A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parnasianismo No Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parnasianismo No Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Parnasianismo No Brasil

2 Os Parnasianos Brasileiros
Em 1878, os jornais brasileiros deram notícia de uma polêmica literária intitulada “A batalha do Parnaso”. O principal interesse dos poetas que participavam dessa polêmica era defender a possibilidade de criação de uma poesia filosófico-científica que refletisse o espírito da época em que era escrita.

3 Início do Parnasianismo
Esse não foi o início do Parnasianismo entre nós, mas o mérito dessa controvérsia foi agitar o cenário cultural e preparar o público, apegado ao arrebatamento emocional romântico, para uma significativa mudança no tom dos poemas.

4 Seguidores entusiasmados
O apego mais rigoroso aos princípios estéticos do Parnasianismo encontrou no Brasil alguns seguidores entusiasmados. Os mais destacados foram os poetas Olavo Bilac, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.

5 Olavo Bilac Olavo Brás de Martins dos Guimarães Bilac ( ) começou a publicar seus versos aos 18 anos, na Gazeta Acadêmica da Faculdade de Medicina. O sucesso dos primeiros sonetos fez com que o escritor abandonasse a carreira de Medicina e iniciasse o curso de Direito.

6 Olavo Bilac Fundou, com Machado de Assis, o Grêmio de Letras e Artes que, mais tarde, seria transformado na Academia Brasileira de Letras. Patriota, compôs a letra do Hino à Bandeira.

7 Sonetos Olavo Bilac tornou-se um mestre na arte de escrever sonetos, que aprendeu estudando a obra dos grandes sonetistas portugueses: Bocage e Camões. Abraçou o culto à forma como devoção.

8 Raimundo Correia Ao lado de Olavo Bilac, Raimundo Correia apresenta-se como um parnaso que não submeteu sua sensibilidade à devoção da forma. Embora tenha abraçado a ideia da perfeição formal, seus sonetos exploram a força das imagens sugestivas, fazendo com que o autor oscile entre a descrição e a sugestão.

9 Alberto de Oliveira Considerado por Olavo Bilac o “chefe” do Parnasianismo brasileiro, Alberto de Oliveira se dedicou inteiramente ao culto da forma a partir do segundo livro de poesias que publicou, Meridionais (1884). Ele é, entre os autores do período, um mestre na arte de compor poeticamente retratos, quadros, cenas, em que predomina uma combinação entre a perfeição da forma e a descrição.

10 Vicente de Carvalho Aborda uma variedade de temas para louvar a natureza, mas mostra especial fascínio pelo mar. Ficou, por isso, conhecido como o “poeta do mar”. Embora tenha características individuais bem distintas, sua poesia conserva os principais traços parnasianos: gosto pela recriação poética de cenas da natureza, objetos artísticos ou acontecimentos históricos. É evidente também o cuidado com a forma.


Carregar ppt "Parnasianismo No Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google