sm 10 25). Curso Bacharel em Teologia

24 BIBLIOLOGIA Formação Gradual
Isaías (770 a.C) também falou das Escrituras em formação quando diz “Buscai no livro do Senhor e lede...” (Is 34 16). Salmos (726 a.C) Os salmos já eram cantados, como podemos ver em II Cro Jeremias (626 a.C). “... Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado...” (Jr 30 01,02) Curso Bacharel em Teologia

25 BIBLIOLOGIA Formação Gradual
No tempo do rei Josias (621 a.C) época em que o templo estava sendo reparado, o sacerdote Hilquias achou o “Livro da Lei” (II Re 22 08,10). Daniel (553 a.C) refere-se aos “livros” (Dn 09 02). Eram os rolos sagrados das Escrituras . Zacarias (520 a.C) declara que os profetas que vieram antes dele falaram da parte do Espírito Santo (Zc 07 12). Curso Bacharel em Teologia

26 BIBLIOLOGIA Formação Gradual
Neemias (445 a.C) achou o livro das genealogias dos judeus que já haviam regressado do exílio (Ne 07 05). Ester após o livramento do intento de Hamã escreveu num livro sobre a feste de Purim (Et 09 32). Curso Bacharel em Teologia

27 BIBLIOLOGIA Conclusão
Concluímos que a partir de Moisés, a medida que os livros iam sendo escritos, eram postos no tabernáculo junto com outros livros sagrados. Esdras teria então os colocado em ordem e formado a coleção completa. Dos originais eram feitas cópias para uso nas sinagogas. O Cânon do AT foi reconhecido e fixado no Concílio de Jâmnia em 90 d.C. Curso Bacharel em Teologia

28 BIBLIOLOGIA Apócrifos do AT
No sentido religioso, o termo significa não genuíno, ilegítimo no sentido de inspiração. Foram escritos entre Malaquias e Mateus, período que conhecemos como silêncio de Deus por haver cessado a revelação divina. Judeus nunca os reconheceram como parte do cânon hebraico. Jesus nunca os citou. Não foram reconhecidos pela igreja primitiva. Curso Bacharel em Teologia

29 BIBLIOLOGIA Apócrifos do AT
Aparecem pela primeira vez na Septuaginta, que é a tradução do AT hebraico para o grego. Jerônimo quando traduziu a Vulgata no início do século V, incluiu os apócrifos da Septuaginta. São 07 livros apócrifos e 04 adições a livros canônicos. Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, I e II Macabeus. Acréscimos foram feitos nos livros de Ester (01 acréscimo) e Daniel (03 acréscimos). Em 1546 no Concílio de Trento, a igreja Romana aprovou os apócrifos. Curso Bacharel em Teologia

30 BIBLIOLOGIA Formação do Cânon do Novo Testamento
Tal qual o AT, o Cânon do NT foi sendo formado aos poucos. Sua formação levou apenas duas gerações . Em 100 d.C todos os livros haviam sido escritos. A demora foi maior no reconhecimento canônico, uma vez que as igrejas exigiam provas concludentes da inspiração de cada livro. Outro detalhe da demora foi a fato do surgimento de livros heréticos com pretensão de autoridade apostólica. São os apócrifos no NT. Curso Bacharel em Teologia

31 BIBLIOLOGIA Necessidade do Cânon do Novo Testamento
Com a morte dos apóstolos, a tradição oral se tornou insuficiente. Com as dissensões nas igrejas a palavra escrita tornou-se necessária. Os escritos aceitos eram de autoria daqueles honrados pela igreja como Mateus, João, Paulo, bem como pessoas menos conhecidas, mas que eram apoiadas por uma autoridade apostólica, como Marcos e Lucas. O Cânon do NT se fixou de forma quase universal com Atanásio de Alexandria (325 d.C) no século IV da nossa era. Curso Bacharel em Teologia

32 BIBLIOLOGIA Necessidade do Cânon do Novo Testamento
No ano de 367 d.C Atanásio enviou uma carta estabelecendo a lista dos livros sagrados que deviam ser lidos nas igrejas. Esta é a lista dos 27 livros que temos atualmente no NT. O Concílio de Cártago em 397 d.C aprovou em definitivo uma lista idêntica a de Atanásio, fixando e reconhecendo em definitivo o Cânon no NT Curso Bacharel em Teologia

33 BIBLIOLOGIA Divisões Gerais da Bíblia – AT Divisões no NT
Livros históricos. De Gênesis a Ester. Livros poéticos. De Jó a Cantares. Livros Proféticos. De Isaías a Malaquias. Divisões no NT Evangelhos. Mateus a João. História da Igreja. Atos. Epístolas. De Romanos a Judas. Profecia. Apocalipse. Curso Bacharel em Teologia

34 BIBLIOLOGIA Alianças Bíblicas Adâmica (Gn 01.28,30)
Noética (Gn 08.20,22). Abraâmica (Gn 12.01,03). Mosaica (Ex 19.03, 40,38). Palestiniana (Dt 30). Davídica (2 Sm 07.05,17). Nova Aliança (Jr 31.31,34, Mt 26.28). Curso Bacharel em Teologia

35 BIBLIOLOGIA Animação É o poder inerente a Bíblia de produzir vitalidade ou vida ao ser humano. Somente o que tem vida pode transmitir vida. A Bíblia é assim. (Hb 04.12) I Pe Palavra que vive e permanece para sempre. Preservação Os céus e a terra passarão, mas a palavra de Deus permanece para sempre (Mt 24.25). Curso Bacharel em Teologia


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