A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa."— Transcrição da apresentação:

1 O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa Nascimento Orientador(a): Maria Helena Menna Barreto Abrahão PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

2 Nível problematizador – problemática da tese
Nível problematizador – problemática da tese. Como se apresenta a construção da/s perguntas que orientaram a pesquisa? Qual a tese da tese?/Qual a hipótese da tese?  Questões orientadoras da investigação: Como se constituem ao longo da vida as identidades e os saberes profissionais dos bacharéis professores universitários, considerando o fato de não terem cursado uma Licenciatura, que possivelmente os prepararia para a atividade de ser professor? Como se profissionalizam os professores bem sucedidos no trabalho na perspectiva do “cuidado de si” e da “invenção de si”? Como a Universidade participa neste processo? Como se configurariam as ações da instituição universitária a respeito da profissionalização do professor universitário, na perspectiva de uma prática docente bem sucedida sob a ótica dos próprios professores? De que maneira se processa a ocupação de si de professores universitários, na perspectiva da subjetivação, em construir a vida profissional como uma obra de arte?

3 Nível problematizador – problemática da tese
Nível problematizador – problemática da tese. Como se apresenta a construção da/s perguntas que orientaram a pesquisa? Qual a tese da tese?/Qual a hipótese da tese? As questões acima emergiram das falas dos professores pesquisados, quando abordei o processo de desenvolvimento da profissionalização do professor bacharel, que não teve na formação inicial e, não raro, nem nos cursos de pós-graduação, a formação didático-pedagógica para o exercício da profissão. “Tenho por tese que a vivência reflexionada no desempenho docente da vida universitária, na perspectiva do cuidado de si, contribui para o processo de desenvolvimento da profissionalização, como parte integrante da estética da existência; da vida como obra de arte”

4 Nível metodológico – Como apresenta o caminho metodológico realizado na pesquisa? Qual a abordagem teórico/metodológica utilizada pelo/a autor/a? Como a descreve? Caminho Metodológico: A- Contato com os professores, possíveis sujeitos da investigação; B- Elaboração da entrevista-narrativa C- Definição dos nomes dos professores universitários, sujeitos da investigação D- Elaboração e encaminhamento do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, como um convite a participar da pesquisa; E- Realização da primeira entrevista-narrativa; F- Realização da pré-análise ou análise da primeira entrevista;

5 Nível metodológico – Como apresenta o caminho metodológico realizado na pesquisa? Qual a abordagem teórico/metodológica utilizada pelo/a autor/a? Como a descreve? Por meio da metodologia de pesquisa qualitativa com Histórias de Vida, na perspectiva do estudo de caso, por meio da investigação narrativa, propôs a três professores universitários da instituição à qual está vinculada profissionalmente, a produção de narrativas individuais, com vistas à construção das suas próprias histórias de vida e formação, em virtude de que não tiveram formação pedagógica. Um é bacharel em turismo, um é bacharel em Ciências Contábeis e outro bacharel em Direito. Partiu do pressuposto de que a profissionalização e a construção identitária desses professores se dão pela vivência reflexionada no desempenho docente na vida universitária como professores.

6 Nível Técnico – qual a materialidade da pesquisa (dados)
Nível Técnico – qual a materialidade da pesquisa (dados). Instrumentos de captura da materialidade. Forma de tratamento e análise do material. Entrevista Narrativa (conversas informais onde, as vezes, foi necessário realizar questões específicas para não fugir da linha de investigação); Os relatos sob a forma de linguagem, expressam os contextos e experiências contextuais do sujeito, que pela apropriação do discurso, ele apropria-se também de uma visão particular de mundo.

7 Nível Técnico – qual a materialidade da pesquisa (dados)
Nível Técnico – qual a materialidade da pesquisa (dados). Instrumentos de captura da materialidade. Forma de tratamento e análise do material. A análise foi organizada a partir das seguintes dimensões (Josso, 2004): Antropológica - inclui a essência humana, independente da condição sócio-cultural. Ontológica - propicia o questionamento do próprio eu. Axiológica - evidencia sempre valores presentes em atos, pensamentos e opções.

8 Nível Técnico – qual a materialidade da pesquisa (dados)
Nível Técnico – qual a materialidade da pesquisa (dados). Instrumentos de captura da materialidade. Forma de tratamento e análise do material. A partir das dimensões descritas anteriormente a autora descreve o contexto onde os fatos aconteceram, dá atenção à estrutura do tempo e do lugar de onde fala o sujeito, assim como à continuidade dos fatos narrados e, considera também as pessoas que por ventura tenham influenciado as suas trajetórias pessoais.

9 Nível teórico – Autores utilizados. Quais. Núcleo conceitual básico
Nível teórico – Autores utilizados. Quais? Núcleo conceitual básico. Grau de coerência com o nível metodológico. Opera com os referenciais? As citações são trabalhadas com adensamento? Profissionalização - Schön (1992), Tardif (1992), Imbernón (2000), Altet (1994), Bolívar (2002), Nóvoa (1991, 1992, 1995). Narrativas (Auto)biográficas – Abrahão (2006, 2004, 2001, 2010), Delory- Momberger (2006), Josso (1988, 2002, 2004, 2006), Pierre Dominicé (1988, 2006) Esses 2 Núcleos Conceituais parecem estar indissociáveis, pois a autora relaciona a todo o momento a (auto)biografia dos sujeitos com a profissionalização docente.

10 A importância das NARRATIVAS
Amarrada ao presente de sua enunciação, ao mesmo tempo meio e fim de uma interação, a narrativa de vida nunca é “de uma vez por todas”; ela reconstrói a cada uma de suas enunciações e reconstrói com ela o sentido da história que enuncia (DELORY-MOMBERGER, 2008)

11


Carregar ppt "O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google