A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID"— Transcrição da apresentação:

1 Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Helena Maria dos Santos Felício Coordenadora Institucional Claudia Gomes e Geovania Lúcia dos Santos Coordenadoras de Gestão

2 Contexto: 2

3 Princípios das Ações do Programa
PIBID/UNIFAL-MG Docência Compartilhada: professores da Escola Pública e os licenciandos podem, de forma participativa e comunitária, construir o ensinar e o aprender como uma ação coletiva. Pesquisa – Ação: postura metodológica para construir conhecimentos a partir da reflexão sobre suas práticas à luz dos referenciais teóricos e das interações ocorridas no processo de ensino e de aprendizagem. Interdisciplinaridade: supõe a integração dos conteúdos, passando de uma percepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento que pode ser construído a partir do apoio das diversas áreas de conhecimento.

4 O que desencadeou pensar nos supervisores?
Supervisor: sujeito que assume a mediação nas relações entre coordenador, licenciando, diretor, demais profissionais... Pibids na escola... a relação com os supervisores revelavam essa realidade de cada área fazer o seu percurso... Fragilidade na relação supervisor – licenciando.

5 Questão Central: Questão: O que é a supervisão no PIBID?
Como pensar a supervisão para além da área? É possível construir uma Identidade da Supervisão no PIBID?

6

7 OUTROS: Relação com licenciandos jovens/aprendizado mútuo; Aprendizado com a coordenação; Aprendizado de novas maneiras de ensinar; Enriquecimento do trabalho pedagógico/Diversificação das atividades; Novas abordagens do conteúdo; Contato com a universidade; Satisfação dos alunos, na escola; Ganhos de toda a escola com o PIBIB.

8 Principais desafios da supervisão
Relativo aos licenciandos Desinteresse e/ou desmotivação dos licenciandos para a docência Falta de perfil para a docência Conduta inadequada dos licenciandos frente a supervisão Relativo ao PIBID na escola Instituir o PIBID na escola Falta de espaço para as atividades do PIBID Relativo à atuação dos supervisores Mediar conflitos entre licenciandos, supervisores, professores da escola. Promover a articulação entre as áreas do PIBID na escola.

9 Certezas e Desafios... A supervisão é uma função que se apresenta para além da área. Sujeitos que, a princípio, foram “interpretados” como aquele que abre as portas da escola para a universidade, assume fazer a mediação no processo formativo dos licenciandos. De uma mediação restrita a área para um sujeito que agora está construindo conhecimento em torno de sua função. A necessária intencionalidade no trabalho com os supervisores para construir este “lugar” . Quanto mais o programa contribuir na definição deste espaço maior será a intencionalidade na formação do licenciando. PIBID na escola para o PIBID da escola.


Carregar ppt "Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google