A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Infecções Sexualmente Transmissíveis"— Transcrição da apresentação:

1 Infecções Sexualmente Transmissíveis
Trabalho realizado por: Ana Portas nº 1 Rita Silva nº 12 David Pereira nº 16 Professora: Isabel Lopes

2 O que é uma infecção? Infecção é a colonização de uma espécie estranha num organismo hospedeiro. Numa infecção, o organismo estranho usa os recursos do hospedeiro para se multiplicar. A resposta do hospedeiro é a inflamação.

3 infecções sexualmente transmissíveis
Contraem-se pelo contacto com uma pessoa infectada (que pode ou não exibir sinais exteriores da infecção) Devido ambiente que rodeia os órgãos sexuais ser quente e húmido, estes formam um habitat ideal para o desenvolvimento dos microrganismos que provocam a infecção.

4 São vários os tipos de agentes, que estão envolvidos na infecção
São vários os tipos de agentes, que estão envolvidos na infecção. Alguns exemplos (e os mais comuns) são vírus, fungos, parasitas e bactérias. Quando se apanha uma infecção como esta, o resultado poderá ser manifestado de várias maneiras, sendo as mais comuns os corrimentos, feridas, bolhas e/ou verrugas.

5 O que são DST’s? As DST (doenças sexualmente transmissíveis) são doenças que a pessoa contrai através do contato sexual - seja ele sexo vaginal, oral ou anal – com alguém que já tem a doença.

6 Dentro das DST existem dois grupos :
DST causadas por bactérias. Ex : clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis. DST causadas virus. Ex : VIH, herpes genital, HPV, hepatite B e verruga genital

7 Sintomas gerais das DST’s :
Os sintomas variam entre os diferentes tipos de DST. Alguns exemplos de sintomas comuns incluem: Corrimento anormal no pénis ou vagina. Feridas ou verrugas na área genital. Dor ao urinar. Comichão na área genital. Comichão, ferida ou sangramento no anus.

8 As IST mais conhecidas são:
SIDA Clamídia Gonorreia Herpes Genital Hepatite B Vírus do Papiloma Humano – HPV Sífilis Tricomoníase As IST mais conhecidas são:

9 O que é o VIH? Virus da imunodeficiência humana. É um vírus que mata as células do organismo que ajudam o corpo a lutar contra infecções e doenças. Pode ser transmitido através de: Relações sexuais Agulhas contaminadas. Pode também passar da mãe para o bébé na gravidez, no parto ou através da amamentação.

10 O que é a SIDA? Sindrome da imunodeficiência humana. É uma doença que se desenvolve quando o VIH destrói o sistema imunológico. O que faz a SIDA tão mortífera é o facto das células alvo serem principalmente os leucócitos. Não existe cura ou vacina para o VIH, existindo no entanto tratamentos que retardam o efeito do vírus. SIDA

11

12 Hepatite B pode ser : Aguda – Doença de curta duração que ocorre dentro dos primeiros meses depois da exposição ao virus . Cronica - Doença de longa duração que ocorre quando o vírus permanece no organismo da pessoa. A infecção aguda pode se transformar em crônica.

13 Transmissão da hepatite B:
O nascimento, passando da mãe infectada ao bébé. Relação sexual com um parceiro infectado. Compartilhamento de agulhas e seringas infectadas. Compartilhamento de objectos como laminas de barba ou escova de dentes com uma pessoa infectada. Contato directo com sangue ou feridas abertas de uma pessoa infectada. Exposição a sangue proveniente de agulhas ou outros instrumentos perfurantes.

14 A hepatite B é cerca de 50 a 100 vezes mais infeccioso que o VIH!
Sintomas da Hepatite B Sintomas da hepatite B: Febre. Fadiga. Náuseas. Vomitar. Dor abdominal. Urina escura. Fezes de cor pálida. Dor nas articulações. Pele e olhos amarelados A hepatite B é cerca de 50 a 100 vezes mais infeccioso que o VIH!

15 É uma IST viral e incurável, mas existem tratamentos que reduzem a sua duração e a frequência com que aparecem. Não há tratamento que cure herpes, porém medicamentos antivirais podem diminuir e prevenir as erupções. -Como as pessoas contraem herpes genital? Contacto sexual com alguém que tenha infecção genital por esse virus. (O parceiro pode não ter feridas visiveis e por isso não saber que está infectado) Herpes Genital

16 Quais são os sintomas do herpes genital?
Erupções cutaneas. ( A primeira erupção geralmente acontece dentro de duas semanas depois da transmissão do vírus e as feridas saram entre 2-4 semanas. ) feridas e sintomas semelhantes à gripe, incluindo febre.

17 Gonorreia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada por uma bactéria que cresce e se multiplica facilmente em áreas quentes e húmidas. Transmite-se por: Contacto com o pénis, vagina, boca ou anus. Mãe para o bébé durante o parto. Pode ser transmitida através do contacto com roupa interior ou toalhas contaminadas. Pessoas que tiveram gonorreia e receberam tratamento podem ser infectadas de novo se tiverem contato sexual com indivíduos infectados. Gonorreia

18 Se não for devidamente tratada pode também causar infertilidade nas mulheres e esterilidade nos homens, assim como doenças nas articulações, coração ou cérebro.

19 Gonorreia Sintomas: Sensação de dor ao urinar
Vontade frequente de urinar Corrimento denso do pénis Corrimento vaginal amarelo com odor desagradável Dor de estômago (nas mulheres) Sangramento menstrual anormal Ânus ou recto inflamados (após relação sexual anal) Inflamação de garganta (após relação sexual oral) Dor no escroto ou testículos. Gonorreia

20 A clamídia é uma doença sexualmente transmissível comum causada pela bactéria.
Pode danificar os órgãos reprodutores da mulher. Mesmo que os sintomas da clamídia sejam geralmente moderados, pode gerar complicações sérias que causam danos irreversíveis, incluindo infertilidade, antes que a mulher reconheça o problema. Clamídia

21 Como se contrai Clamidia?
Sexo vaginal, anal ou oral. De mãe para filho. Já que clamídia também pode ser transmitida pelo sexo oral ou anal, relações homossexuais masculinas também apresentam risco.   A clamídia possui cura, e esta baseia-se na utilização de fármacos que atacam e destroiem as bactérias.

22 A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria.
Pode ser dividida em vários tipos em função do seu estado de evolução ou da sua transmissão: -primária, - secundária, -terciária, -latente, -congénita. É curável nas primeias fases. Sífilis

23 A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível comum, e afecta tanto homens quanto mulheres.
A tricomoníase infecta nos homens a uretra, próstata e bexiga. Nas mulheres a infecção provoca a secreção de um líquido de cor verde-amarelada com cheiro intenso proveniente da vagina, a vulva pode ficar irritada e com ardor causando comichão e dor durante o coito. Pode ser contraída durante as relações sexuais. O tratamento da tricomoníase é possivel com medicamentos proprios. Tricomoníase

24 Vírus do papiloma Humano – HPV
O VPH vive nas mucosas genitais, nomeadamente no pénis, vagina, vulva e também no colo do útero. Este vírus transmite-se por contacto sexual, através da pele e também durante a gestação da mãe para o feto. Hoje em dia não existe cura para este, havendo no entanto alguns tratamentos, nomeadamente destruição química e física da zona afectada de forma a destruir completamente as células contaminadas com o vírus. Caso tratado nas fases iniciais, este vírus tem 90% de probabilidade de ser eliminado mediante estes tratamentos Vírus do papiloma Humano – HPV

25 A maioria das pessoas com infecção genital de HPV não sabe que está infectada.
Geralmente não causa sintomas mas algumas pessoas apresentam verrugas visíveis na área dos genitais ou têm alterações pré-cancerígenas na vulva, anus ou pénis. Em casos raros a infecção por HPV pode ocasionar cancro no anus ou orgãos genitais. Não existe "cura" para a infecção de HPV, embora na maioria das mulheres ela desapareça por si mesma.

26 Como prevenir o contágio das ists?
A melhor maneira : uso de preservativo! Testes de verificação de DST. Check-up regularmente. Para os mais extremistas, existe a chamada politica ABC :  Abstinence Be faithful Condom

27 Como saber se estou infectado?
No caso da mulher: Líquidos vaginais brancos e com mau cheiro. Comichão ou sensação de queimadura na vulva, na vagina ou no ânus. Sensação de ardor ao urinar. Lesões na pele e mucosas dos órgãos sexuais. Dor na parte inferior do abdómen, sobretudo quando esta se repete com frequência No caso do homem: Corrimento, tipo pus, a sair do pénis. Lesões na pele e mucosas dos órgãos sexuais. Sensação de ardor ao urinar.

28 Portugal e as ISTs -Os dados da Direcção-Geral da Saúde indicam que a maior incidência das IST se verifica nos homens, entre os 25 e os 44 anos de idade, e na região de Lisboa e Vale do Tejo. -O número de doentes nas consultas de IST tem vindo a aumentar. -Adolescentes e adultos jovens são geralmente os mais afectados, (e aqueles que têm dificuldades de acesso aos cuidados de saúde) -O número de casos de sífilis congénita é ainda muito elevado em Portugal, por comparação com outros países da Europa.

29 Fim


Carregar ppt "Infecções Sexualmente Transmissíveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google