A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das."— Transcrição da apresentação:

1 - 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das pessoas ao receber instruções Jogos de Empresas I A comunicação de instruções

2 - 2 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação Emissor Receptor Meio Mensagem O emissor é o responsável pela comunicação pois detém a informação A maneira como o emissor transmite a mensagem pode modificar seu conteúdo real. O receptor interpreta a mensagem recebida. Dependendo do meio, a mensagem terá uma componente formal (escrita ou verbal) e figurada (tom de voz, gestos) que afetam como a mensagem é interpretada O meio de transmissão da mensagem. Afeta como a mensagem é apresentada ao receptor, por ex., somente voz, só palavras escritas... É a informação, ou instrução que o emissor deseja passar ao receptor

3 - 3 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Pessoas Dinheiro Tempo Informação Espaço Instalações RECURSOS OBJETIVOS ADMINISTRAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO É o processo de planejamento, utilização e controle de recursos para atingir determinados objetivos. Objetivo da mensagem nas empresas As mensagens normalmente são utilizadas para comunicar às pessoas que estas devem atingir um determinado objetivo ou para comunicar alguma informação que possa afetar seus resultados. Por ex., solicitar a importação de um produto, solicitar a análise de um relatório, convocar para uma reunião para resolver um problema. A comunicação nas empresas

4 - 4 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O planejamento das tarefas Para que os objetivos sejam atendidos, é necessário especificar antecipadamente os recursos a ser utilizados e informar as pessoas sobre isto para que tenham tempo de preparar-se para a execução das instruções... …isto muitas vezes não é feito nas organizações o que leva a trabalhos de baixa qualidade, pressão para se conseguir recursos na última hora e outros problemas. A maneira como as instruções são transmitidas afetam o entendimento dos resultados a ser obtidos, logo, é necessário saber comunicar os objetivos e as tarefas de acordo com o tipo de pessoa com a qual se fala. Se as pessoas tem visão do processo global para se atingir um objetivo, elas poderão entender o seu papel dentro das etapas deste processo global. É o que se chama dar a “big picture” às pessoas, ou situá-las dentro do processo global.

5 - 5 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O envolvimento das pessoas ao receber instruções Ao passar instruções a fim de realizar tarefas e atingir objetivos, os administradores utilizaram vários modelos para tentar motivar as pessoas a fazê-los. Dentre estes modelos temos: Teoria X As funções do empregado devem ser controladas rigidamente. O empregado somente faz o que lhe é mandado. A motivação do empregado é financeira. Teoria Y O empregado tem condições de definir suas funções se for dadas condições de participação na gestão. A motivação do empregado é dada pela sua satisfação com o trabalho e recompensa monetária e não monetária. X Se as pessoas não sabem qual é o objetivo a ser cumprido, não entenderão porque estão seguindo certas instruções, o que lhes causará desmotivação. Quando as pessoas conhecem o propósito de suas tarefas, ou o produto final decorrente de suas ações, eventualmente terão um desempenho melhor pois poderão planejar e executar suas tarefas visando a qualidade do produto final.


Carregar ppt "- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google