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Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.

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1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação do Curso de Fisioterapia Março de 2011

2 1ª etapa – mapeando o espaço físico da ESEF
Retomando etapas... 1ª etapa – mapeando o espaço físico da ESEF (quantificação de recursos físicos e recursos humanos nos diferentes setores) 2ª etapa – avaliando os setores ( planejamento, comunicação, estrutura e valorização profissional) 3ª etapa – avaliando os cursos (recursos físicos, recursos humanos e currículo)

3 Metodologia empregada na avaliação do Curso de Fisioterapia
Questionários aplicados em sala de aula com os estudantes do curso (51 respondidos) Grupos focais com amostragem das diferentes etapas do curso (2 grupos – 7 estudantes) Questionário aplicado com os professores do curso (6 respondidos)

4 Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados
Recursos Físicos Aspectos Positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 Grupo1 - Nada destacado neste item. - Bom acervo da biblioteca (qualidade). - Bons microscópios da Histologia. Ar condicionado. Melhora da limpeza das salas no último semestre. - Muitas vezes falta material e espaço para a realização das aulas práticas. - A falta de recursos dificulta a aprendizagem. Materiais da sala 103 estão defasados. Falta de acesso à sala 103, fora dos horários de aula. - Falta de materiais para a realização da disciplina Recursos Terapêuticos II (ex: eletro). - Dificuldades para conseguir usar as piscinas. - Som da sala de Rítmica 2 atrapalha as aulas. - Poucos livros da Fisio na Biblioteca (essa questão melhorou no último semestre). - Falta de salas de aula. - Pouca acessibilidade às salas de aula. - Falta de espaço de convivência. - Poucos computadores no LIEF. - Computador da sala ruim. - Cadeiras ruins. - Banheiros ruins, falta sempre papel. - Cadáveres antigos na Anatomia. Esqueleto em má condição. Faltam macas. - Falta de materiais para a realização das disciplinas. - Sala de Rítmica 2 é usada como corredor.

5 Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados
Recursos Humanos Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 Professores qualificados. - Bom relacionamento com os professores. Bons professores tanto da Fisioterapia como de outros departamentos. Grande tentativa dos professores de aliar teoria e prática. -Criatividade dos professores para tentar realizar as aulas práticas. -Liberdade de opinião e expressão dentro e fora da sala de aula. Professores qualificados. - Professores são referência na área. - Ótimo atendimento da COMGRAD. Coordenação da COMGRAD sempre faz reunião com os outros professores de outros departamentos para tentar organizar os conteúdos, ajustar o cronograma. Dedicação dos professores para a resolução de problemas. Boa relação com os funcionários da ESEF. Ótimo atendimento da biblioteca. - Falta de preparo do professor de Anatomia. O professor fazia perguntas constrangedoras aos alunos na sala de aula e apresentava comportamentos inadequados. - Falta de suporte técnico no curso. - Falta de professores – gera desmotivação nos estudantes. - A disciplina Saúde da Mulher foi dada por um palestrante. - Os palestrantes falam sobre o assunto, fazem propaganda da sua clínica e distribuem cartões. - Alguns professores pedem trabalho sem sentido algum. - Pouca relação com o pessoal da Educação Física. - Falta de preparo e vontade do professor de Anatomia.

6 Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados
Currículo – 1ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 - Para a turma que está no segundo semestre esta interligação entre as disciplinas biológicas está funcionando. - Fisiologia, Bioquímica, Anatomia palpatória: elas conseguem se relacionar e se ajudar, principalmente as cadeiras que são ministradas pelos professores do curso. - Boa interligação das disciplinas para quem pode assistir a todas as aulas. - Interligação das disciplinas - Autonomia. A metodologia utilizada no curso leva à participação dos alunos. Boas ofertas de bolsas de extensão. -Algumas disciplinas não estão funcionando de acordo com a proposta. -Não tiveram contato com a fisioterapia, apenas com o SUS. - Difícil ligação entre Anatomia e Anatomia palpatória. -Não existe interligação entre disciplinas. - Se o aluno roda em uma disciplina no primeiro semestre ele fica sem fazer nove no segundo semestre - por causa de uma disciplina. - A aula de Anatomia não é de proveito algum. - Vários professores do curso terão que retomar conteúdos no próximo semestre. - A cadeira de Ecologia não tem a ver com o curso. - A carga horária é muito alta. - Intervalo entre as cadeiras muito grande. - Turno Integral. -Algumas cadeiras não estão funcionando de acordo com a proposta. - Os horários das disciplinas distribuídos pelo dia dificultam para quem trabalha. - Pouca oferta de bolsas de pesquisa. - Os horários das monitorias são nos mesmo horários das disciplinas a cursar.

7 Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados
Currículo – 2ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 - No primeiro semestre tinham disciplinas que não faziam sentido algum. - Péssima disciplina Cuidado de si e Educação e Saúde. - A disciplina Seminário de Integração da Saúde I e II não foi bem proveitosa. - Poucas aulas práticas em Anatomia palpatória. - Falta de tempo para a realização de trabalhos e estudos. - As doze disciplinas no primeiro semestre deixam os alunos exaustos. - Por falta de tempo os alunos acabam estressados, com problemas pessoais e físicos. - Os horários das monitorias são nos mesmos horários das disciplinas a cursar

8 Recursos Físicos – Professores
Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Recursos Físicos – Professores Aspectos positivos Aspectos Negativos

9 Recursos Humanos– Professores
Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Recursos Humanos– Professores Aspectos positivos Aspectos Negativos

10 Currículo – Professores
Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Currículo – Professores Aspectos positivos Aspectos Negativos

11 Algumas falas recorrentes...
Sempre que eu requisitei alguma coisa, fui bem atendido... A autonomia é um dos pontos mais positivos! Eu sinto um acolhimento muito grande aqui na ESEF. O nosso horário é pesado, é puxado, mas alivia ao longo do curso. Muitas vezes falta material, falta espaço... A gente tem um diálogo muito bom com os professores... Uma coisa muito ruim (...) foi a falta de professores... Por parte do professores têm sempre incentivo...


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