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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 8º Ano Reconhecimento do processo de fecundação, tipos de parto e os principais métodos Contraceptivos

2 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Gametogênese A espermatogênese e a ovogênese são respectivamente nomenclaturas relacionadas à produção das células sexuais masculina e feminina. Fonte: CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia integrada: Volume único. São Paulo: FTD, 2010.

3 Espermatogênese Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Médio, 2ªSérie Espermatogênese Imagem : Mariana Ruiz Villarreal/Disponibilizada por NunoAgostinho/Domínio público

4 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Aparelho reprodutor masculino e órgãos próximos: 1-Bexiga; 2-Osso púbico; 3-Pênis; 4-Corpo cavernoso; 5-Glande; 6-Prepúcio; 7-Abertura uretral; 8-Cólon sigmoide; 9-Recto; 10-Vesícula seminal; 11-Conduto ejaculador; 12-Próstata; 13-Glândula de Cowper (glândula bulbouretral); 14-Ânus; 15-Vaso deferente; 16-Epidídimo; 17-Testículo; 18-Escroto. Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por BMF81/GNU Free Documentation License O espermatozoide é produzido nos túbulos seminíferos dentro dos testículos.

5 Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano.
Espermatogônias A Muitas mitose (mais das que se mostram) Espermatogônias A Espermatogônias A Espermatogônias B Mitose e diferenciação Espermatócitos primários 1ª divisão meiótica Ponte citoplasmática Espermatócitos secundários 2ª divisão meiótica Imagem : Miguelferig/Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication Espermátides Maturação Liberação do espermatozóide Corpos residuais Espermatozóides livres na luz do túbulo

6 Ovogênese Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Ovogênese Ovócito primário Início maturação do oócito primário Ovócito secundário Primeiro corpúsculo polar Óvulo maturo Corpúsculos polares Imagem : Mysid/Public Domain

7 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Ciclo Menstrual O ciclo menstrual regular dura em média 28 dias, contados a partir do primeiro da menstruação propriamente dita. Os hormônios relacionados nesse processo são: Progesterona e Estrógeno. FSH – Hormônio Folículo Estimulante LH – Hormônio Leitunizante. Fonte: CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia integrada: Volume único. São Paulo: FTD, 2010.

8 Ação Hormonal no ciclo menstrual
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Ação Hormonal no ciclo menstrual Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Rhcastilhos/Domínio público

9 Processo de fecundação
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Processo de fecundação Veja como é feita a reprodução in vitro no link abaixo: Imagem: Ttrue12 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

10 Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano.
Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Cropbot/Domínio público

11 Fecundação Pronúcleo Cauda do espermatozoide Cromossomos Fuso mitótico
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Fecundação Pronúcleo Cauda do espermatozoide Cromossomos Fusão dos pronúcleos Fuso mitótico Zigoto

12 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Fecundação Hormônios que Influenciam na fecundação e na gestação: Progesterona e Estrógeno. Estruturas relacionadas: Corpo lúteo, Hipotálamo, Hipófise e Útero. Fonte: CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia integrada: Volume único. São Paulo: FTD, 2010.

13 Fecundação/intervenção
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Fecundação/intervenção Video disponível em :

14 Fecundação/intervenção
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Fecundação/intervenção Camisinha Coito interrompido Vasectomia Abstinência Deposição dos espermatozoides na vagina Produção de gametas Saída dos gametas Homem Entrada dos espermatozoides nas trompas Fecundação Mulher Produção de gametas Diafragma Geleia espermicida DIU Ducha vaginal Laqueadura Pílula

15 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Tipos de Parto Parto Normal: a expulsão do bebê ocorre somente com a pressão que as paredes do útero exercem sobre ele. Normalmente, em um parto normal, é realizada a episiotomia, que consiste em um corte cirúrgico feito na região perineal para auxiliar a saída do bebê e evitar rotura dos tecidos perineais. A sutura é feita imediatamente após o parto, cicatrizando em poucos dias. Na maior parte dos casos, é necessário dar alguma anestesia para diminuir as dores e garantir a segurança da mãe e do bebê. Parto Fórceps: parto via vaginal no qual se utiliza um instrumento cirúrgico semelhante a uma colher, que é colocado nos lados da cabeça do bebê para ajudar o obstetra a retirá-lo do canal de parto. Disponível em:

16 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Tipos de Parto Aparelho Vácuo-Extrator: o vácuo-extrator funciona como um aspirador de pó em miniatura e pode ser usado sem uma episiotomia. A ventosa é colocada na cabeça do bebê e ele é sugado para fora a cada contração. Isso produz uma saliência na cabeça do bebê como se fosse um galo, que desaparece alguns dias após o nascimento. Parto Cesárea: é a retirada cirúrgica do bebê. Esse procedimento é realizado quando mãe ou bebê apresentam algumas situações específicas, tais como: eliminação de fezes (mecônio) pelo bebê, dentro da bolsa; alteração do batimento cardíaco do bebê; problemas com o funcionamento ou posicionamento da placenta; eclampsia (hipertensão materna grave); infecção ativa de herpes genital; bebê muito grande em proporção à bacia materna; posicionamento incorreto do bebê; gestação múltipla. Disponível em:

17 Imagem : bnilsen/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Anticoncepcionais Imagem : bnilsen/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

18 Métodos de contracepção
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Métodos de contracepção A prevenção da gestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente. Uma vez que a idade para início das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas. Disponível em: Retirado em 05/06/2012.

19 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Pílulas Deve-se começar no primeiro dia da menstruação que equivale ao primeiro dia do ciclo e tomar durante os 21 dias (ou 22 dias) até o dia da pausa, período de 7 dias (6 dias). Nesse período, você terá sua menstruação. Imediatamente após o 7º dia da pausa (isto é, 8º dia do ciclo), comece a tomar a próxima cartela mesmo se a sua menstruação não tiver acabado. Vantagens: Eficiência de 99% na prevenção de uma gravidez. Nas minipílulas, os efeitos colaterais são praticamente inexistentes. Desvantagens: O risco de um esquecimento é quase inevitável. Mulheres que usam pílulas nem sempre encorajam seus parceiros a usarem camisinha, tornando-a assim mais exposta à doenças sexualmente transmissíveis. Por causa da mudança hormonal, algumas mulheres perdem o controle de seu peso.

20 Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano.
Imagem : Autor desconhecido / Disponibilizada por Ceridwen/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 França

21 Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte a anticoncepção de emergência é um uso alternativo de contracepção hormonal oral (tomado antes de 72 horas após o coito) evitando-se a gestação após uma relação sexual desprotegida. É importante esclarecer que essas pílulas não são de aborto, não causam aborto nem ajudam se a mulher já estiver grávida. Ela pode ajudar somente a prevenir a gravidez. Essa medida tem causado vários efeitos colaterais e não deve ser usada regularmente. Imagem : DNA/Free Art License

22 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Evra® (adesivo anticoncepcional): Foi lançado no Brasil em Março de O Evra é um adesivo anticoncepcional que deve ser colado na pele, em diversos locais do corpo, permanecendo na posição durante uma semana. A maior vantagem é que a mulher não precisará tomar a pílula todo dia, caso possa esquecer. Outra é que os hormônios serão absorvidos diretamente pela circulação, evitando alguns efeitos colaterais desagradáveis da pílula oral. Imagens : (A) Keitei/GNU Free Documentation License / (B) Autor desconhecido/Disponibilizada por Ceridwen/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 France

23 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Hormonais Nuvaring®: é um anel vaginal contendo hormônios femininos que é colocado na vagina no 5º dia da menstruação, permanecendo nesta posição durante três semanas. A maior vantagem é que a mulher não precisará tomar a pílula todo dia, caso possa esquecer. Outra é que os hormônios serão absorvidos diretamente pela circulação evitando alguns efeitos colaterais desagradáveis da pílula oral. Imagem: Sakki / Public domain.

24 Disponível em: http://www.google.com.br/pdf. Retirado em 05/06/2012.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Implantados O implante é um bastonete que libera progestagênio lentamente durante um período prolongado, podendo proporcionar contracepção por 3 a 5 anos após a implantação subcutânea. A inserção do bastonete é bem simples e fácil, deve ser colocado pelo seu médico. Vantagens: 99,7% de eficiência. Após a implantação, não precisa preocupar-se com métodos anticoncepcionais por até cinco anos. Independe da cooperação de seu parceiro. Diminui o sangramento vaginal. Desvantagens: É caro. Ciclo menstrual irregular é comum nos primeiros seis meses. Ao levantar o braço, o implante pode ser visto. Sua remoção é mais difícil que sua implantação. Não previne contra doenças sexualmente transmissíveis. Disponível em: Retirado em 05/06/2012.

25 Disponível em: http://www.google.com.br/pdf. Retirado em 05/09/2011.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Injetáveis  O injetável é uma injeção à base de hormônios femininos e assim como a pílula é um método eficaz. Alguns injetáveis são usados com aplicações mensais e outros, trimestrais. Vantagens: É altamente eficiente, 99,7%. Você só precisa dele quatro vezes ao ano. O seu ciclo menstrual praticamente desaparece, sem sangue, sem cólicas, sem tensão pré-menstrual. Desvantagens: Aumento de peso é comum. Mas se você pratica esportes não deve ser problema. Para engravidar pode levar até um ano após a última dose. Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Disponível em: Retirado em 05/09/2011.

26 Injetáveis Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Injetáveis Imagem : Anthony Appleyard/GNU Free Documentation License

27 Google imagens: disponível em: www.google.com.br retirado em 05/06/12.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Tabelinha A tabelinha é conhecida também como o método do calendário, pois a mulher, de acordo com o histórico de sua menstruação, identifica o seu período fértil por ele. Dias Férteis: Período em que há probabilidade de a mulher engravidar. Esses dias são: Do 10º ao 18º dia, contados do 1º dia em que iniciou um novo ciclo menstrual. Dias não férteis: É o período em que há uma baixa probabilidade de ocorrer a fecundação. São eles: Do 1º ao 9º dia, e do 19º ao 28º dia. Google imagens: disponível em: retirado em 05/06/12.

28 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Tabelinha 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Dias não férteis Dias férteis

29 Disponível em: http://www.google.com.br/pdf. Retirado em 05/12/2010.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Métodos de Barreira Preservativo Masculino e Feminino. Esses métodos impedem a ascensão dos espermatozoides ao útero, sendo fundamentais na prevenção das DST e AIDS. A origem histórica da camisinha foi em 1500, quando o anatomista italiano Gabrielle Fallopius inventou uma espécie de "saco de linho" para proteger seus pacientes da sífilis. Disponível em: Retirado em 05/12/2010.

30 Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano.
Imagens : (A) Warbler/GNU Free Documentation License / (B) Ceridwen/ Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 França / (C) Madhualla/GNU Free Documentation License / (D) Dake/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

31 Disponível em: http://www.google.com.br/pdf. Retirado em 05/09/2011.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Vasectomia Informações gerais Tipo de Esterilização que em são seccionados os ductos deferentes. Primeiro uso 1957. Taxas de falha (por ano) Uso perfeito 0.1% Uso Duração do efeito Permanente. Reversibilidade possível, porém as taxas de sucesso baixam substancialmente. Lembretes aos usuários: Teste de Eficiência Adicional - requer 2 amostras negativas de sêmen. Disponível em: Retirado em 05/09/2011.

32 Demonstração Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Demonstração Imagem : Rhcastilhos/Domínio público

33 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Laqueadura Esterilização cirúrgica e definitiva, realizado na mulher por meio da ligadura ou corte das trompas impedindo, o encontro dos gametas masculino e feminino. Primeiro uso 1930 Informações gerais Tipo Esterilização Taxas de falha (por ano) Uso perfeito 0.5% Uso Duração do efeito é Permanente. Reversibilidade (Nunca). Revisões clínicas (nenhuma).

34 Imagem : Jesielt/GNU Free Documentation License
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Laqueadura Imagem : Jesielt/GNU Free Documentation License

35 Dispositivo Intra-Uterino
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Dispositivo Intra-Uterino São artefatos de polietileno, aos quais podem ser adicionados cobre ou hormônios, que são inseridos na cavidade uterina exercendo sua função contraceptiva. Riscos frequentes: Sangramentos irregulares; Infecções uterinas, Índice de falha: 0,1 % Imagens : (A) Gloecknerd/Public Domain / (B) ASwann/Public Domain

36 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Fundamental, 8º ano. Diafragma é um anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina, que a mulher deve colocar na vagina, para cobrir o colo do útero Deve ser usado com espermicida. Recomenda-se introduzir de 15 a 30 minutos antes da relação sexual e retirar 6 a 8 horas após a última relação sexual de penetração. Imagem : Axefan2/Public Domain

37 Porcentagens de eficácia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ensino Fundamental, 8º ano. Muito eficientes Eficientes Pouco eficientes Pílula índice de falha 0,1% Pílula do dia seguinte /Contracepção de emergência  índice de falha 5 a 20 % Espermaticida índice de falha 20 % Injeção Anticoncepcional índice de falha 0,1% Camisinha índice de falha 8 a 20 % Método do muco índice de falha 10 a 20 % DIU índice de falha 0,1% Diafragma índice de falha 8 a 20 % Tabelinha índice de falha 10 a 20 % Vasectomia e Laqueadura tubária índice de falha 1% Camisinha feminina índice de falha 8 a 20 % Coito Interrompido índice de falha 15 a 20 % Não fazer sexo índice de falha 0 % Anticoncepção de emergência índice de falha 05 a 20 % Aborto índice de falha 15 a 20 % Implante índice de falha 0,0% Anel Vaginal índice de falha 0,1% Adesivo anticoncepcional índice de falha 0,1% Porcentagens de eficácia

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 3 Mariana Ruiz Villarreal/Disponibilizada por NunoAgostinho/Domínio público 05/09/2012 4 Autor desconhecido/Disponibilizada por BMF81/GNU Free Documentation License 5 Miguelferig/Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication 6 Mysid/Public Domain 8 Autor desconhecido/Disponibilizada por Rhcastilhos/Domínio público 9 Ttrue12 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 15/11/2012 10 Autor desconhecido/Disponibilizada por Cropbot/Domínio público 17 bnilsen/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 20 Autor desconhecido/Disponibilizada por Ceridwen/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 França 21 DNA/Free Art License 22A Keitei/GNU Free Documentation License

39 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 22B Autor desconhecido/Disponibilizada por Ceridwen/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 France 05/09/2012 23 Sakki / Public domain. 15/11/2012 26 Anthony Appleyard/GNU Free Documentation License 30A Warbler/GNU Free Documentation License 30B Ceridwen/ Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 França 30C Madhualla/GNU Free Documentation License 30D Dake/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 32 Rhcastilhos/Domínio público 34 Jesielt/GNU Free Documentation License 35A Gloecknerd/Public Domain

40 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 35B ASwann/Public Domain 05/09/2012 36 Axefan2/Public Domain


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