A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Direito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Direito."— Transcrição da apresentação:

1 Direito

2 É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito.

3 . Elaborar, reformar e analisar contratos;
Atividades Principais . Elaborar, reformar e analisar contratos; . Preparar e apresentar peças no interesse de empresas, instituições públicas etc.; . Representar o cliente nas relações empregado/empregador, em questões trabalhistas e nas ligadas à Previdência; . Como delegado de polícia, entre outras atividades, preparar inquérito, chefiar os investigadores de polícia, fiscalizar os setores de armamento e de trânsito; . Como integrante do Ministério Público (promotor), entre outras atividades, promover ações penais, investigar, fiscalizar, apurar responsabilidades, promover ações na defesa do consumidor, do meio ambiente etc.; . Como integrante da Magistratura (juiz), decidir conflitos, aplicar a lei, assegurar a proteção de direitos individuais (liberdade, manifestação de pensamento, intimidade, propriedade etc.). 

4 Em qualquer das áreas, o profissional de direito deverá ter amplos conhecimentos em filosofia, lógica, política e economia, domínio da língua portuguesa, jargão do direito e da informática, particularmente da Internet, fonte de consulta constantemente utilizada para se pesquisar grande parte da legislação brasileira e internacional. O profissional de direito precisa ter capacidade de síntese e de organização, disposição para ler (os processos geralmente são muito longos), boa memória, capacidade de convencimento, falar bem em público, entre outras qualificações pessoais desejáveis. Na faculdade prepare-se para ler muito. As matérias iniciais dos cursos de Direito são Sociologia, Português, Filosofia, Teoria do Estado, Direito Civil e Comercial, Direito Romano, Introdução ao Estudo do Direito, entre outras.

5 O que você pode fazer Direito civil Representar interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares, como divórcios e heranças, ou transações de locação, compra e venda. Pode especializar-se em: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões. Direito Administrativo Aplicar a legislação que regulamenta os órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.

6 Direito penal ou criminal
Preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas. Direito trabalhista e previdenciário Representar pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social.

7 Advocacia pública Defender cidadãos que não podem pagar processos judiciais. atuar como procurador municipal, estadual ou da união, representando seus interesses, zelando pela legalidade dos atos do poder executivo em ações como licitações e concorrências públicas. Direito tributário Cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

8 Ministério público Magistratura
Defender os interesses da sociedade perante o juiz, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis. o promotor de justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes. tutela direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico. Como procurador da justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais. Magistratura Julgar processos e expedir mandados de prisão, de busca ou apreensão. o juiz federal julga causas de interesse da união que envolvam tributos federais e previdência social. o juiz da justiça comum decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público que não digam respeito à união, como questões de família e de tributos estaduais e municipais.

9 Direito da Tecnologia da informação
Analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais, entre outros. Direito do consumidor Aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços. Direito Contratual Representar pessoas físicas ou jurídicas na elaboração e na assinatura de contratos de compra e venda de bens ou serviços. Direito de propriedade Intelectual preservar e defender os direitos de autores sobre sua obra e protegê-los de roubos e falsificações. Duração do Curso 5 anos

10 Agora veja uma das petições mais conhecidas no nordeste do Brasil.

11 Ele peticionou em Juízo, para que fosse liberado o violão.
Em 1955, em Campina Grande, na Paraíba, um grupo de boêmios fazia serenata numa madrugada do mês de junho, quando chegou a polícia e apreendeu o violão. Decepcionado, o grupo recorreu aos serviços do advogado Ronaldo Cunha Lima, então recentemente saído da Faculdade e que também apreciava uma boa seresta. Ele peticionou em Juízo, para que fosse liberado o violão. Aquele pedido ficou conhecido como "Habeas-Pinho" e enfeita as paredes de escritórios  de muitos advogados e bares de praias no Nordeste.  Mais tarde, Ronaldo Cunha Lima foi eleito Deputado Estadual, Prefeito de Campina Grande, Senador da República, Governador do Estado e Deputado Federal. Eis a famosa petição:

12 Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 2ª Vara desta Comarca:
HABEAS-PINHO Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 2ª Vara desta Comarca:      O instrumento do crime que se arrola Neste processo de contravenção Não é faca, revólver nem pistola,     É simplesmente, doutor, um violão. Um violão, doutor, que na verdade, Não matou nem feriu um cidadão, Feriu, sim, a sensibilidade De quem o ouviu vibrar na solidão. O violão é sempre uma ternura, Instrumento de amor e de saudade, Ao crime  ele nunca se mistura, Inexiste entre eles afinidade.

13 O violão é próprio dos cantores, Dos menestréis de alma enternecida
Que cantam as mágoas e que povoam a vida Sufocando suas próprias dores. O violão é música e é canção, É sentimento de vida e alegria, É pureza e néctar que extasia,  É adorno espiritual do coração. Seu viver, como o nosso, é transitório, Porém seu destino se perpetua, Ele nasceu para cantar na rua E não para ser arquivo de Cartório. Mande soltá-lo pelo Amor da noite, Que se sente vazia em suas horas, Para que volte a sentir o terno açoite De suas cordas leves e sonoras.

14 Em nome da Justiça e do Direito, É crime, porventura, o infeliz
Libere o violão, Dr. Juiz, Em nome da Justiça e do Direito, É crime, porventura, o infeliz cantar as mágoas que lhe enchem o peito? Será crime, e, afinal, será pecado, Será delito de tão vis horrores, perambular na rua um desgraçado derramando ali as suas dores? É o apelo que aqui lhe dirigimos, Na certeza do seu acolhimento, Juntando esta petição aos autos nós pedimos e pedimos também DEFERIMENTO. Ronaldo Cunha Lima, advogado.

15 O juiz Arthur Moura, sem perder o ponto, deu a sentença no mesmo tom:
"Para que eu não carregue remorso no coração, Determino que seja entregue ao seu dono, Desde logo, O malfadado violão! " Música: Dilermano Reis abismo-rosas


Carregar ppt "Direito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google